segunda-feira, 3 de agosto de 2009

China Pop # 02 - A arte de Yue Minjun

Você já ouviu a expressão "sorriso amarelo"? Com certeza, se você for brasileiro, já ouviu falar! Entretanto, ninguém conhece a essência dessa expressão quanto Yue Min Jun.

Minjun é um artista plástico chinês contemporâneo. Suas pinturas a óleo foram classificadas como "realismo cínico", um movimento artístico que evoluiu como uma sequência das manifestações estudantis de 1989 (nas dependências da antiga fábrica 798 de Pequim é possível ver influências desse movimento e em especial, da arte de nosso artista cínico).

As pinturas dele são praticamente um auto-retrato, entretanto, expressam o sorriso de uma geração que passou por maus bocados (ou que ainda passam) no país. A idéia geral passada pelo artista é: "um povo que sorri mas que realmente não é feliz".

O que poderia ser uma afronta foi na realidade, bem aceito pelo país, mas principalmente pela população, mesmo inicialmente tendo feito muito sucesso fora do país.


As artes de Minjun exploram detalhes importantes de uma sociedade e servem de exemplo para todo o mundo. O que poderíamos pensar se suas pinturas mostrassem brasileiros com "sorriso amarelo" ao invés de chineses?

Abaixo, algumas imagens dos chineses sorridentes (smiling chineses):



China Pop
# 02 - A arte de Yue Minjun
# 01 - Conheça Jay Chou (Zhou Jielun)


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...