sexta-feira, 28 de março de 2008

Duelo 3- Sete maravilhas do mundo antigo vs Sete maravilhas do mundo moderno

Comparar as sete maravilhas do mundo moderno com as do mundo antigo, me pareceu uma idéia desafiadora. Na realidade, me fez pensar: "O que nossas obra atuais tem de tão especial para se tornarem comparáveis as antigas?".

Além do mais, a pergunta que não quer calar: em um duelo, qual as melhores?

Antes de nos precipitarmos em responder "as do mundo antigo são melhores", decidi fazer uma análise mais fria da situação. Em pequenos duelos e em seguida em três análises gerais.

O resultado do duelo, pode ser conferido logo abaixo:

Round 1: Pirâmides de Gizé vs Chichén Itzá

Chichém Itzá é um cidade maia composta de pirâmides, templos e lugares interessantes. Foi berço de uma sociedade pré-colombiana organizada e interessante.
As pirâmides de Gizé são as três pirâmides mais famosas do Egito que serviram de Tumba. É a única maravilha do mundo antigo existente até hoje.
Em termos turísticos e históricos, as pirâmides egípcias ganham em números. Na realidade a sociedade egípicia é uma das mais antigas e berço de muitas teorias e informações que o mundo moderno possui. Há ainda as diversas "teorias faraônicas de conspiração" no qual envolvem alienígenas e até mesmo viagem no tempo. No cinema, não é diferente. Entretanto, no Google, o termo "Pirâmides de Gizé" possui cerca de 14 mil resultados, contra mais de 4 milhões do termo "Chichén Itzá". Difícil entender porque ocorre esse resultado. Mas, pelo misticismo, conservação e valor histórico, levou Gizé, mundo antigo.

Round 2: Jardins suspensos da Babilônia vs Machu Picchu

Machu Picchu é parada obrigatória para quem visita o Peru. Assim como Itzá, também é pré-colombiana, a diferença é que pertenceu ao império Inca.
Os jardins suspensos da Babilônia entretanto são as maravilhas menos conhecidas, sendo construídas pelo rei Nabucodonosor.
Historicamente ambas os reinos que contruíram as maravilhas possuem um interesse místico, entretanto não há vestígio algum da obra da Babilônia. Além do mais, enquanto os terraços arborizados deste chegavam a 100 metros, toda Machu Picchu esta a mais de 2000 metros de altitude. Round 2 levou maravilha moderna.

Round 3: Estátua de Zeus em Olímpia vs Cristo Redentor

Imparcialidade mata, mas vamos lá! Não podemos comparar as dividandes claro, mas sim todos os fatores envolvendo as maravilhas. O Cristo redentor foi eleito como maravilha do mundo moderno após várias campanhas na televisão. Uma campanha comercial e nem um pouco justa, pois todo mundo adorou na idéia de votar na obra brasileira. Por esse motivo, deveria perder, mas como disse... vamos ser imparciais. O Cristo Redentor se localiza no Rio de Janeiro e é motivo de muitas peregrinações. A grande estátua guarda em seu interior um coração e está à 709 metros acima do nível do mar.
A Estátua de Zeus mostrava o grande deus em seu trono e possuía cerca de 12 metros de altura. Infelizmente foi destruída em um incêndio.
O valor histórico entre as nações envolvidas (Constantinopla e Brasil) nos dá uma desvantagem muito grande. Mesmo tendo-se sugerido em muitas manifestações que a obra nacional não saísse do papel, o deus do trovão foi responsável por diversas guerras entre Atenas e Esparta. Causando toda uma reetruturação política e histórica na Europa. Vitória das maravilhas antigas.

Round 4: Templo de Ártemis em Éfeso Vs Petra

Petra localiza-se na Jordânia e foi contruída por uma sociedade que surgiu em 1200 a.C e evoluiu até o império bizantino. O Templo de Ártemis, foi um dos maiores templos já criado. Destruído duas vezes localiza-se na Turquia. Hoje existe apenas um pilar. É impossível definir a melhor entre as duas já que a influência histórica ao longo dos anos se mostrou igual e rica para ambas. Outro fator similar é a influência do cristianismo na contribuição da destruição histórica das obras. O fator destrutivo final de Petra foi um terremoto em 551 d.C. no qual a sociedade nunca mais se recuperou. O templo de Ártemis é referência no que diz respeito a arquitetura greco-romana e criou-se diversas mitologias em torno dele. Na realidade, no geral, nesse round foi impossível definir o melhor. Por isso, round 4, empate de altíssimo nível.

