sábado, 20 de abril de 2013

Viajando pelo mundo #48 - O olho do mal e o dinheiro de uma cidade quematou um cristão

Pamukkale possui uma ruína enorme de uma cidade e uma necrópole (cidade dos mortos / cemitério) muito bem conservada.

Por conta das águas medicinais das termas ao topo da montanha, muitos reis e nobres vinham à Pamukkale em busca de cura e sorte.

A cidade acabou gerando um comércio lucrativo por conta das fontes. Esse local foi conhecido como Hierápolis com influências romanas-bizantinas e até gregas.

Nos sarcófagos, espalhados pela necrópole, percebe-se diversos detalhes e símbolos da mitologia grega, entre eles a face de Medusa esculpida nas pedras, que por sua vez, petrificaria àqueles que violassem o túmulo em busca de jóias e artefatos que eram comumente enterrados juntos com os corpos. O olho de medusa, na Turquia, aos poucos ganhou o significado do "olho do mal" mas ao contrário do nome, virou um amuleto de sorte, sendo alterado para um conjunto de circulos azulados e feito de vidro. Diz-se que o portador do olho do mal / de medusa, é protegido de influências externas, podendo quebrar quando carregado por completo com maldade externa.

Porém maldade maior foi feita com São Felipe que queria acabar com o paganismo das pessoas na cidade a fim de seguirem um só Deus. Isso representaria falência de vários Negócios em cima dos deuses e entidades gregas (incluindo a fabricação de estátuas como a de medusa), por isso, são Felipe foi morto e enterrado e hierápolis, tornando também um local de peregrinação.











0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...