sábado, 28 de junho de 2008

Duelo 6 - King of Fighters vs Street Fighter

O duelo desse mês é entre as duas franquias de jogos de luta em 2D: Street Fighter e The King of Fighters!

Nos anos 90, as duas séries foram grandes rivais entre os jogos de luta 2D. Desde o surgimento de Street Fighter, a SNK tentou competir diretamente com a Capcom, com seus jogos Fatal Fury e Art of Fighting.

Porém, somente em 1994, com o surgimento de The King of Fighter 94, a popularidade de Ryu e Ken tremeram.

A SNK passou anualmente a lançar os jogos da série KOF, sempre competindo com SF (que passou a ter novas versões da série como a série Alpha e o estanho – mas interessante – Street Fighter 3)

Em 2000, a SNK abriu falência e foi comprada por uma empresa coreana, passando-se a chamar-se SNK Playmore.

Pouco antes, a Capcom, passava por um período não muito popular com Ryu e Ken. SF3 não havia caído no gosto popular como SF2 e as versões em 3D de SF não agradaram muito. Em virtude disso, foi feita uma parceria com a Marvel e foram criados os seus famosos Crossovers: Street Fighter vs Marvel, Marvel vs Capcom e outros.

Em uma jogada de marketing espetacular, em 2002, a SNK Playmore e a Capcom fizeram uma nova parceria e desenvolveram três jogos para árcade: SNK vs Capcom 1 e 2, SVC Chaos.

O Contrato da parceria, entretanto acabou (para tristeza dos fãs) e iniciou-se um novo período para ambas as empresas.

Street Fighter 4 chegará no segundo semestre de 2008, em umaversão que mistura gráficos 2D e 3D enquanto King of fighters XII chegará em 2009, ainda em 2D. Essa batalha que se iniciou nos anos 90, parece não querer terminar.

Nós “gamemaníacos” ganhamos com isso. or isso, decidi fazer uma batalha das duas séries:

Faturamento Geral
Inquestionavelmente, Street Fighter vendeu mais que King of Fighters. A resposta não está apenas em números. Além dos arcades, a Capcom investiu por muito tempo nos consoles, enquanto a SNK investiu seu KOF apenas após o surgimento do Sega Saturn e Playstation (o primeiro), antes disso, a exclusividade dos consoles era todo no Neo Geo. O Mega Drive e o Super Nintendo ganharam alguma versões de outros games da SNk, mas KOF, nenhum. O livro dos records dos games aponta Street Fighter 2 como um dos jogos de luta mais vendidos na história. Para algumas pessoas, o grande concorrente de Street Fighter no início dos anos 90 era na realidade Mortal Kombat e não Street Fighter. Radouken, vitória de Street Fighter.

Quantidade de personagens
King of fighters originalmente possui poucos personagens (Kyo Kusanagi foi o primeiro original da série) pois a maioria dos que são selecionáveis são de outros jogos da SNK. Entretanto, Street não fica para trás. Em muitas versões é possível encontrar personagens de Final Fight. Mesmo com essa bagunça de pessoas, King of fighters teve aproximadamente 100 personagens brigando por lá,seja como mero ajudante de luta ou principal. Já Street não consegue chegar a tanto. Vitória de King of Fighters.

Carisma e estilo dos personagens
Até o surgimento de Mai Shiranui na SNK (Fatal Fury foi o primeiro jogo de luta a dar movimento para outras partes do corpo de uma lutadora), Chun li era vista com bons olhos. A Capcom decidiu então dar um destaque maior para a personagem. Em outro ponto, Ryu e Ken inicialmente só tinham cor da roupa e do cabelo diferentes, enquanto Ryo e Robert possuiam roupas e estilos bem diferentes – atualmente, jogabilidade bem diferentes. A vitória suprema da SNK no quesito estilo se deu com a criação de Iori Yagami, um dos personagens mais importantes dos jogos de luta. Seu estilo japonês-maluco e anti-herói agradou a todos os fãs, desde então, um KOF sem Iori não é KOF. Um fator interessante é que no decorrer dos anos, alguns personagens mudam sempre de visual(como Athena de KOF). Quanto ao carisma, é mais fácil se interessar pela história de cada um dos personagens de KOF. Vitória de KOF.

História
Ambas as histórias são interessantes, mas Street Fighter ficou muito tempo tentando derrubar a Shadaloo. Somente em Street Fighter 3, houve um progresso. No geral, ocorrem algumas pequenas disputas pessoais como Sagat e Ryu, Chun li e Bison, etc. Já em KOF, os personagens impediram o nascimento de uma entidade destrutiva (Orochi), derrubaram uma organização que clonava seres humanos (Nests), acabaram com a alegria do ricasso que queria transformar todo mundo em pedra (Rugal) e agora lutam contra alguém que estranhamente está roubando os poderes dos personagens principais. Kof também possui os conflitos pessoais dos personagens, entre eles o ódio entre Terry Bogard e Geese (assassino do pai adotivo de Terry). Vitória de KOF.

