domingo, 26 de outubro de 2008

Duelo 10 - Shikamaru (Naruto) vs Light Yagami (Death Note) [SPOILERS]

Sun Tzu já disse: "Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso."

Sendo assim, qual a melhor estratégia para um combate? Para uma guerra? Quem é o melhor estrategista para isso?


No mundo dos animes temos dois exemplos fantásticos: Shikamaru da série Naruto e Light Yagami da série Death Note. Ambos durante toda as suas séries demonstraram estratégias fantásticas de guerra. Mas em um confronto direto, quem venceria? Seriam eles estrategistas invencíveis?

Para quem não conhece os personagens, além de estrategistas, eles possuem características particulares: Light escreve o nome das pessoas em um caderno e elas morrem, Shikamaru por sua vez, é um ninja que consegue controlar a ação das pessoas a partir das suas sombras.

Atenção: se vocë não gosta de spoilers, cuidado! Olha que eu avisei heim!
Princípio de guerra 1: Objetivo
Um objetivo deve estar claramente definido na mente de um estrategista. Uma vez definido, todas as opções devem estar direcionadas para a conquista desse objetivo. Light Yagami por exemplo, quer ser um Deus. Shikamaru no início não conseguia pôr objetivo algum no seu caminho, precisou ocorrer a morte de seu mentor (Asuma) para decidir que o melhor era proteger todos a sua volta. De qualquer forma, ambos os estrategistas levam a melhor e aparentemente não se desviaram dele... empate. (Acho que esse duelo será complicado).

Princípio de guerra 2: Ofensiva
Light Yagami pode escrever o nome de qualquer pessoa e ela morrer. Conseguiu controlar as vontades de três shinigamis (deuses da morte) e facilmente poderia os utilizar como arma num confronto direto, afinal de contas, Shinigamis não morrem. Shikamaru entretanto possui toda a vila de Konoha a seu favor. Antes mesmo de qualquer Shinigami metido a besta tentar escrever o nome de alguém na vila nos seus caderninhos, provavelmente eles teriam tido dificulade. Quer mais? Antes disso, Shikamaru teria parado Light e escrito o nome dele no caderno. Quer mais? Olha o Spoiler... Shikamaru derrotou Hidan, um Akatsuki que não podia morrer... Na ofensiva, Shikamaru tem mais condições.

Princípio 3: Elemento surpresa
Reviravoltas e surpresas são armas fundamentais de qualquer estrategista. Light possuia pedaços do caderno em vários lugares (inclusive dentro de um relógio). Shikamaru por sua vez (spoilerrr) enganou Hidan de um jeito extremamente inteligente. Nesse quesito, ambos empatam novamente.

Princípio 4: Massa ou concentração de formas
Esse princípio consiste em ter mais força que seu inimigo, aplicando numericamente superioridade sobre o oponente. Nesse ponto Shikamaru leva vantagem pois estratégicamente "usa" seus amigos como peças chaves num combate (como uma partida de xadrez). Light por outro lado é um cara solitario que usa por meio de chantagens suas "peças", sem se importar em descartá-las. Isso pode muitas vezes o surpreender por acabar faltando pessoas necessárias em um momento de crise. Vitória de Shikamaru.

Princípio 5: Economia de forças e manobras
Tipica cena de filme americano: o mocinho f* se depara com um exército a sua frente e mesmo sabendo que vai perder, vai de encontro, por uma questão de honra... besteira, o bom estrategista sabe que vai perder e por isso não vai de encontro. Na realidade evita esse momento ao máximo. E se possível, foge para uma reviravolta. Isso não é covardia, é estratégia. Light e Shikamaru se arriscam mas somente quando for necessário. Quando a coisa não tiver solução. Até lá, ambos economizam energia ao máximo. Entretanto Shikamaru como lider arriscou-se muito mais que light. Light sempre usou um intermediário economizando forças para o confronto final. Shikamaru quase perdeu várias vezes, o que lhe dá desvantagens. Vitória de Light Yagami.

