terça-feira, 2 de junho de 2009

Duelo 17: Beijing vs Hong Kong

Aproveitando minha viagem para as duas cidades mais famosas da China, que tal um duelo entre as duas? Qual é a melhor Beijing ou Hong Kong?


Beijing (ou Pequim) ao pé da letra significa "Capital do Norte", mas não necessáriamente sempre foi a capital chinesa. Durante muitos anos, após a unificação do reino, o império chinês teve sua sede capital nos arredores de Xian e em Nanjing. Após muitos anos foi para Beijing local também onde abrigou as últimas dinastias monarquicas e atualmente abriga o poder executivo do país.

Hong Kong até 1997 pertenceu à Inglaterra, assim como Macau pertenceu a Portugal. Após esse ano, voltou a fazer parte da China mantendo a liberdade que sempre teve no seu dia a dia. Sendo assim, Hong Kong possui moeda própria, passaporte próprio e leis próprias. Os chineses dão o nome de SAR. Mesmo o Mandarim sendo a língua oficial do país, em Hong Kong os chineses preferem o dialeto Cantonês e também sabem Inglês, pois é uma herança da colônia Inglesa.

Agora que você conhece um pouco as duas cidades, vamos ao duelo...

Round 1: Passeios Turísticos

Em Beijing é possível visitar a Cidade Proibida, a Grande Muralha, a vila olímpica, o palácio de verão, o zoológico dos pandas e muitos outros lugares. A média de preço varia entre 50 RMB e 150 RBM (entre 18 e 50 reais). Além do mais, passear pelas ruas já é uma grande atração turísticas para nós, ocidentais. O problema maior é que nem todos os guias e funcionários dos lugares visitados falam apenas mandarim, ficando difícil o passeio. Mas ainda assim, o metrô possui informações em inglês, facilitando o acesso. Os mapas são bem claros e fica difícil se perder nos meios principais. Em Hong Kong o acesso aos passeios turísticos é bem mais fácil. É possível visitar as praias, a Disneylândia de HK e as ilhas visinhas por meio de metrô, caminhos subterrâneos, passarelas sobre as ruas e até mesmo através de barco. Muitas pessoas falam Inglês e o roteiro fica bem simples. O problema maior: em poucos dias é possível ver muita coisa ou quase tudo. Isso porque Hong Kong não possui o mesmo acervo histórico que Beijing. Outro problema em Hong Kong é o preço, certos passeios variam de 150 HKD até 350 HKD (cerca de 50 a 115 reais aproximadamente). Por oferecer menos opções e ser mais caro, HK não leva essa. Vitória de Pequim!

Round 2: Clima

Em Beijing o clima varia bastante. É possível pegar temperaturas baixissimas no inverno (a ponto de nevar muito) e calores muito secos no verão. Em Hong Kong faz calor a maior parte do tempo devido ao clima das monções. Mas não se espante em Hong Kong chove muito, o que pode ser um pouco complicado para quem visita a cidade. Para as atividades econômicas com relação ao clima, o acesso aos locais turísticos em HK fica mais fácil uma vez que está sol, enquanto em Beijing, se você não tiver a intenção de esquiar, é melhor ficar dentro de casa. Vitória da calorosa HK.


Round 3: Números

Pequim possui uma área de 16.801,25 m² contra 1.104 KM² de Hong Kong. Entretanto a população de PQ chega a 17.200.000 de pessoas contra 6.864.000 em HK. Com relação ao PIB, a capital chinesa possui cerca de 1.0488 trilhões em Reiminbi (cerca de 150 bilhões de dólares). A cidade de Bruce Lee possui PIB de US$ 254,2 bilhões. A diferença é grande pois Hong Kong possui um famoso porto por onde diversas mercadorias saem de lá para o mundo todo. Outra razão principal é que Pequim vive muito da indústria, agricultura (muito fraca ainda) e do turismo, enquanto Hong Kong possui mais atividades como pesca, indústria e um turismo mais forte pois recebe abertamente pessoas de diversos países como Indonésia, Índia e Tailândia. Segundo o Banco Mundial, a economia de Hong Kong é a 30ª do mundo. Hong Kong possui a economia menos restrita do mundo e é basicamente livre de taxas. É a 10ª maior entidade de comércio e 11º maior centro bancário do mundo. Para encerrar, a renda per capita de um pequinês é de apenas 63.029 Reiminbi (10.504,83 dólares) contra US$ 37.400. Nesse round, vitória de Hong Kong.

