sexta-feira, 18 de julho de 2014

Viajando pelo mundo 84 - Split, Croácia

Croácia é um daqueles países que pouco conhecemos mas que no final ficamos encantados. Assim também fiquei com Split, localizado no litoral da Croácia.

Um pouco de Wikipedia: "Embora o surgimento de Split costume ser associado à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área. Diocleciano, um imperador romano que governou entre 284 e 305, era conhecido por suas reformas e pela perseguição aos cristãos. Por ordem sua, a construção do palácio começou em 293, de modo a estar pronto quando de seu afastamento da vida política do império em 305. O lado sul do palácio fica defronte ao mar, suas muralhas têm uma extensão de 170 a 200 m e uma altura de 15 a 20 m...(...)".

A cidade em si possui uma área da cidade velha com retaurantes, cafés e lojas. Explorando mais encontra-se a cidade mais contemporânea, com praias (mesmo que sem a areia fofinha das quais estamos acostumados e grandes prédios.

Para se hospedar, é comum alugar apartamentos. A moeda é a Kuna (eu carinhosamente chamei de tucunaré) e apesar de desvalorizada com o real não se engane, a inflação de Split está equiparada com o Euro. É comum pagar em uma coca cerca de 20 à 30 tucunarés (8 à 12 reais aproximadamente).

A cidade antiga conta com uma torre antiga (pode-se subir por 15 tucunarés, ou você pode pagar 50 em um passeio que inclui outros pontos turísticos). Vale a pena conhecer!


Ruas da cidade velha
Torre de Split
Estátua de Zeus
Ruas da cidade
Interior da catedral
Altar no interior da catedral
Sinais da civilização romana
Muito bonito

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...