sábado, 25 de maio de 2013

Ranking 31: Os 10 melhores games do Super Nintendo


Ah o Super Nintendo! Um dos videogames mais adorados aqui no Brasil. Junto com o seu rival Mega Drive, o Super Nes iniciou o sucesso das famosas locadoras de games e das casas de jogos onde se pagava pela hora para podermos jogar alguma coisa.

Assim como fizemos a lista das 10 melhores séries de games para o Mega Drive, vamos fazer aqui a lista das 10 melhores séries de games para o Super Nintendo

Como sempre, alguns jogadores poderão sair chateados por não ter o seu jogo preferido escolhido, mas como a lista é pequena, acontece. Para chegar no resultado final, foram olhadas diversas listas espalhadas pela internet de sites como IGN e Game Radar. Também foi olhada seleções de diversos usuários no youtube e nas redes sociais. O resultado é a lista à seguir.

Preparados?


10 - Star Fox


Fox e sua turma animalesca defendiam o mundo de Corneria já com gráficos tridimensionais e simulação cheia de ação no primeiro game da série. O que diferenciava esse dos demais games de simulação de voo e tiro naquela época era que nesse as batalhas possuíam um enredo melhor desenvolvido além de personagens  diferentes e carismáticos.

O game ganhou diversas continuações para os demais consoles da Nintendo e adicionalmente ganhou a presença do próprio Fox na série Smash Bros (game de luta com personagens da Nintendo).

Uma curiosidade é que nenhuma continuação recebeu o título Star Fox "2", sendo substituída para Star Fox "64" em referência ao console Nintendo 64.



9 - Super Mario Kart

Outro precursor de uma série de sequencias que ganhariam muito destaque na Nintendo. Além de ser uma espécie de "Cross Over" de corrida da Nintendo, o game continha elementos que serviu de base para diversos games de corrida.

Algumas funcionalidades do Super Mario Kart era a possibilidade de recolher itens durante as corridas para poder jogar nos demais personagens e um minimapa diferente com miniatura dos personagens.

Nesse primeiro game, além de toda a trupe do Mário também era possível jogar com Donkey Kong Jr.



8 - Super Mario RPG


Com uma dinâmica muito parecida aos games atuais do Mário porém com uma história quase igual, Super Mario RPG inovou pela diversão e andamento da história. Bowser não é o vilão principal do jogo (apenas no começo). No fim, Bowser se une ao grupo para resgatarem a princesa. A série também introduziu dois personagens queridos pelos fãs: Geno e Mallow.

O game foi desenvolvido pela Square antes do sucesso de Final Fantasy VII e fez os fãs de RPG ficarem empolgados com o fato de estarem jogando um RPG com seu mascote preferido.

A jogabilidade e andamento mistura bem as séries Final Fantasy e Chrono trigger e tem como diferencial 


7 - Final Fantasy III / VI

Para muitos Final Fantasy ficou conhecido com Final Fantasy VII do Psone, porém o sucesso de Final Fantasy veio de antes e se iniciou com Final Fantasy III para o Super Nintendo. 

O que poucos sabem é que na realidade, o game é o Final Fantasy III é na cronologia oficial o game VI. Isso ocorreu por que o game precisava seguir a cronologia de lançamento americana.

A jogabilidade de FF VI / III conta com o sistema de batalhas aleatórias em cenários com um sistema de menu. A história se foca nas Espers (summons em outros games) e traz um dos primeiros vilões-carismáticos-odiáveis:  Kefka Pallazzo, uma espécie que palhaço que usa o poder das Espers para proveito próprio.

O game foi relançado para PSone e está disponivel na Ps Store além da Wii Virtual Console. Vale a pena adquirir.



6 - Donkey Kong Country

Criado ainda nos anos 80, no game Jumpman (primeiro game do Mário), o macaco Donkey Kong rapta a princesa Pauline e bota terror na vida do encanador. Águas passadas, Donkey Kong foi morar em uma ilha e juntamente com o seu sobrinho Diddy Kong enfrenta o vilão King K Rool após este roubar seu estoque de bananas.

O game ganhou duas continuações para o Super Nintendo e a trilogia Kong representa hoje um marco dos games plataformas, rivalizando até mesmo em popularidade com o seu rival Mario.

Donkey Kong inovou tanto pela física quanto pelos gráficos que utilizavam modelagem em 3D. O game teve uma recepção muito boa sendo um sucesso de vendas.


5 - Megaman X

Megaman estreiou inicialmente no NES e atraiu muitos fãs, porém quando chegou ao Super Nintendo parecia ter uma fórmula um pouco ultrapassada. Foi quando foi lançado pela Capcom Megaman X, que renovou a estrutura do personagem dando novos poderes, jogabilidades e um plus na história.

Dessa vez, Megaman X tinha um novo inimigo (não mais o cientista Dr Willy) e sim o robô Sigma, uma espécie Brainiac que comanda outros robôs. A evolução também ficou por conta dos poderes absorvidos por Megaman que eram cada vez mais destrutivos.

Também foi introduzido na série o personagem Zero, uma espécie de anti-herói que possuia uma espada a lazer e vivia rivalizando o robô azul.

A série X ganhou mais duas versões para o Super Nintendo e depois para o playstation, porém a primeira ainda é a mais lembrada.


