terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ranking 20: Remédios duvidosos no mundo dos games

Eis o ranking das atrocidades medicinais lançadas por algumas softhouses que, no universo dos games, servem para repôr a energia e deixar os personagens de seus games mais animados para acompanhar a dura jornada até o "chefão".

A idéia não é fazer nenhuma apologia! Para qualquer droga, diga não!

Critérios

Fatalidade por consumo constante na vida real
# - Anos de consumo
## - Meses de consumo
### - Semanas de consumo
#### - Dias de consumo
##### - Pode ser imediato

Necessidade do personagem em utilizar o recurso "alternativo"
# - Opcional no game
## - Utiliza-se poucas vezes
### - Consumo quase sempre necessário
#### - Consumo frequente
##### - Vício completo - ou nada de zerar o game

6° Lugar

Games: Final Fight/Streets of Rage/Tartarugas ninjas
Remédio: Comer comida na rua disponível em latões (Frango assado, maçãs, pizzas)
Efeito: Recuperar energia
Analogia estranha (ou apologia): Consumo de lixo e obesidade

A idéia desses games era até original: boa alimentação faz as pessoas se recuperarem com muita facilidade. Entretanto, os personagens nesses games, para fazer isso, precisam comer desde frangos assados até pizzas e, muitas vezes em excesso.

O pior disso tudo era que, essas junks foods estão todas jogadas na rua, dentro de latões ou caixas. Sem nenhum tipo de higiene.

Fatalidade - #
Necessidade do personagem - #

Total: 2

5° Lugar

Games: Metal Gear
Remédio: Cigarro/Diazepan
Efeito: Acalmar o personagem para não errar a mira
Analogia estranha (ou apologia): Cigarro/Diazepan

A idéia de Metal Gear era tranquilizar os batimentos cardíacos do personagem. Dessa forma, ele poderia se acalmar para poder mirarum alvo.

O cigarro em muitos momentos era utilizado para descobrir lugares com lasers, utilizando-se das fumaça das tragadas.

Pelo menos, a utilização do cigarro tinha um preço: a cada momento que o cigarro era utilizado, a energia do personagem diminuía.

Fatalidade - #
Necessidade do personagem - ##
Total: 3

4° Lugar

Games: God of War/Soul Reaver/Mortal Kombat/Darkwatch
Remédio: Sangue, alma e energia de suas vítimas
Efeito: Recuperar energia e dar mais poder
Analogia estranha (ou apologia): Assassinato, vampirismo e artes ocultas

A idéia não tem muito efeito colateral, se não fosse o motivo dos personagens principais pecisarem matar suas vítimas (com muita crueldade) para pegar o sangue ou a alma delas.

Crueldade total!

Fatalidade - #
Necessidade do personagem - #####
Total: 6

Games: Bio Shock
Remédio: Plasmids
Efeito: Dar poderes como eletricidade e fogo
Analogia estranha (ou apologia): Sensação falsa de ivulnerabilidade

O personagem de Bioshock precisa utilizar a droga plasmids para poder utilizar os poderes da eletricidade e do fogo contra seus inimigos.

Entretanto não há nenhuma explicação sobre contra indicações. Sendo assim, remédio supeito.

Fatalidade - #
Necessidade do personagem - #####
Total: 6

3° Lugar

Games: Duke Nukem
Remédio: Esteróides
Efeito: Recuperar energia
Analogia estranha (ou apologia): Uso de "bomba"

Eis um dos campeões, personagem bombado que, para recuperar suas energias precisa tomar ... esteróides.

Qual a associação? Piração dos criadores, isso sim!

Em algumas versões de DN, era possível quebrar privadas e tomar água do cano... eca

Fatalidade - #####
Necessidade do personagem - ##
Total: 7

Games: GTA/Narc
Remédio: Diversos narcóticos
Efeito: Dinheiro e passar desapercebido pela polícia
Analogia estranha (ou apologia): Narcotráfico e possibilidade de consumo próprio ilícito.

Muitas versões de GTA mostram personagens utilizando drogas e até mesmo agindo em câmeras matrix (viagem da droga), porém na versão Chinatown e no game Narc os personagens devem negociar a utilização dessas drogas.

O resultado disso: fundo do buraco na certa.

Fatalidade - #####
Necessidade do personagem - ##
Total: 7

Games: Resident Evil
Remédio: Ervas de diversas cores mais sprays
Efeito: Recuperar energia e curar de possível contágio do vírus T-Virus
Analogia estranha (ou apologia): Ervas alucinóginas e lança perfume.

Eis um dos games mais suspeitos nesse aspecto. "Plantinhas" verdes e sprays que recuperam energia.

O pior é que é quase impossível não ter utilizado nenhum desses recursos jogando Resident Evil. Supeito, muito suspeito!

Fatalidade - ####
Necessidade do personagem - ###
Total: 7

2° Lugar

Games: Super Mario Bros
Remédio: Cogumelos
Efeito: Aumentar o tamanho do personagem e dar uma vida a mais.
Analogia estranha (ou apologia): Cogumelos alucinógenos

Cogumelos deixam Mário grande, capaz de quebrar qualquer coisa (vandalismo?).

Quer piorar? Uma plantinha vermelha dava a Mário poderes!

Fatalidade - #####
Necessidade do personagem - ####
Total: 9

1° Lugar

Games: Pac Man
Remédio: Pílulas
Efeito: Sensação de invencibilidade.
Analogia estranha (ou apologia): Extase

Já dizia o velho ditado (dos anos 80 - sobre Pacman) "Se videogame fizesse mal para alguém, em alguns anos estaremos tomando pílulas com músicas repetitivas em locais escuros"

Bem, melhor nem comentar...


Fatalidade - #####
Necessidade do personagem - #####
Total: 10

Quase entraram na lista: Haze (Nectar), Dr. Mário (mega vitaminas), Megaman (consumo de pilhas).

Mas no geral, jogar vídeo game já é a maior viagem, por isso diga não às drogas!

As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking
Melhores de: 2007, 2008.

Duelos

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