Popularidade da série
O público que curte cultura pop japonesa, prefere KOF. Na realidade, em uma das apresentações de Cosplay (caracterização de personagens de animes e games) em um evento, uma apresentadora chegou a falar “Com vocês KOF... de novo” após a terceira apresentação de um outro grupo de caracterizações do festival. Porém, o gosto e popularidade acabam aí. Vou tentar explicar: Quem conhece KOF conhece SF, entretanto nem todos que conhecem SF conhecem KOF. Em outras palavras, Street Fighter, devido a sua difusão maior é muito mais popular. O jogo Street Fighter 2, segundo a revista EGM, é o 2º jogo mais influente de todos os tempos, só perdendo para Super Mário Bros. Vitória de Street Fighter.

Jogabilidade e sistemas
Street Fighter surgiu nos anos 80 como um dos primeiros jogos de luta a ter uma resposta com controle boa. Street Fighter 2 surgiu como o primeiro game que permita escolher mais de 2 ou 3 personagens. The King of fighters surgiu com o sistema de combos bem definido e o primeiro game a ter uma briga por times. Em seguida, ambasas empresas criaram sistemas de defesas, especiais, cancelamentos de golpes, entre outras várias melhorias. Quanto aos gráficos, a SNK inova sempre com personagens como Mai Shiranui e Kim. Ambas pelo mesnos estão sempre tornando o jogo de luta diferente daquele monte de pontapés e soco sem sentido dos anos 80. Tudo bem, empate técnico.
Crossovers
KOF por si só já é um grande crossover, mas infelizmente, os personagens não gostam muito de andar em realidades alternativas. Já Ryu, Ken e companhia já enfrentaram os mutantes dos X-men, outros heróis da Marvel, personagens quase deconhecidos de outras empresas (como nas versões em 3D) e recentemente vão invadir o mundo dos animes em uma batalha contra os Eagle Riders e quem sabe contra um EVA de Evangelion. Vitória de Street Fighter.


Telinhas e telonas
Na TV, KOF possui apenas uma série de poucos episódios. Street Fighter possui uma série completa (26 episõdios), três longas animados, uma série americana e até mesmo uma série live action coreana – isso se não houverem mais. Street Fighter é tão popular que possui até mesmo uma série na internet, entitulada como “Street Fighter – the later years”. Nas telonas, um possível filme de KOF foi anunciado, mas até agora não houve nenhuma notícia. Já Street Fighter possui o terrível, péssimo o não-me-assista “Street Figther – O Filme” com Van Damme. Nele Guile é o personagem principal, Dhalsim é cientista e, Ryu e Ken são trambiqueiros. Tudo bem, o filme é ruim, mas já é alguma coisa. De qualquer forma, em 2009 será lançado o novo filme de Street Figther que contará a história de Chun li. Vitória de Street Fighter.

Resultado: Street Fighter 5 x 4 King of Fighters

Vamos dizer que a disputa começou apertada. King of Fighters precisará trabalhar um pouquinho mais seu marketing e deixar de atuar apenas no mundo dos games. Street Fighter já mostrou que no ramo do entreterimento, ganha o mais atraente – mesmo que degraças como Street Fighter, o filme apareçam (pelo menos rendeu alguns trocados para a Capcom)!

Guile: Você vai ver Bison, eu...
(puuuufff)
Guile: Opa... Acho que fiz m***
Bison: P*** que p***! Que cheiro ruim! Abaixa essas pernas!


Duelos
Duelo 1 - Kratos (God of war) x Leônidas (300)
Duelo 2 - China x Índia
Duelo 3 - 7 Maravilhas: Mundo Antigo x Mundo Moderno
Duelo 4 - Batman x Homem de Ferro
Duelo 5 - Jackie Chan x Jet Li


Links Relacionados

Leia mais no blog sobre Games...
Leia mais no blog sobre Street Fighter...

Ranking 1 - Monstros gigantes do cinema
Ranking 2 - Mulheres do mundo Pop
Ranking 3 - Ratos, ratos e mais ratos
Ranking 4 - As versões piratas mais maluca dos games
Melhores de 2007
Tekken - O filme?

3 comentários:

Anônimo disse...

Era pra King Of fighters ganhar...King Of Fighters Tem bem mais História..

Anônimo disse...

mais história !
não faça - me rir !
SF é incomparável, ainda mais se for comparar com KOF, pois só o ken já bastaria para dar uma surra nesse anônimo Kyo e iori juntos.

Anônimo disse...

mais história !
não faça - me rir !
SF é muito melhor q KOF.
só o ken já bastaria para dar uma surra nesse tal de kyo e iori juntos.
na boa cara não existe nem melhor nem pior, é só questão de escolha ou opinião, sertamente vc se diverte com o q mais se identifica, mas resalto q SF é superior.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...