sábado, 8 de março de 2008

TIME 100 (parte 1/100) - As personalidades mais influentes do século XX - Akio Morita

Projeto ambicioso meu do blog, quando terminar prometo festa. A Revista Time anualmente escolhe 100 personalidades para serem apontadas como as mais influentes. A Veja, a Isto é a Época já fizeram o mesmo.

Ocorre que a Time elegeu (há algum tempo) as personalidades mais influentes do século XX. Como esse mês estarei revelando as 30 maiores personalidade dos games (em uma lista única claro - aliás, se fosse 100 seria muita coisa), criei esse novo períodico no Blog.

De tempos em tempos vou falar alguma coisa sobre uma das personalidades. Hoje começarei por...

Akio Morita

Você conhece Akio Morita? Também não o conhecia até ler em meu livro "Almanaque de banheiro" - no banheiro, claro - sobre o grande gênio por trás da Sony.

Nascido em 1921, Morita fundou a empresa Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecommunications Engineerin Company) por volta de 1946. Essa mesma empresa se tornaria um grande investimento da família Morita e seria chamada de Sony. Juntamente com Masuru Ibuka (trabalhando na parte técnica dos produtos) a empresa mudou de nome no final dos anos 50. Morita em 1994 sofreu uma hemorragia cerebral e meses depois faleceu.

Foi Morita o idealizador do Walkman, quando percebeu que as pessoas gostavam de estar com música em qualquer lugar que estivessem.

Além de ser uma das maiores personalidades do século XX, Morita é o gênio executivo por trás da Sony e sua ida deixou um legado tecnológico muito grande, além de uma influência no padrão técnico e mercadológico na tecnologia mundial.

Dados interessantes:
Resultados de comunidades no orkut associado a "Akio Morita": Apenas 3
Resultados no google associados a "Akio Morita": 195.000 aproximadamente
Biografia: (auto)Made In Japan (1986)
Idade da morte: 78 anos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...