domingo, 15 de março de 2009

Ranking 13: As melhores adaptações de Graphic Novels no cinema

Aproveitando a onda de Watchmen (e fechando o especial da semana), vamos eleger aqui, as melhores adaptações de Graphic Novels no cinema, mas antes...

O que é Graphic Novel?
Segundo o Wikipédia, é um romance gráfico (do inglês Graphic novel) é uma espécie de livro, normalmente contando uma longa história através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos), e é frequentemente usada para definir as distinções subjetivas entre um livro e outros tipos de histórias em quadrinhos.

O termo é geralmente usado para referir-se a qualquer forma de quadrinho ou mangá de longa duração.

Critérios
- Somatoria dos sites Rotten Tomatoes, msnbc, the vine e box wish ;
- Quantidade de listas em que apareceram nesses sites;

Vamos aos resultados

9° Lugar
Watchmen (menção honrosa)
Em apenas 1 das listas Watchmen saiu como escolha, obviamente por se tratar de um filme muito novo e claro, ainda todo mundo estar de olho. As críticas foram muito boas, entretanto o faturamento têm sido normal. Mas vale aqui a menção ao título.
A história se passa durante a guerra fria, porém em uma Terra alternativa, onde os heróis foram impedidos de exercerem suas atividades para salvar mundo.
Nesse cenário, uma possível guerra de proporções nucleares parece emergir. Além do mais, alguém apararentemente iniciou uma caçada aos ex-superheróis.
Autor da Graphic: Alan Moore
Melhor colocação: 6° no site Box Wish
Listas: 1

8° Lugar
V de Vingança
V de Vingança (versão em português para V for Vendetta) é uma série de romances gráficos escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd. A história se passa em um distópico futuro de 1997 no Reino Unido, em que um misterioso anarquista tenta destruir o Estado, através de ações diretas.
O filme não seguiu a mesma linha política do quadrinho e, em alguns pontos chega a ser ate religiosa a conversão dos personagens.
Entretanto foi um filme que de alguma forma não revoltou tanto os fãs, mesmo eles sabendo que a GN era melhor.
Autor da Graphic: Alan Moore
Melhor colocação: 7° no site Rotten
Listas: 2


7° Lugar
300
300 é um filme baseado na banda desenhada (história em quadrinhos) homónima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. Trata-se de um filme com vários estilos cinematográficos evidenciando-se a animação ao estilo de uma banda desenhada. Aliás, grande parte do filme foi realizado com Chroma key. O director e produtor do filme é Zack Snyder com Frank Miller como produtor executivo e consultor.
Nele os espartanos tentam lutar contra a invasão das tropas de Xerxes no seu reino.
Em meio a guerra, surgem lições de coragem e honra.
Detalhe que no filme, o brasileiro Rodrigo Santoro interpreta o estranho Xerxes.
Autor da Graphic: Frank Miller
Melhor colocação: 6° nos sites Msnbc e The Vine
Listas: 2

6° Lugar
Xmen 2
X2 (br: X-Men 2) é um filme estadunidense, dirigido por Bryan Singer, lançado em 24 de abril de 2003. A película é uma seqüência de X-Men.
Apesar de muitas pessoas não gostarem da trilogia dos x-men (devido a perde de compatibilidade com a história original) é em X-men 2 que uma das maiores aberturas de filmes de herói acontece: Noturno invade a casa branca lutando e se teletransportando alucinadamente.
A história também se baseia um pouco no passado de Wolverine e, mesmo assim, os roteiristas acharam pouco e decidiram fazer um filme só do Wolverine.
Autor da Graphic: Stan Lee
Melhor colocação: 3° no site The Vine
Listas: 2

5° Lugar
Persepolis
Persepolis é filme francês de 2007, dirigido por Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, e que concorreu ao Oscar de melhor filme de animação em 2008.
Marjane passou por poucas e boas tanto no Irã quanto na França. No Irã foi obrigada a usar o véu dos mulçumanos, foi julgada por gostar de Iron Maden e na França, chegou a passa fome.
Autor da Graphic: Marjane Satrapi
Melhor colocação: 1° no site Rotten
Listas: 2