4 - Super Metroid

O jogo é do estilo plataforma, com elementos de ação e aventura. Nele, você controla a heroína Samus Aran, que vai até um planeta recuperar um Metroid roubado pelos Piratas do Espaço. Durante sua aventura, Samus encontrará aperfeiçoamentos para sua armadura ao mesmo tempo em que procura os chefes e seu objetivo final, o Metroid.

O jogo foi o primeiro a conter 24 Megabits no cartucho de Super Nintendo,1 o que foi um avanço na época, com gráficos mais apurados e som de ótima qualidade.

A boa verdade é que o final de Super Metroid revelava a verdadeira face de Samus: uma mulher, que para jogadores desatentos na época não se ligavam nisso.


Hoje Samus está na lista das musas dos games e uma das personagens principais do hall da fama da Nintendo. 

Uma versão HD foi anunciada para Wii U, os fãs agradecem.


3 - Super Mario World - (Super Mario World e Super Mario World 2: Yoshi´s Island)

Como assim Super Mario World não está em primeiro?

Claro que Super Mario Bros (Nintendo) é o grande game da história dos games, porém, diante de tantos lançamentos para o Super Nintendo, a série Super Mario World não foi o que mais se destacou.

Tanto o game Super Mario World quanto Super Mario World 2: Yoshi´s Island (melhor que o primeiro na opinião humilde desse macaco que vos bloga) trouxeram inovações na estrutura do jogo, trazendo mapas, itens, tirando a linearidade do jogo e revolucionando pelos gráficos.


Mario no super nintendo não era apenas um cara que saltava, crescia e às vezes atirava, no SNes Mário podia voar! E não somente isso, podia "cavalgar" sobre um dinossauro (todos adoram dinossauros) que comia os inimigos.


De modo geral o que diferencia o primeiro do segundo é que o segundo Mario é trazido à ilha do Yoshi ainda bebe o que faz com que você controle o dinossauro  (que também pode voar) com o Mário nas costas.

Mas nem mesmo toda essa magia e renovação da série Mario Bros pode derrotar os primeiros da lista... 


2 - Legend Of Zelda - A link to the past

Para alguns especialistas, The Legend of Zelda - A Link to the past é considerado um dos melhores games da história!

Ao contrário de Adventure of Link (para o NES), que se passava anos depois do Zelda original, A Link to the Past se passa antes do jogo original, com ancestrais de Link e Zelda. E os eventos de Ocarina of Time (N64 e 3DS) precedem os de Link to the Past.

Fora mais tarde lançado para o Game Boy Advance em 2002 (junto com o multiplayer desenvolvido pela Capcom, The Legend of Zelda: Four Swords) e para o serviço Virtual Console do Wii no começo de 2007.

É inegável que os fãs de Zelda são os fãs mais fiéis à série e o Super Nintendo foi um dos grandes responsáveis por trazer fãs para as aventuras de Link (ou dos diversos Links) para o universo Zeldiano. Mas ainda assim não foi o melhor game para Super Nintendo....


1 - Chrono Trigger


Como? Sério? Chrono Trigger (lê-se "triguar" e não "traiguer" ok) foi um RPG que trouxe uma estrutura única para os games de RPG de modo geral. Motivos:

Motivo 1: O jogo foi desenvolvido por uma equipe que foi apelidada de Equipe dos Sonhos (The Dream Team): Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy). 

Motivo 2: Sim, isso mesmo, você leu aí no meio "Akira Toriyama" e "Dragon Ball" - e todo o carisma dos personagens de DB estão na personificação dos personagens de Chrono Trigger. 


Motivo 3: Você também leu Final Fantasy, ou seja, toda a estrutura clássica de RPG e jogabilidade  conhecida de FF. A jogabilidade de Chrono Trigger difere dos RPGs tradicionais trazendo inimigos visíveis no mapa ao invés de encontros aleatórios. Contato com tais inimigos dá início a batalhas que ocorrem diretamente no mapa ao invés de telas de batalha específicas.


Motivo 4: E sim, você leu Nobou Uematsu, "o cara" das melhores trilhas sonoras da história! A trilha sonora de Chrono Trigger rendeu um CD triplo no Japão, tornando-se uma das trilhas de video-games de maior sucesso da história.

Motivo 5: Viagem no tempo em um RPG! Tornando o game complexo e interessante. Eventos do passado que interferem no presente e no futuro!

É um game obrigatório para qualquer fã de RPG. Houve duas versões para PSOne (disponivel atualmente na PSN - podendo ser jogado no seu PS3, PSP e PSVita) e para o Nintendo DS. Todas essas versões trouxeram CG e melhorias no som (em especial para o Nintendo DS).

O game contou com duas continuações, com destaque para Chrono Cross para o Playstation.

Games que mereciam estar na lista
Secret of Mana | Final Fight | Street Fighter II | Battletoads | Super Punch Out | Alladin | Demon´s Crest | Rock in Roll Racing | Megaman 7 | Contra | Killer Instinct | Cold Shadow | Mortal Kombat | Street Fighter Alpha 2 | Bomberman 3 | Kirby | Wild Guns | Biker Mice | Top Gear | F-Zero | Earthbound | Sunset Riders |



Outros rankings do blog

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...