sábado, 30 de janeiro de 2010

Duelo 25 - Vampiros vs Lobisomens

Ah, enfim um duelo clássico! E esse duelo realmente vai dar o que falar. Com raízes em diversas mitologias, ambos os personagens se tornaram um clássico em diversas mídias no decorrer dos tempos.

São livros, games, quadrinhos, filmes e várias outras mídas mostrando e explorando diversos personagens desses universos.

O choque das histórias de vampiros e lobisomens na criptozoologia tornou-os inimigos mortais.

Os gregos no passado, acreditavam que lobisomens mortos podiam retornar como vampiros ou hienas. Porém atualmente, são dois seres diferentes que competem por alimento.
Mas no final, qual dos dois merece a atenção nossa?

Se você procura algo relacionado ao twilight (saga crepúsculo) veio ao lugar errado...

Prometo evitar referências à twilight aqui, afinal de contas, a história de vampiros e lobisomens é muito mais interessante quando não pensamos na série teen - que distorce todo o universo desses seres.

Vamos ao duelo!

Round 1 - Mídias

Nesse quesito, os chupadores de sangue foram muito mais sortudos que os pobres lobos.

O universo dos vampiros já foi explorado por diversos escritores, com destaque principal a Anne Rice com sua coleção de histórias sobre vampiros e Bram Stocker com o seu terrível Drácula!

No cinema, nos games e até nos quadrinhos, os vampiros são bem mais utilizados. Exemplo disso são os vampiros Blade e Morbius da Marvel Comics e os filmes "Garotos Perdidos" dos anos 80 e "Sede de Sangue" produzido em 2009 na Coréia.

No RPG, os vampiros possuem uma categoria única de estilo de jogos, com separação de classes e clãs. Até na televisão brasileira os vampiros já deram as caras, primeiro na novela "Vamp" e em seguida na novela "O Beijo do vampiro".

Nos games, destaque para Castlevânia e Blood Rayne.

Já os lobisomens, possuem seus RPGs, livros e filmes. Destaque no cinema para a série "Um lobisomem americano" que atraiu vários fãs para o gênero e para o filme "O Lobisomem" que será lançado esse ano no Brasil. Nos quadrinhos, destaque para o "Homem-Lobo" do universo do Homem Aranha, que não possui muita relevância na série e "Lupina" dos X-men.

Pela quantidade de material, vitória dos vampiros.

Round 2 - Menor vulnerabilidade

Para se derrotar um lobisomen é preciso feri-lo com algum objeto de prata. Mas não necessariamente o objeto vai matá-lo, pois a prata em si, implica torná-lo vunerável.

Já o vampiro, possui uma lista extensa de coisas que podem matá-lo (exceto em twilight que mudou completamente a lista), composta dos seguintes itens: Alho, cruxifixo, estaca no coração, luz solar, desmembramento, água benta, mordida de lobisomem, ataques de outros vampiros... enfim, uma lista bem grande.

Enfim, se o negócio for sobreviver, o melhor é ser lobisomem.

Round 3 - Poderes

Ambos os personagens só agem a noite, porém os lobisomens se limitam apenas as noites de lua cheia. Nessas noites, os homens que carregam esse fardo perdem sua humanidade e se transformam em seres selvagens famintos. Suas garras cortam árvores e são rápidos e fortes podendo alcançar suas presas facilmente.

Os vampiros não são tão rápidos e fortes, porém nos livros e filmes possuíram diversos tipos de poderes. Além dos mais, os vampiros restringem seus ataques aos períodos noturnos apenas por causa do sol, mas podem ficar muito bem em ambientes escuros mesmo de dia.

Entre as artimanhas vampirescas, as principais incluem: voôs, transformação em animais como morcegos, manipulação de fogo e até controles mentais. O que os tornam melhores nesse quesito são as habilidades multi-tarefas.

Vitória dos vampiros.

Round 4 - Vampiros famosos

No próprio mundo do faz de conta, os vampiros já tiveram seu ídolo músico Lestat, que prometeu aos humanos um show espetacular que ocorreria apenas uma única vez. O evento atraiu muitos fãs (e possíveis refeições).

No mundo real, os vampiros da ficção com mais sucesso envolvem seres como Drácula, e de todas as séries já citadas como "Entrevista com um Vampiro", "Rainha dos condenados", "Blade", "True Blood" e muitas outras.
Já os lobisomens possuem apenas como destaque o vampiro Lupin de Harry Potter e os descamisado Jacob Black de Twilight. Sem muito destaque adicional, os vampiros fazem muito mais sucesso que os lobos.

Resultado: Vampiros 3 x 1 Lobisomens

No final, os vampiros venceram a agilidade, a força e a invulnerabilidade dos lobisomens.

Talvez por serem mais interessantes, os vampiros foram explorados de forma mais interessante no cinema dando a eles a vitória.

As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking
Melhores de: 2007, 2008, 2009.

Duelos
Time 100 Century

1 comentários:

Lukkhaz disse...

Nossa...
Então o negócio é ser famoso...
Pq se em uma batalha você for contar com sua popularidade, é melhor desistir.
Sim, eu sou fã de Lobisomens, e de Vampiros também, mas em um duelo entre os dois, claro q quem levaria a melhor é o Lobisomem, devido as fraquesas do Vampiro.
Mesmo porque no meio de uma batalha um Vampiro não poderia falar:
-O que vc pensa q está fazendo? Eu sou famoso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...