Round 4: História

Confira um resumo cronológico dos principais eventos na China:
  • Existem vestígios de população na região de Pequim em 473 a.c.. Durante as dinastias Tang e Song, somente existiam pequenas aldeias na zona.
  • A ocupação humana de Hong Kong data do Paleolítico. A região foi inicialmente incorporada no Império Chinês, durante a Dinastia Qin (220 a.c.) , e serviu como porto nas dinastias Tang e Song. O primeiro visitante europeu de que há registo foi o português Jorge Álvares.
  • A razão de HK ser talvez fundada antes de Pequim é porque a região está estratégicamente posicionada favorecendo seu desenvolvimento. Entretanto, Pequim, para os Mongóis foi um local muito importante para Genghis Khan. Os mongóis, com Genghis Khan, arrasaram Zhongdu em 1215 e reconstruiram-na como Grande Capital, a norte da capital Jin, sendo este o início da Pequim contemporânea.
  • Em 1403, o terceiro imperador Ming, Zhu Di, que tinha subido ao trono depois de matar o seu sobrinho e de uma longa guerra civil, moveu a capital, que estava no sul, estabelecendo-a no norte e chamando-a "Beijing", ou seja, capital do Norte.
  • A Cidade Proibida foi construída entre 1406 e 1420, seguida do Templo do Céu (1420), e outros projectos. A Praça da Paz Celestial (Tian'anmen), foi queimada duas vezes durante a dinastia Ming e finalmente reconstruida em 1651. Após a instauração da República da China em 1911, estabeleceu-se de novo a capital em Nanquim (Nanjing) e "Beijing" foi renomeada "Beiping". No processo que levou ao estabelecimento da República da China, em 1912, Hong-Kong serviu de refúgio político para muitos dos opositores ao novo regime.
  • Após 1912 o nacionalismo chinês afirmou-se hostil relativamente a potências externas.
  • Entre 1925 e 1927 este regime proibiu o acesso de navios ingleses aos portos do Sul da China, facto que comprometeu seriamente o comércio de Hong-Kong.
  • A guerra sino-japonesa da década de 30 levou a China a procurar apoio contra o Japão junto de países europeus como a Inglaterra, o que facilitou as até então difíceis condições de relacionamento entre ambos os países.
  • Em 31 de Janeiro de 1949, durante a Guerra Civil Chinesa, as forças comunistas entraram em Pequim sem confrontos violentos. No dia 1 de Outubro, o Partido Comunista Chinês chefiado por Mao Tse Tung, anunciou na praça da Paz Celestial a criação da República Popular da China.
  • Em Julho de 1997, Hong Kong voltou a fazer parte da China.
No geral, Pequim teve consigo todo a maior parte do passado político registrado em sua região. Em compensação, Hong Kong foi peça fundamental para a história da relação China e demais países estrangeiros. Empate técnico.

Round 5: Educação

Em Hong Kong, na maioria das escolas as aulas são ministradas em inglês. Assim os jovens são expostos a dois idiomas, cantonês, em casa, e inglês na escola. Aulas gratuitas de cantonês são oferecidas nos três primeiros meses para ajudá-lo a vencer os desafios da língua. A educação em Hong Kong é gratuita por 9 anos (e planeja oferecer para 12), correspondente ao ensino básico.
Pequim abriga um grande número de faculdades e universidades, incluindo várias bem creditadas em nível internacional, tais como a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Pequim. Por causa do status de Pequim como a capital política e cultural da China, uma grande proporção das instituições de terceiro grau estão concentradas mais lá do que em qualquer outra cidade da China, alcançando, no mínimo, 59 unidades. Muitos estudantes estrangeiros, do Japão, Coréia do Sul, América do Norte, Europa e do Sudeste da Ásia e de outros lugares, chegam a Pequim para estudar todos os anos. Sendo assim, pelo renome, vitória de Pequim.

Resultado Final: Pequim 3 x 3 Hong Kong
Uma é mais forte historicamente e politicamente. Outra, é mais forte comercialmente e financeiramente. Sendo assim, vamos dar o empate técnico para as duas cidades!

Duelos
Melhores de: 2007, 2008.

As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking
Time 100 Century
Akio Morita | Bill Wilson | Bruce Lee | Enrico Fermi | James Watson & Francis Crick | Família Leakey | Herói chinês desconhecido (Unknow Hero) | Oprah Winfrey | Pablo Picasso | Papa João Paulo II | Pelé | Ray Kroc | Ronald Reagan | Sigmund Freud | Steven Spielberg | Thomas Watson | Tim Berners-Lee | Walt Disney

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...