sábado, 19 de julho de 2014

Viajando pelo mundo 85 - Medjugorje, Bósnia

De tanto pesquisar sobre Medjugorje, estou craque em escrever o nome complicado dessa cidadezinha simples que é na verdade um espaço de paz e meditação.

Ela é um vilarejo na Bósnia, próximo à Croácia. E o que faz o lugar especial, especialmente para os católicos, é o ultimo lugar onde teria aparecido virgem Maria (dentre diversas aparições como Aparecida, Lourdes, Fátima, Guadalupe etc).

O que é místico é que as pessoas que viram Maria, enquanto crianças, ainda estão vivas e ainda a veem. Uma delas diariamente e outras em datas específicas.

O local é um espaço para cuidar da mente e da alma. Muito legal! 

O que fazer em Medjugorje?
Mesmo que você não seja católico e queira conhecer pequenas cidades em locais calmos e diferentes, essa é sem dúvida uma boa pedida. O local conta com duas trilhas difíceis em locais onde Maria se manifestou (monte Krizovac e monte das aparições). Cada uma das trilhas com cerca de uma hora para subir e outra para descer. Muito verde e muito desafio. 
Por fim, existe a pequena igreja de São Tiago onde acontece a missa e o terço diariamente as 18 e a missa em inglês as 10 da manhã. Otimo para renovar as energias espirituais.

Como chegar lá?
Existem duas formas fáceis. Uma é a partir de Split, na Croácia. Pega-se um ônibus diretamente, por cerca de 4 a 5 horas (considere 5 horas pois existe transito e a fronteira). Quando em Split, pergunte pela estação de ônibus. Ela é estrategicamente localizada e utilizada pelos mochileiros na Croácia. Outra forma é pegar um trem de Sarajevo até Mostar e um onibus de hora em hora para Medjugorje. Eu fiz por Split e nesse caso, perdi quase 2 dias (ida e volta) para locomoção. Leve isso em consideração em seus planos.

Onde se hospedar?
Existem diversas pensões espalhadas pela cidade. Como não há necessidade de carro, é possível andar ou pagar 5 Euros no taxi (que leva para qualquer lugar). Caso não queira andar muito, hospede-se próximo à igreja. Caso não ligue, recomendo a pensão Ivanka Barac. A hospitalidade foi muito grande e o local super tranquilo. É um pouco afastado, mas a responsável pelo lugar, oferece até carona. Essa e demais pensões podem ser encontradas no hoteis.com 

Atenção!
Cuidado pois a cidade carece de calçadas. 
Na trilha, se tiver aquelas begalas de trekking, o ajuda absurdamente a dubir as duas trilhas que são difíceis. Nunca fique sem água. Use tênis para subir as trilhas e não chinelos ou sandálias.
Ela pode ser feita por todas as idades, mas respeite seu limite. 

Nossa Senhora de Medjugorje
Panoramica da Igreja de Sao Tiago
Iniciando a trilha
Peregrinos levando sua própria cruz para o alto do monte
Alto do monte Krizovac
Trilha cheia de pedras. Nível díficil, mas não impossível.
Monte das aparições

Peregrinos no alto do monte
Cidade de Medjugorje
Oasis da paz

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...