segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Viajando pelo mundo #38 - Os Panteões

O termo "Panteão" diz respeito à um conjunto de deuses e como tal, faz-se necessário ter um templo para a adoração à esses deuses. Esses templos também foram chamados de "panteão". Com o passar dos tempos, os panteões foram abrigando o túmulo de diversos heróis de uma pátria, se tornando verdadeiros mausoléus.

O Panteão Romano foi criado inicialmente como uma tentativa ecumênica do império romano de ter um templo dedicado à todos os deuses de diversas culturas mas depois dado de presente para o Vaticano, tornando-se um templo católico. O que impressionam mais são o tamanho da cúpula e a acústica. O Panteão localiza-se no centro de Roma, entre o Vaticano e o Coliseu. E sim, é igual ao do game Assassins Creed Brotherhood.

O Panteão Parisiense, mesmo sendo um templo foi na realidade uma construção patriota. Hoje abriga diversas personalidades como Victor Hugo e Voltaire. Ao centro um pendulo de Foucault que marca a hora exatada de acordo com a rotação da Terra (explêndido) - Mais informações sobre o pêndulo aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAndulo_de_Foucault. O Panteão localiza-se em uma área importante: no Quatier Latin, próximo ao jardim de luxemburgo, à universidades e bibliotecas.

Panteão de Roma



Panteão Parisiense



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...