sábado, 17 de agosto de 2013

Review - Livro Extraordinário, R. J. Palacio - Não julgue um menino pelo rosto e nem esse livro pela capa

Para qualquer pessoa que vê o livro Extraordinário em uma bancada de uma livraria logo pensa que se trata de um livro infanto-juvenil padrão sobre bullying mas não é.

Marcando a estréia da escritória R. J. Palacio, o livro Extraordinário esteve por muitas semanas consecutivas no topo dos bestsellers segundo a lista do The New York Times e a razão é evidente ao lê-lo. O livro conta a história de August que possui uma deformidade rara no rosto. Auggie (como seus pais e amigos o chamam) precisa enfrentar, aos 10 anos, a sua nova vida na escola e os olhares e comentários dos demais alunos.

O ritmo do livro inicia-se bem comum e previsível, mas depois de um tempo mostra uma nova estética: a dos ponto de vistas variados sobre um mesmo tema. Enquanto os primeiros capítulos são contados por Auggie sobre suas impressões na nova escola, os demais são contados por outros personagens mostrando de forma leve e profunda ao mesmo tempo a percepção deles quanto à situação de Auggie.

Os temas vão se intercalando até que todas as subtramas são explicadas, resolvidas e concluídas nos pivôs da história: Auggie e seu rosto. Assuntos como sentimentos, preconceito e bullying são explorados no decorrer da históra de forma objetiva, não tornando a leitura apenas direcionada à adolescentes.

Livro Extraordinário R.J. Palacio
#ficaDica
É incrível como as pessoas podem ser cruéis com o que é diferente! Mesmo que elas não queiram, às vezes um simples olhar pode denunciar tudo. E isso é explorado do começo ao fim com crianças e adultos. Auggie precisa enfrentar o preconceito e os momentos em que amizades e fraternidades são colocadas à prova. Algo próximo da realidade quando percebemos que nossa sociedade ainda não é suficiente resolvida a lidar com questões diferentes como a situação de Auggie e tantas outras coisas diferentes (troque o caso de Auggie por outra doença ou por fatores sociais como pobreza, homossexualidade e etnias) A sociedade é limitada a não aceitar o diferente e puxa para o passado mais primitivo em nome da "moral" a justificativa para o seu preconceito enquanto no final está matando o próximo de forma cruel.

O livro tem seus defeitos. Algumas tramas são mal exploradas e consequentemente mal resolvidas como a de Via (irmã de Auggie) e Miranda (sua melhor amiga). Outras são extremamente dispensáveis como os capítulos inteiros dedicados ao namorado de Via. Contudo, é um livro rápido que poderia ter mais coisa, afinal de contas, sobre o caso de Auggie, existe tanta coisa engasgada na garganta sobre esse tema, que precisa ser dita às nossas crianças o quanto antes.

Extraordinário
AUTOR R. J. Palacio
EDITORA: Intrínseca
QUANTO: Cerca de R$19,90 (320 págs.)
NOTA [1-5]: 3,5

Book Trailer com legenda:


Palavras-chave
Bullying Extraordinario, Wonder, Deformidade, infantil, adolescente, August Pullman, Via, Olivia Pullman, Miranda, Justin, Jack Will, Menino com deformidade facial no rosto, livros, Julian, Summer, Charlotte, Sr. Buzanfa, Better Pop, Escolas, Doenças infantis, lição de vida

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...