Round 5: Mausoléu de Halicarnasso vs Taj Mahal

Na realidade, ambos são túmulos. O primeiro foi um pedido da rainha Artemísia II para ela mesma. O segundo foi uma criação do imperador indiano Shah Jahan para sua esposa que morreu ao dar a luz ao seu 14º filho.
Hoje os fragmentos de Halicarnasso estão em um museu, enquanto o grande Taj Mahal se encontra imponente na Índia, sendo referência mundial em arquitetura. Além do mais, a imponente obra indiana conta com um jardim belo e noções simetria assustadoras para qualquer matemático.Round 5, maravilhas modernas.

Round 6: Colosso de Rodes vs Coliseu de Roma

Esse é mais um combate difícil. Mama mia! O Coliseu de Roma foi utilizado para diversos espetáculos: combates de gladiadores, caçadas e até mesmo batalhas navais. Não podemos esquecer do incrível combate Bruce Lee e Chuck Norris no filme "O voô do dragão" que ocorreu nesse mesmo local.
O Colosso de Rodes era uma grande estátua de bronze do deus Hélios. Uma estatua de 30 metros de altura. Era uma estátua imponente que foi destruída por um terremoto. Seus restos infelizmente foram vendidos como sucata.
A riqueza histórica do Coliseu é mais interessante que a do Colosso, entretanto, a grandiosidade da obra do deus Sol faz com que no round 6 ocorra novamente outro empate colossal.

Round 7: Farol de Alexandria vs Muralhas da China

Ok ok, desisto! Mais outro empate. É muito dfifícil comparar China e Egito com suas obras. Na realidade, impossível.
Ambas foram contruídas entre 300 e 200 a.C.. Enquanto o farol inovava em física, a muralha era na época uma inovação política-militar fantástica. O farol de Alexandria refletia uma chama a partir de espelhos e iluminava a uma distância de 50 km. As muralhas possuem pequenas áreas estratégicas em seus pontos e foi contruída com diversos materiais, conforme passava pelas diversas regiões. Ok, empate, mas esse foi justo.

Round 8: Seleção das maravilhas

A origem da lista das 7 maravilhas do mundo antigo foi atribuída a Antíparo que as citou em um poema. Entretanto, a lista (meio duvidosa desde então) foi "fechada" pelos gregos. Isso explica a pouca distância entre elas.
As 7 maravilhas do mundo moderno foram selecionadas a partir de campanhas pela Internet e celular principalmente. Obviamente, os países que concorriam ao prêmio, viram na lista uma forma de divulgar o turismo em seu país. No Brasil, a campanha foi ao ar no programa "Fantástico".
Escolhas a parte, o resultado não contou com apoio da UNESCO.
Maravilhas modernas, mesmo assim, mostrou ser a mais democrática apesar de tudo.

Round 9: Valor arquitetônico

Em detalhes os valores arquitetônicos do mundo antigo levam a melhor pois foram contruídos - em sua grande maioria - tempos antes das modernas. O que leva a uma aceitação por parte do valor técnico por trás das mais antigas.

Round 10: Misticismo e contrução

A maioria das contruções antigas envolvem misticismo e escravidão. Todas as contruções modernas possuem muito mais um valor político para as suas sociedades do que o a defesa do bem da engenharia. Enquanto o Colosso de Rodes homenageava Apolo, as muralhas da china favoreciam os militares. Enquanto o farol de Alexandria iluminava os mares (o Cristo Redentor acolhe os turistas). Isso gerou o misticismo por trás das contruções antigas. Foram citadas em poemas e mesmo que não estejam de pé hoje, são na realidade referências mundiais. Vitória das maravilhas antigas.

Resultado Final: Maravilhas Antigas 7 x 6 Novas Maravilhas

Ok, quase um empate técnico. E você quase apostou nas mais antigas. O que decidiu a vitória das maravilhas do mundo antigo foi o seu valor histórico e místico. Mas atenção, apenas quando olhamos de um modo geral essa vitória acontece, detalhadamente a coisa pode mudar.


Só me pergunto se o Cristo Redentor é tão fantástico quanto as Muralhas da China.

1 comentários:

Anônimo disse...

adorei cara eu preferia a antigas cara apesar de algumas não restarem mais nada você imagina a imponencia de uma obra de arte dessa? muitas pessoas devem ter morrido construido e algumas delas são inacreditaveis infelizmente algumas não existem mais com a imaginação você tem uma idéia de como tudo deve ter sido vlw pelo post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...