segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Review - Crônicas de Jerusalém, Guy Delisle

Depois das grandes HQs Pyongyang, Shenzhen e Crônicas Birmanesas, chegou ao Brasil nos últimos meses o novo quadrinho inteligente do escrito canadense Guy Delisle: Crônicas de Jerusalém.

Primeiro não sei por que as editoras colocaram aqui o complemento ao título "Crônicas de...", sendo que o nome original segue o padrão igual aos dois primeiros livros com a adição de um subtítulo "Jerusalém: Cronicas da cidade Santa", mas isso é um mero detalhe... porém faria mais sentido.

Assim como os demais livros, Guy explica por meio de quadrinhos, o dia a dia de sua vida em um país culturalmente diferente do seu. Porém, para um cara que viajou por toda a Ásia trabalhando e cuidando de seu primogênito a coisa parecia fácil... mas não foi.

Essa dificuldade transforma alguns momentos do quarto livro em momentos mais sérios. Dessa vez, é possível ver tensão em pequenas tirinhas do autor como a cena do míssil em gaza e das travessias nos checkpoints das muralhas... Todas bem interessantes.

Entretanto o humor permanece mais dosado e a crítica política um pouco menos irônica do que Pyongyang: o autor é mais direto e aborda a questão da palestina de forma clara e objetiva, sem muito tabu. E isso funciona na narrativa.

Não me entendam errado, a ironia (que chega a se engraçada e triste ao mesmo tempo - coisa que só Guy Delisle consegue fazer) está lá. Um exemplo no final do livro é quando um judeu dá seu veredicto perante uma das invasões às propriedades palestinas, encerrando o livro. O autor traça um ponto que nenhum livro de história conseguiria tratar sem a sua pitada de ironia. Genial!

Cover of Jerusalem, by Guy Delisle.jpgMas no fim, o autor não desbrava demais como nos primeiros livros (ele tem dois filhos agora para cuidar) e com isso mostra de forma dosada seu lado família (mais controlado do que Cronicas Birmanesas que tinham capítulos dedicados ao seu filho praticamente) o que torna o livro o maior e o mais complexo para se degustar perante os demais. São muitas tramas para fazer e resolver. São muitas questões técnicas (muitas necessárias) que vão fazer alguns fãs torcerem o nariz.

Mas de cara, é um dos mais bem escritos (e desenhados)

Crônicas de Jerusalém
AUTOR: Guy Delisle
EDITORA: Zarabatana
QUANTO: Entre R$ 39,90 e 49,90 (335 págs.)
NOTA [1-5]: 4,5
Palavras Chave para BuscaPyongyang, Shenzhen, Crônicas Birmanesas, Burma Chronicles, Jerusalem, Chronicles of the Holy City Guy Delisle Zarabatana Editora, Coleção Terra Clara, Faixa de Gaza, Palestina, Samaritanos, Quadrinista, Quadrinhos Canadense, Quadrinhos Preto e Branco, Judeus, Ortodoxos, Mulçumanos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...