domingo, 8 de março de 2009

Especial da Semana - Watchmen - O Teste de Rorschach

Um dos persongens mais intrigantes do universo Wacthmen é Rorschach. Com um temperamento extremamente complicado é capaz de morrer pelos princípios. Talvez seja justamente por essa razão que Rorschach seja tão especial no universo de Watchmen.

Mas você sabe o significado da máscara de Rorschach? Na realidade, o nome do personagem vem de Hermann Rorschach, um suiço que desenvolveu uma técnica chamada "Teste de Rorschach".

O teste, consiste de 10 lâminas com borrões de tinta que obedecem a características específicas quanto à proporção, angularidade, luminosidade, equilíbrio espacial, cores e pregnância formal. Estas características facilitam a rápida associação, intencional ou involuntária, com imagens mentais que, por sua vez, fazem parte de um complexo de representações que envolvem idéias ou afetos, mobilizando a memória de trabalho.

A aplicação do Teste de Rorschach é feito individualmente, não havendo aplicação em grupo. Na aplicação, as lâminas são apresentadas uma de cada vez, sendo solicitado ao examinando que diga com o que acredita serem parecidos os borrões de tinta.

Como o Teste de Rorschach avalia a dinâmica de personalidade particular a cada pessoa, não se deseja, a partir de seus dados, atribuir um diagnóstico psiquiátrico. Pretende-se, no entanto, contextualizar os distúrbios psíquicos, compreender o valor e o significado de um sintoma clínico e orientar para o tratamento mais adequado.

Nos links abaixo, é possível realizar o teste (em inglês). Muito interessante.

Nome: The Ink Blot Test
Link: Aqui

Nome: Rorschack Test
Link: Aqui

1 comentários:

Anônimo disse...

Acho bacana quando se usa literatura de alguém, citar a fonte.

A explicação do teste de Roscharch vem desse site super sério:
http://www.rorschach.com.br/a%20prova%20de%20rorschach.htm

Como estudante Psi, achei que é meu dever te dizer isso numa boa. Ainda mais tratando-se de uma das nossas ferramentas de trabalho.

Boa sorte nos próximos escritos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...