sexta-feira, 30 de maio de 2008

Duelo 5 - Jackie Chan vs Jet Li

Enfim um duelo muito interessante: Jackie Chan e Jet Li. Seguindo os padrões de outros duelos que foram feitos aqui no blog, vamos começar.

Recentemente, ambos estão presentes no filme The Forbidden Kingdom. Um dos crossovers mais esperados na história do cinema!

Iniciando pelas semelhanças, por volta dos anos 70, após a morte de Bruce lee, o mercado de filmes de kung fu teve um grande "boom". Entre os nomes que surgiram a partir daí, alguns se destacaram mais, principalmente Jet li e Jackie Chan.

O primeiro, nascido em Beijing em 26 de abril de 1963, treina kung fu desde os 8 anos de idade. Seu nome é Li Lianjie e adotou o nome Jet li quando entrou para o mundo artístico do cinema por volta de 1979. Casou-se duas vezes e possui 4 filhos. Já ganhou vários campeonatos e atualmente não quer fazer filmes de kung fu - mas não impedido de fazer filmes onde tenha que lutar - apesar que Forbidden Kingdom está mais para artes marciais que ação... vai saber.

O seu concorrente, Chan Kong-Sang, nasceu em Hong kong em 7 de abril de 1954. Dragão Chan (como é conhecido na China) estudou na ópera de Pequim e em uma de suas apresentações foi chamado para participar de um filme nos anos 60. Casado e com um filho, Chan é conhecido pelo seu carisma.

Que soem o gongo!

Round 1: Filmografia e premiações

Vamos analisar com muita calma esse quesito. Inicialmente quando realizamos uma busca filmográfica de Jackie Chan, podemos nos assustar: pouco mais de 100 filmes. Lógicamente a lista inclui participações especiais, dublagens de desenhos e atuações como dublê. Duas séries de sucesso dele foram "Police Story" e "A hora do Rush". Jet Li, possui uma lista de pouco mais de 30 filmes onde atuou na maioria deles com grande destaque. Série de destaque são as histórias de "Wong Fei-hung " onde no Brasil foram traduzidas como "Era uma vez na China" e outros nomes para uma série de pouco 5 filmes. Jet Li recebeu uma indicação ao prêmio de "melhor vilão" no MTV Awards em 1998 por máquina mortífera e outras indicações para cenas de lutas. Agora o diferencial: Jackie Chan também concorreu ao MTV Movie Awards por cenas de lutas e equipes, porém em 1995 ele ganhou um prêmio especial por sua carreira. Em outras palavras, no cinema Jackie Chan já comeu um pouco mais de farinha que Jet Li. Vitória de Jackie Chan!

Round 2: Faz tudo na vida real!

Jet Li antes de entrar no mundo do cinema participava ativamente de campeonatos de artes marciais. Jackie Chan já participava da ópera de Pequim. A questão é que no mundo pop, Jackie Chan não parou de inovar! Hoje além de ator, é produtor, roteirista, coreógrafo, diretor de filmes chineses, personagem de desenho animado e (acredite) cantor! Tudo bem que as músicas de Chan não se comparam a Jay Chow ou Andy lau, mas já faz mais coisas que Li. Vitória cantante de Jackie Chan.

Round 3: Faz tudo nas telas!

Jackie Chan só tem uma qualidade diferente o concorrente: mesmo na faixa dos 50 anos não gosta de usar dublês - quase todas as suas cenas (para não falar todas) foram feitas originalmente por ele. A diferença maior está em Jet Li. Não muito fã de dublês também, decidiu parar de fazer filmes de kung fu (ic) para tentar projetos com novos tipos de papéis e filmes. Muitos críticos o elogiam quando faz filmes como vilão. Recentemente filmou "A múmia 3" onde interpreta um imperador chinês (a múmia). Mais versátil e perfeccionista, nas telas seu trabalho é um pouco mais multiciplinar que Jackie Chan. Só não chega a tanto pois anda é obrigado a dar alguns chutes para não morrer de fome. Vitória acirrada de Jet Li. [update] Segundo alguns tablóides americanos, Chan já teria feito filme pornô, mas como a coisa ta mal contada, o resultado permanece o mesmo [/update]

Round 4: Técnicas marciais

Se campeonatos fizessem a diferença para um praticante de Kung Fu, a técnica não poderia nem mesmo ter esse nome (já que significa que é um aprendizado acima da consciência humana). Em outras palavras, kung fu é mais do que chutes, é filosofia e nisso, ambos possuem conhecimentos distintos mas ao ponto de não poder se comparar. No geral, são há um medidor para o kung fu de uma pessoa. Simplesmente é uma busca constante filosofica agregada ao aprendizado físico. Técnicamente, ambos treinaram wushu tradicional a diferença é que Jackie Chan floreou mais em outros estilos e Jet li participou de vários campeonatos onde ganhou várias medalhas. Mas no geral, fisicamente, ambos equilibrados. Sendo assim, empate técnico.

Round 5: Carisma e popularidade

Se Jet Li tem jeito para fazer vilão é porque ele tem uma característica única: não tem tanto carisma. Na realidade, há pessoas que têm medo da cara fechada de Jet Li. Em um passeio por Hong kong por exemplo, de Jet li, apenas as mãos na calçada da fama. De Jackie Chan, uma disputa com Bruce Lee por espaço para cartazes, propagandas e estátuas. E ao olharmos a China, não se vê outdoors de Jet li, apenas de Chan. Vitória de Jackie Chan.

Resultado: Jackie Chan 4 x 2 Jet li. Vitória (quase esmagadora) de Chan. Mesmo com toda a qualidade técnica e perfeccionista de Jet Li, Chan com seu Carisma domina um pouco mais o mundo pop. Esperamos mais filmes e crossovers dos dois, nós fãs-kun fu-generation agradecemos.


Jackie Chan: "Anuncio que vou deixar a carreira solo para formar com o Jet uma nova dupla sertaneja!"
Jet Li: "Será que vai melhorar minha popularidade Jackie?"
Jackie Chan: "Não sei, mas pode ser divertido!"



Outros duelos
Duelo 1 - Kratos (God of war) x Leônidas (300)
Duelo 2 - China x Índia
Duelo 3 - 7 Maravilhas: Mundo Antigo x Mundo Moderno
Duelo 4 - Batman x Homem de Ferro

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...