terça-feira, 30 de junho de 2009

Duelo 18: Gripe Suína vs Gripe Aviária

Essa vai fazer qualquer um utilizar máscara. Mas o objetivo aqui - diferente dos outros duelos - não é descobrir qual a "melhor" gripe, (afinal de contas, nenhuma das duas é boa), mas sim, descobrir qual a pior.


Atenção, os textos abaixos, em muitos casos foram extraídos do wikipédia e baseados em informações da folha online.

"A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas." Conhecida como gripe H1N1 e de forma pejorativa, gripe do Mexico.

"Gripe aviária (gripe das aves em Portugal) é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. Tendo sido identificada em Itália por volta de 1900, é, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático. Existem também casos recentes na Turquia, Romênia e Inglaterra (apenas aves foram infectadas nos três lugares)." Conhecida também como SARS, gripe asiática e H5N1.

Round 1: Qual a pandemia mais antiga?
Apesar dos surtos recentes das duas gripes, os indícios de transmissão para humanos dessas duas gripes parecem ter ocorrido no início do século XX. Cada uma delas vinda de seus respectivos animais: "porcos e frangos." Segundo o wiki "Os suínos podem igualmente ser infectados pelo virus da influenza humana - o que parece ter ocorrido durante a gripe de 1918 e o surto de gripe A (H1N1) de 2009 - assim como pelo virus da influenza aviário." Os primeiros casos gripe aviária entretando data de 1957 na Ásia, mesmo tendo sido identificada antes. Sendo assim, já é de longa data que vemos os porquinhos dando trabalho por aqui. Vitória da gripe suína.

Round 2: Qual vírus deu as caras mais vezes?
Os dois surtos mais famosos conhecidos atualmente do H1N1 ocorreram em 1918 e em 2009, sendo essa última de proporções finais ainda desconhecidas. Já a gripe aviária, deu as caras em diversos momentos sob diversas variações em 1957, 1968 (em hong kong) e desde 1993 tem atacado diversos países da Ásia em proporções menores vários países da Ásia. Isso obriga todo o ano, diversas nações da Ásia pesquisarem novas vacinas contra a variação da H5N1 de forma mais corriqueira que a H1. O surto recente mais conhecido foi o de 2005, atacando Vietnã, Indonésia, Tailândia e Camboja. O Japão iniciou em 2008 uma campanha de vacinação contra a gripe aviária para os funcionários publicos (fonte). Em matéria de querer chamar mais a atenção, a galinhas sabem como fazer isso (com o perdão do trocadilho). Vitória da gripe aviária.

Round 3: Qual a mais mortífera?
Pouco se sabe ainda sobre a gripe suína, entretanto, o que temos ouvido é que o índice de casos fatais ainda é considerado muito baixo devido a proporção. Isso é chamado de "grau de letalidade" e é considerado baixo. De todos os casos estima-se que os doentes contraíram também pneumonia, agravando ainda mais o quadro. Já a gripe do frango é um pouco mais complicada, o grau de letalidade já chegou a bater a casa dos 51,28%, ou seja, pouco mais da metade das pessoas que contraem a doença, podem morrer. Quer maior preocupação? Mesmo com todos os esforços possíveis em se rastrear a gripe aviária, ela é muito difícil de ser localizada e vive em constante mutação. Especialistas afirmam que ela pode começar atacar a qualquer momento em qualquer lugar do globo. Vitória da terrível gripe aviária.

Round 4: Qual se espalhou mais?
Sabe-se que na pandemia da SARS de 2003, o vírus da gripe aviária chegou a infectar cerca de 8000 pessoas, tendo sua concentração maior na Ásia e na Europa. Em 1957 estima-se que tenha atingido 2 milhões de pessoas, o que não é um fato muito bem explicado. Já a nossa gripe mais atual tem crescido assustadoramente dia após dia. O número de casos ultrapassa 70.000 (até a data de hoje), o que sobe assustadoramente a cada relatório. Em outras palavras e tem matado mais pessoas (mesmo que em proporções menores). Os números muitas vezes só não são maiores, devido questões políticas e acobertamento de informações. Em se tratanto de números reais (relevando muito pouco a contagem não confirmada da aviária em 57) vamos dar um empate técnico.

Round 5: Tratamento
Ambos os tratamentos são os mesmos... para quem já contraiu a doença. No caso das vacinas o problema é maior. Mesmo que os governos encontrem a vacina do vírus H1N1, no próximo ano nada impede de termos o mesmo surto desse ano (ou pior). Isso ocorre porque em todos os casos, o vírus Influenza, causador da gripe (comum e das analisadas aqui) evolui, obrigando os laboratórios a se anteciparem e acharem uma vacina para a variação. Infelizmente, a vacina saiu tempos depois da epidemia se espalhar... Nesse caso, ainda saímos perdendo. Empate das duas gripes. :(

Final: Aviária 4 x 3 Suína

A Aviária tem se mostrado mais fatal e imprevisível. Enquanto estamos atacando a gripe suína abertamente hoje em dia, ela pode estar atacando silenciosamente outra pessoa... :(

Todo ano, mais de centenas de milhares de pessoas são infectadas pela Degue no Brasil... Só no Rio de Janeiro o número chega a pouco mais de 100 mil pessoas.

As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking
Melhores de: 2007, 2008.

Duelos
Time 100 Century
Akio Morita | Bill Wilson | Bruce Lee | Enrico Fermi | James Watson & Francis Crick | Família Leakey | Herói chinês desconhecido (Unknow Hero) | Oprah Winfrey | Pablo Picasso | Papa João Paulo II | Pelé | Ray Kroc | Ronald Reagan | Sigmund Freud | Steven Spielberg | Thomas Watson | Tim Berners-Lee | Walt Disney

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...