sábado, 19 de julho de 2014

Viajando pelo mundo 85 - Medjugorje, Bósnia

De tanto pesquisar sobre Medjugorje, estou craque em escrever o nome complicado dessa cidadezinha simples que é na verdade um espaço de paz e meditação.

Ela é um vilarejo na Bósnia, próximo à Croácia. E o que faz o lugar especial, especialmente para os católicos, é o ultimo lugar onde teria aparecido virgem Maria (dentre diversas aparições como Aparecida, Lourdes, Fátima, Guadalupe etc).

O que é místico é que as pessoas que viram Maria, enquanto crianças, ainda estão vivas e ainda a veem. Uma delas diariamente e outras em datas específicas.

O local é um espaço para cuidar da mente e da alma. Muito legal! 

O que fazer em Medjugorje?
Mesmo que você não seja católico e queira conhecer pequenas cidades em locais calmos e diferentes, essa é sem dúvida uma boa pedida. O local conta com duas trilhas difíceis em locais onde Maria se manifestou (monte Krizovac e monte das aparições). Cada uma das trilhas com cerca de uma hora para subir e outra para descer. Muito verde e muito desafio. 
Por fim, existe a pequena igreja de São Tiago onde acontece a missa e o terço diariamente as 18 e a missa em inglês as 10 da manhã. Otimo para renovar as energias espirituais.

Como chegar lá?
Existem duas formas fáceis. Uma é a partir de Split, na Croácia. Pega-se um ônibus diretamente, por cerca de 4 a 5 horas (considere 5 horas pois existe transito e a fronteira). Quando em Split, pergunte pela estação de ônibus. Ela é estrategicamente localizada e utilizada pelos mochileiros na Croácia. Outra forma é pegar um trem de Sarajevo até Mostar e um onibus de hora em hora para Medjugorje. Eu fiz por Split e nesse caso, perdi quase 2 dias (ida e volta) para locomoção. Leve isso em consideração em seus planos.

Onde se hospedar?
Existem diversas pensões espalhadas pela cidade. Como não há necessidade de carro, é possível andar ou pagar 5 Euros no taxi (que leva para qualquer lugar). Caso não queira andar muito, hospede-se próximo à igreja. Caso não ligue, recomendo a pensão Ivanka Barac. A hospitalidade foi muito grande e o local super tranquilo. É um pouco afastado, mas a responsável pelo lugar, oferece até carona. Essa e demais pensões podem ser encontradas no hoteis.com 

Atenção!
Cuidado pois a cidade carece de calçadas. 
Na trilha, se tiver aquelas begalas de trekking, o ajuda absurdamente a dubir as duas trilhas que são difíceis. Nunca fique sem água. Use tênis para subir as trilhas e não chinelos ou sandálias.
Ela pode ser feita por todas as idades, mas respeite seu limite. 

Nossa Senhora de Medjugorje
Panoramica da Igreja de Sao Tiago
Iniciando a trilha
Peregrinos levando sua própria cruz para o alto do monte
Alto do monte Krizovac
Trilha cheia de pedras. Nível díficil, mas não impossível.
Monte das aparições

Peregrinos no alto do monte
Cidade de Medjugorje
Oasis da paz

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Viajando pelo mundo 84 - Split, Croácia

Croácia é um daqueles países que pouco conhecemos mas que no final ficamos encantados. Assim também fiquei com Split, localizado no litoral da Croácia.

Um pouco de Wikipedia: "Embora o surgimento de Split costume ser associado à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área. Diocleciano, um imperador romano que governou entre 284 e 305, era conhecido por suas reformas e pela perseguição aos cristãos. Por ordem sua, a construção do palácio começou em 293, de modo a estar pronto quando de seu afastamento da vida política do império em 305. O lado sul do palácio fica defronte ao mar, suas muralhas têm uma extensão de 170 a 200 m e uma altura de 15 a 20 m...(...)".

A cidade em si possui uma área da cidade velha com retaurantes, cafés e lojas. Explorando mais encontra-se a cidade mais contemporânea, com praias (mesmo que sem a areia fofinha das quais estamos acostumados e grandes prédios.

Para se hospedar, é comum alugar apartamentos. A moeda é a Kuna (eu carinhosamente chamei de tucunaré) e apesar de desvalorizada com o real não se engane, a inflação de Split está equiparada com o Euro. É comum pagar em uma coca cerca de 20 à 30 tucunarés (8 à 12 reais aproximadamente).

A cidade antiga conta com uma torre antiga (pode-se subir por 15 tucunarés, ou você pode pagar 50 em um passeio que inclui outros pontos turísticos). Vale a pena conhecer!


Ruas da cidade velha
Torre de Split
Estátua de Zeus
Ruas da cidade
Interior da catedral
Altar no interior da catedral
Sinais da civilização romana
Muito bonito

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Viajando pelo mundo 83 - Comemorações da queda da bastilha

Se estiver em Paris em Julho, procure programar seu passeio para que tenha um dia livre no dia 14 de Julho, data em que é comemorado o dia da Queda da Bastilha. Evento-chave para o que iniciou a Revolução Francesa.

O dia começa com uma passeada militar (como em um sete de setembro) na champs elysees. Toda cidade fica tomada por integrantes das forças armadas francesas, carros, tanques, helicópteros e até caças aéreos (que cruzam os céus de Paris traçando faixas de fumaças nas cores da bandeira francesa.

Os museus ficam gratuitos e a cidade fica em festa, tomada por um patriotismo sem igual.

Ao final do dia, espere o por-do-sol tardio (11 horas da noite) em uma das pontes ou locais com visibilidade para a Torre Eiffel, para assistir a queima de fogos! Muito divertido!

Arco do Triunfo enfeitado com a bandeira da França
Macaco em frente ao arco
Noite de fogos. 
Louvre recebendo visitantes a caráter - na sala da Monalisa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...