segunda-feira, 6 de maio de 2013

Viajando pelo mundo #65 - Compras no Paraguai

Autenticidade, é sua conta em risco

"La garantia soy yo" (a garantia sou eu) diz o velho ditado ironico para as compras no Paraguai. Especificamente em Ciudad Del Este muitas pessoas que visitam Foz do Iguaçu aproveitam a oportunidade para visitar e fazer suas compras.


Turistas, sacoleiros, muambeiros

Temos uma política dura na nossa receita federal, especialmente na fronteira do Paraguai. Particularmente achei Cidade do Leste uma terra sem lei e acredito que, por diversos problemas do tipo, têm se intensificado a checagem das compras.

Não vou detalhar aqui as dicas, até porque diversos blogs já fazem esse papel bem feito.
Recomendo a leitura.

Meu feeling entretanto é que, com um cota tão baixa (US$ 300,00) não sei se vale a pena ir até Foz apenas para fazer compras. Acredito que não muito. São filas, congestionamentos, muvucas na rua e galerias (cuidado com os bolsos) e o risco de comprar algo falsificado.

Para não ser enganado, a dica fica com lojas como Master 10 e Nave para Informática, Sax para perfumes e roupas e Monalisa para os demais (mesmo que com um risco de falsificações).
Aduana brasileira. Congestionamento para ir e fila na
volta para declarar (podendo levar horas). Programe-se!

Paraguai é um lugar complicado e faz parecer nossa 25 de Março uma maravilha. Porém vale a pena para comprar algumas coisas. Alguns produtos de informática tendem a ser muito abaixo do preço normal... mas nem tudo.

Uma dica geral é sempre declarar. Mesmo que ultrapasse e pague as dividas (60%). Além da fiscalização na fronteira, existe uma fiscalização nos aeroportos e estradas. Essas costumam ser mais rígidas e exigem legalidade feita já na fronteira. Se você excedeu o valor mínimo e se declarar (e pagar) estará na legalidade.

No mais, dá para comprar perfumes e roupas quase que tranquilamente. Dificilmente geram problema. (1 perfume, não 10 da mesma marca, claro). A fiscalização é rígida quanto à equipamentos e bebidas. Remédios e armas são passíveis de prisão.

A ponte da amizade possui uma visão muito bonita de ambas as cidades e é possível notar a diferença entre o nosso país e o Paraguai logo na fronteira. Um passeio válido para quem vai para Foz fazer outras coisas.

Só tomem cuidado!


Por-do-sol na ponte da Amizade!
Uma paisagem bonita em meio ao caos da cidade

Comprando!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...