Por Fernando Jácomo

Como vender um produto?
Novos espaços foram criados, incluindo o questionável Meet and Greet do You tube, onde os fãs subiam até um ponto, cumprimentavam seus artistas da web (youtubers) e desciam por um escorregador. A ideia de apresentar a Web-Celebridade dessa forma me fez pensar em muitas coisas.
Primeiro vamos separar o joio do trigo: existe o youtuber que produz conteúdo de qualidade e aquele que não consegue produzir nada de relevante. Mas se toda a tecnologia e inteligencia coletiva colaborarem, a própria ação de likes, comments, shares e views serão suficientes para auxiliar no filtro desse grupo ruim.
A celebridade da web é hoje aquela que fala com o publico consumidor. Fala com as crianças e com a nova-velha audiência da onda digital. É o "internauta" que nossos políticos falam.
Hoje, o jovem não assiste mais televisão, e o mesmo aparelho está fadado à extinção em tempos de Netflix e Youtube onde diversos famosos estão saindo da TV e buscando mais espaço na internet como é o caso de Rafinha Bastos e Maisie Williams (a querida Arya de Game of Thrones). Eles influenciam compras e escolhas. Nada mais justo do que dar à eles um espaço adequado para se aproximar de seus fãs - apesar de existirem aqueles que não entenderam ainda sua própria "fama" volátil à likes.
Quem é esse comunicador?
De imediato ... ele não é o comunicador como conhecemos. Na maioria das vezes são pessoas tímidas com dificuldades de falar em publico. São pessoas que falam muito em frente às câmeras, mas quando chegam à alguma audiência, pouco falam. Na maioria das vezes, falam algo rápido, sorriem, tiram fotos (ou selfies) e horas depois voltam à WEB, para agradecer o carinho.
Há exceções. Na própria BGS 2015, Jovem Nerd e Azagal (Youtubers e Trintões) animaram o publico durante 3 dias, trabalhando muito e lidando com uma audiência grande. Segurando o ritmo como conseguem.
Mas na grande maioria, o primeiro comportamento é comum e veja bem, não há estranheza alguma nisso, pois esse é um comportamento padrão do jovem - visto por psicólogos e pais como o fim da humanidade e um crime à socialização do individuo. Nem mesmo isso é sinal de que o canal do tímido-famoso é ruim. Hoje podemos escolher ficar do lado dos retrógrados criticando ou abraçar a causa e tentar melhora-la (seja produzindo ou apenas curtindo).
O que espanta são casos como de apresentadores, que tinham o publico em suas mãos, mas mandam tamanhas pérolas. A própria empresa do stand não se ligou ao colocar o colega lá. É como se o ser buscasse o glamour da TV e esquecesse que aquele palco não é mais dele. Triste é ver Youtubers que se acham a quarta pessoa da santíssima trindade e sequer acreditam que a sua fama é sustentada pelo ego. Não agradecem aos fãs e estão lá para brilhar, assim como as desprezíveis BBBs que tem o talento de ser bonita. Eles não se ligaram e tendem a falar baboseiras na Internet e ao vivo. Sorte que são a minoria.
As empresas não precisarão nem filtrar algumas presenças nos próximos anos. Como disse antes, a soma de likes, comments, shares e views darão a sentença da sub-celebridades e o futuro será definido e a velha e real relaçao 'trabalho x salário' ditará o futuro destes. .
Há muito espaço! Ou os ruins se reinventam ou terão que sair na Sexy/G ou, em tempos digitais, no Porno Tube mesmo..
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