Princípio 6: Segurança e simplicidade
Obter informações é o mais importante para se conseguir vencer um duelo. Uma vez seguro disso a execução deve ser simples e fácil de entender e executar. Light utiliza em todos os pontos deduções brilhantes e as executa de forma basicamente inteligentes: fazendo as pessoas agirem de determinada forma. Já no caso de Shikamaru a coisa é mais complicada, pois mesmo tendo segurança no que faz não simplicidade alguma em suas ações, se limitando mais a determinadas pessoas, podendo causa sua perda. Por exemplo: se não for o Naruto para executar o golpe x na região y no momento z, a equipe pede. No caso de Light, basta matar a pessoa e pedir para outra fazer o mesmo. Simples e prático, vitória de Light.

Princípio 7: Unidade de comando
Light manipulou toda a unidade de comando sua, porém toda ela em um momento crítico se voltou contra ele. Shikamaru entretanto comanda seu time no melhor estilo "Monge e o executivo". Sempre pensando nos seus soldados como amigos, a possibilidade de vitória pode ser maior, pois garante a evolução e permanência do time. Vitória de Shikamaru.

Princípio 8: Dinheiro
Se dinheiro faz a diferença, basta perguntar aos japoneses quanto Naruto faturou nesses 6 anos de série. São mangás, episódios, camisetas, cadernos... já Death Note o marketing também é bom, mas 2 anos de série não são suficientes para derrotar Naruto. Vitória de Shikamaru (ou de sua série)

Resultado final: Shikamaru 6 x 4 Light

Disputa apertada, mas como dito, antes mesmo de Light Yagami escrever o nome de Shikamaru no seu caderno as coisas já estaria feitas para ele.



Duelos
Duelo 1 - Kratos (God of war) x Leônidas (300)
Duelo 2 - China x Índia
Duelo 3 - 7 Maravilhas: Mundo Antigo x Mundo Moderno
Duelo 4 - Batman x Homem de Ferro
Duelo 5 - Jackie Chan x Jet Li
Duelo 6 - Street Fighter x King of Fighters
Duelo 7 - Coringa de Jack Nicholson x Coringa de Hedger Ledger
Duelo 8 - Mortal Kombat vs DC
Duelo 9 - Dumbledore x Gandalf [SPOILERS]
Duelo 10 - Shikamaru (Naruto) vs Light Yagami (Death Note) [SPOILERS]

5 comentários:

L disse...

Sem comentários isso é ridiculo primeiro que se light yagami tivesse que matar o shiamaru ele simplesmente escreveria o nome nem precisaria chegar perto entao como shikamaru usaria esse golpe das sombras me diga? light yagami é inteligente o suficiente para escrever o nome dele no conforto de sua casa ¬¬ em outras palavras isso foi ridiculo!!!

Anônimo disse...

a inteligencia de light é muito superior, shikamaru como vc disse tem ajuda de toda a vila, light ñ precisa de ajuda ele manipula as pessoas pra obter seus desejos. e como os ninjas dariam problema pros shinigamis se eles alem de eles não verem eles eles podem virar formas astrais de forma que ninguem toque neles(o que foi mostrado no inicio quando um bandido atira nele quando ele estava no onibus)

Anônimo disse...

Eu acho que esse duelo tem alguns equivocos. Acho que o dinheiro arrecadado pelas series nao devia ser levado em conta, pois estao fora dos universos ficticios;
e creio que o light teria se dado melhor no segundo principio...
meu placar daria um empate, 5x5 ^^

Anônimo disse...

Com certeza Yagami venceria, Kira é muito f*da e inteligente. Não precisaria de muito esforço para descobrir o nome do ninja, já que ele é bastante conhecido. Mas se light quisesse provar q Shikamaru é burro.
Bastava usar a simples estratégia (hey vc quase ganhou a prova chunin, vc é muito bom, me dá o seu autógrafo). E adeus Shikamaru

Anônimo disse...

shikamaro acho q ganharia sim por ter sua inteligencia (kira é + inteligente) ñ ser burro e passa sua indentidade para um estranho ganharia só usano seu justso fasendo com q kira escreva seu proprio nome eu seu death note

apersar de shikamaru nem sabe o nome dele -_-' os dois estão empatados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...