quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

10 anos de Naruto em 2009 - Uma revolução maior do que se imagina


Todos se lembram da febre Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e até Pokémon que teve no Brasil.


Atualmente, os amantes (ou viciados) em anime/mangá (e derivados) têm acompanhado a mais nova febre atual, Naruto. Mas quando surgiu naruto? Qual o diferencial? Vamos descobrir logo abaixo.

Seiya, Goku, Naruto... Qual a principal diferença de suas séries?

Normalmente, um herói de mangá tem que ser engraçado, ter honra e o principal (muitas vezes), saber lutar.

O que diferencia principalmente, Naruto das outras febres passadas, é uma coisa chamada "banda larga".

Assim que internet tornou-se popular no Brasil (entre 1995 e 2001), as pessoas ainda acompanhavam as séries animadas pelo Cartoon Network, pela rede aberta ou pelos fansubbs.

Porém, para uma série nova chegar nessas mídias, ser traduzida (dublada na maioria das vezes) e ficar disponível demorava-se anos e anos.

Dragon Ball, criado por Akira Toriyama por exemplo, surgiu no Japão no ano de 1984 (ano em que eu nasci) mas só chegou ao Brasil nos anos 90. E mesmo assim, não fez muito sucesso. Foi preciso exibir a segunda fase da série (Dragon Ball Z), entre 1999 e 2000 na Band, para a série estourar.

Naruto por sua vez, chegou nas redes de TV brasileiras a pouco mais de 2 anos (na rede aberta pouco mais de 1 ano) e mesmo assim já era febre (quase que curada) entre milhares de fãs.

O motivo disso? A Banda Larga. A bela banda larga que no início dessa década, permitiu aos fansubbs acharem vários animes (traduzidos em inglês já)e disponibilizarem para todos nós ou em DVD (a segunda maravilha) ou em suas páginas.

Então, TV esquece?

Infelizmente, ainda não. A banda larga (e até a internet) é prazer de poucos. Ainda existem aqueles que ainda não tem acesso a um computador e que so conseguem ver algo pela rede aberta.

Mas por que Naruto? Eu prefiro Bleach!

Vamos dizer que Naruto é simbólico. Poderíamos iniciar esse post como "Bleach", "Lost", "Heroes", "Novela das 8" ou até "Tom e Jerry". Por que não?

Hoje pode-se assistir a muitos programas que antes não assistíamos com tanta facilidade. Chega de reprises!

Por isso, efetivamente, a febre Naruto (e tantas outras) surgiu devido a internet banda larga. Surgiu praticamente quando a série começou. Surgiu mesmo quando acessávamos no máximo à 70 Kbps.

Sim, nesses 10 anos de Naruto, nós devemos comemorar 10 anos de evolução nossa. Emissoras de televisão, nós estamos à frente.


Dados gerais:

Banda Larga - Conexão em alta velocidade à internet. No Brasil, o acesso comercial a ela iniciou-se provavelmente em 1998 (DF) pela empresa ITSA (Internet tipo cabo). Em 2000 já podia-se conectar utilizando modem ADSL.

Naruto - Criado por Masashi Kishimoto em 1997. Teve o primeiro mangá lançado em Novembro de 1999 pela revista Shonen Jump. Atualmente são mais de 40 volumes ainda sob publicação, separados em 420 capítulos. A série de televisão possui mais de 300 episódios. Baixe os episódios de naruto aqui.

Dragon Ball - Série criada por Akira Toriyama em 1984. Foi finalizada em 1995 com cerca de 42 volumes. A série animada teve pouco mais de 500 episódios.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...