4° Lugar
Do Inferno
From Hell é um romance gráfico escrito por Alan Moore e ilustrado por Eddie Campbell que especula sobre a identidade e as motivações de Jack o Estripador. O título foi tirado das primeiras palavras da carta que algumas autoridades acreditam ser uma mensagem autêntica mandada pelo assassino em 1888. A obra é densa, cheia de camadas e imensamente detalhada; a edição em coletânea tem aproximadamente 572 páginas.
Os Irmãos Hughes adaptaram From Hell para o cinema, lançando o filme em 2001 com participações de Johnny Depp, Heather Graham e Ian Holm
Autor da Graphic: Alan Moore
Melhor colocação: 3° no site Msnbc
Listas: 3

3° Lugar
Sin City
Sin City é o título de uma série de histórias em quadrinhos escrita por Frank Miller e publicados no formato de film noir. No filme neo-noir de 2005 o diretor Robert Rodriguez também deu ao criador de Sin City, Frank Miller, o crédito de direção do filme, por seu estilo visual e sua influência no resultado final. Entretanto, o Sindicato de Diretores dos Estados Unidos recusou-se a reconhecer Rodriguez e Miller como uma equipe. Para evitar problemas, Rodriguez saiu do sindicato, e os créditos permaneceram.
Autor da Graphic: Frank Miller
Melhor colocação: 2° no site The Vine
Listas: 3

2° Lugar
Ghost World
A série mostra a vida das duas amigas Enide e Rebecca. Pode ser considerada uma comédia de humor negro. Em 2001, a história virou filme na mão do diretor Terry Zwigolff. Rebecca foi interpretada por nada mais nada menos que Scarlett Johansson, a queridinha de Woody Allen.
Apesar da história um pouco simples (aparentemente), Daniel aborda detalhes interessantes entre os adolescentes
Autor da Graphic: Daniel Clowes
Melhor colocação: 1° no site Box wish
Listas: 3

1° Lugar

Marcas de violência
A History of Violence é um filme de drama dos Estados Unidos e Alemanha de 2005, realizado por David Cronenberg. Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com a sua esposa Edie (Maria Bello) e os seus dois filhos. Um dia esta rotina de calma é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto no seu restaurante. Percebendo o perigo, Tom antecipa-se e consegue salvar os seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos. Considerado um herói, Tom tem a sua vida inteiramente transformada a partir de então.
Autor da Graphic: John Wagner e Vince Locke
Melhor colocação: 1° no site Msnbc
Listas: 4

Estrada para perdição
Road to Perdition (br: Estrada para Perdição – pt: Caminho para Perdição) é um filme estadunidense de 2002, do gênero drama, dirigido por Sam Mendes e com roteiro baseado em graphic novel de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner.Durante a Grande Depressão, um garoto de onze anos tem seu pai como um herói mas, na verdade, ele é um perigoso assassino que trabalha para a Máfia. Um dia, ele vê seu pai e outros capangas matando um homem, e por isso, um dos capangas decide eliminar a família toda.
Autor da Graphic: Max Allan Collins e Richard Piers Rayn
Melhor colocação: 2° no site Box Wish
Listas: 4

Quase entraram na lista:
Hellboy
The Dark Knight
Akira

Passaram longe
Demais adaptações japonesas
A Liga extraordinária
Home aranha, Homem de Ferro e Superman

Ranking
Duelos

2 comentários:

Pathy disse...

Oi!!
Ficou legal o novo visual do blog!!
=))

Tem um presente pra vc lá no blog!!
Bjo

Anônimo disse...

preposition marker compete coffeehouse werent wedoacnatsci epet ruminate tampering conclusiona area
semelokertes marchimundui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...