terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A 1ª febre japonesa

Não! Não é a gripe asiática, mas tem proporções muito grandes. Tem tudo a ver com cultura japonesa.

Na realidade existem várias gerações de amantes de cultura japonesa. Recentemente adquiri um livro que falava um pouco sobre a primeira mania japonesa.

Ela aconteceu por volta dos anos 60 e 70 com o apresentador Capitão Aza. Séries japonesas marcaram uma geração de pessoas que hoje se lembram com muito orgulho de serem os primeiros a presenciar fase tão rica.

O Japão nessa época ainda sofria muito mais com os vestígios de uma guerra que havia terminado a menos de 20 anos. Era uma nação que precisava de heróis. Heróis que pudessem acabar com qualquer ameaça gigantesca. Eis que surgem Ultraman, Ultraseven, Robô Gigante e os animes do corredor Speedy Racer e do lutador Sawamu.

Nossos brasileirinhos vibravam com o capitão Aza e seus desenhos da TV Tupi. Foi criada a primeira febre nipônica televisiva no Brasil.

Capitão Aza que há muito não recebia seu salário acabou se despedindo no ar dizendo que ia realizar uma missão no espaço. Hoje, ele é lembrado com muito carinho.

Bom, classifiquei as manias japonesas em cinco grandes fases (ou febres) que aconteceram no Brasil. Veja em qual a sua geração se adequa mais.


Geração "Capitão Aza e Ultra"
Séries: Ultraman, Ultraseven, Robô Gigante, o judoca, Sawamu, Cyborg 009, Don Dracula, Speedy Racer e etc
Apresentadores do momento: Capitão Aza
Emissora principal: TV Tupi
Ano: Entre 1966 até 1979
Séries concorrentes: Planeta de gigantes, Planeta dos macacos, Séries figuras animadas Marvel, Hanna Barbera, Batman e Robin, Besouro verde, etc
Detalhe: Geração marcada pela primeira aparição dos heróis gigantes. Speedy Racer agora em 2008 virará filme. Ultraman ainda é produzido em longa metragens.

Geração "Jaspion"
Séries: Jaspion, Changeman, Lionman, Akira, Flashman, Jiban, Winspector, Kamen Rider, Patrulha Estelar, Doraemon, Jiraya etc.
Apresentadores do momento: Xuxa e Angélica
Emissora principal: TV Manchete
Ano: Entre 1986 até 1993
Séries concorrentes: Caverna do dragão, He-man, Smurfs, Thundercats, Tartarugas ninjas, etc.
Detalhe: Nenhuma apresentadora apresentava as séries japonesas. Akira é considerada uma das maiores animações da atualidade e terá seu DVD nacional em 2008. Doraemon ainda é muito conhecido no japão e Kamen Rider ainda é produzido.


Geração "Cavaleiros do Zodiaco"

Séries: Cavaleiros do Zodiaco, Yu Yu Hakusho, Supercampeões, Sailormoon
Apresentadores do momento: Xuxa, Eliana e Angélica
Emissora principal: Rede Manchete
Ano: Entre 1994 até 1998
Séries concorrentes: Simpsons, X-men, Power Rangers e Homem Aranha.
Detalhe: Nenhuma apresentadora apresentava as séries japonesas. Power Ranger iniciou a franquia de cópia das séries japonesas que ainda são produzidas. O contrato para o formato americano pode acabar e todos esperam o cancelamento para assistirem as versões japonesas originais. Houve novas tentativas recentes de re-exibição das séries, mas sem sucesso. Cavaleiros do Zodiaco ainda é produzido.


Geração: "Pokémon DBZ"

Séries: Dragon Ball Z, Pokémon, Viagem de Chihiro, Bucky, Digimon, Monster Rancher e Yu-Gi-Oh.
Apresentadores do momento: Eliana e Kira (bandeirantes)
Emissora principal: Bandeirantes e Record
Ano: Entre 1999 e 2004
Séries concorrentes: Recriação de X-men, tartarugas ninjas, he-man. Séries cartoons como Meninas super-poderosas, Samurai Jack e Mansão Foster.
Detalhe: Fase pré-bandalarga. As compras de episódios eram feitas com fitas de vídeo e as pessoas iam adquirindo DVDs aos poucos. Febre pokémon e DBZ alavancou a venda de varios produtos relacionados. Dragon Ball já havia sido exibido no Japão há muito muito tempo e virará filme.

Geração "Naruteira Hi-Tech"
Séries: Naruto, One Piece, Bleach, Full Metal e mais um milhão.
Apresentadores do momento: Nenhum
Emissora principal: Nenhuma
Ano: 2005 até hoje
Séries concorrentes: Lost e Heroes.
Detalhe: Esqueçam a televisão comum. Deus salve a banda larga. Enfim, séries recém lançadas no japão, podem ser assistidas no mesmo dia (ou até na mesma hora). Espantem: "legendados em vários idiomas". Vários desenhos promentem ser iguais a Dragon Ball... mas nenhum se prontificou a ser melhor que Ultraman... mas aí são outros detalhes. A televisão convencional mudou e os animadores infatis hoje, fazem venda pela TV. O pior, é que não são mais lembrados como o herói Aza dos anos 60. Revolução digital incrível. As emissoras terão que se renovar...

Links Relacionados
Melhores de 2007
Paródia a Super Sentais
Spiderman em Tokusatsu

Vídeos relacionados no You Tube
Abertura do programa do Capitão Aza
Ultraman - 4 ultras já vividos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...