segunda-feira, 22 de abril de 2013

Viajando pelo mundo #50 - Cidade de Éfeso bíblica

Em Éfeso, segundo a crença católica e ortodoxa, a virgem Maria e o apóstolo são João vieram morar após a ascenção de Cristo na região. Crenças a parte, não há dúvidas por parte dos arqueólogos que ambos moraram naquela região por um tempo.

E isso vai além da bíblia. No topo de uma montanha após a morte do apóstolo (que viveu 100 anos) foi construída logo em seguida uma basílica sobre seu túmulo.

Também em outro morro, há a casa de virgem Maria, onde ela morou por 6 anos junto do apóstolo. Testes de carbono 14 comprovaram a veracidade, tornando o local um ponto de peregrinação onde os fies podem visitar a casa com um belo jardim, acender uma vela e beber da água mineral que sai por debaixo da casa.

Quanto à basílica de são João, hoje são apenas ruínas. Devido as invasões otomanas, o local chegou até a virar uma mesquita.

Na época, como Éfeso era uma cidade livre, ambos não sofreram as mesmas consequências mortais que outros cristãos em outros lugares. Isso explica até porque o apóstolo teria conseguido viver até os 100 anos de idade.

Ao fundo da basílica, existem as ruínas de um castelo medieval otomano, infelizmente fechado para reformas.

O custo de cada local custa cerca de 10 liras turcas. Vale o passeio :)

Uma dica que me deram quando estava em Selçuk e repasso para quem for visitar a basílica: não aceite ajuda dos estranhos na região, nem convites "especiais" para ver o castelo. Há casos de roubo de turistas na região por conta disso. Se alguém o chamar do lado de fora, simplesmente ignore. Aliás, evite qualquer convite do tipo na Turquia, eles tendem a lesar o bolso das pessoas de alguma forma. :)

Ah, e se der, aprecie o vale (dá para ver o mar) e quem sabe ver um belo por-do-sol... Faz bem para a alma!













0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...