sábado, 18 de julho de 2009

Especial da Semana - Harry Potter - Adaptações #04 - Dos livros para a telona - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Em 2000...

Lembro da primeira vez em que li "Harry Potter e a pedra filosofal". Perguntei à um professor de português da minha cidadezinha (perdida no interior de São Paulo), o que ele achava do fenômeno literário Harry Potter.

Ele me disse que mesmo sendo importante um livro levar pessoas a lerem, não esperava muito sucesso.

Ele se enganou!

Mas não foi culpa dele. Só existiam apenas 3 livros da série e nem todo mundo lia as histórias.

Surgiu o fenômeno

Um ano depois, surgiu o primeiro filme... mesmo tendo feito sucesso, o tom infantil exagerado havia me incomodado, mas ainda assim foi uma grande diversão para o Natal...

Veio então os outros livros, os outros filmes, as camisetas, as miniaturas, os brinquedos, os cartazes, os cosplays, os derivados... o fenômeno literário se tornou um fenômeno pop!

Feliz JK Rowling que nada em dinheiro feito tio patinhas. Se não bastasse, um parque de diversões temático está sendo finalizado...

Nós aqui, apenas somos consumidores desse conto de fadas que se tornou Hogwarts.

Consumidores que nesse final de semana, estão curtindo a mais nova história do bruxo nas telas... e que história!
Enigma do príncipe e futuro

O filme está relacionado ao sexto livro da série e tem como papel principal, iniciar uma trilogia final! O último livro (As relíquias da morte) será divido em duas adaptações cinematográficas... uma jogada e tanto de marketing!

E que marketing! Só "O enigma do príncipe" rendeu no primeiro, dia 104 milhões de dólares!!! E isso no primeiro dia!

O filme funciona bem. Aproveita todos os elementos dos demais filmes (principalmente do segundo) e dos demais livros (se você não leu, pode ser que fique de fora em alguns momentos). No final, junta tudo em duas horas e meia.

Dessa vez, Dumbleodore, o diretor da escola, mostra todas as suas faces - das mais rígidas até as mais humanas. É a melhor aparição do personagem!

O tom infantil que havia me incomodado no primeiro filme, sumiu! Ficou apenas o tom adolescente, que vem em boa dose (nada exagerado como na série Crepúsculo).

Há sangue, monstros, sustos, possessões, envenenamentos, escuridão e até mesmo ótimos vilões! Um filme que, definitivamente não é para crianças!

Sorte nossa! Só não demorem muito com o próximo filme, pois esse aqui demorou demais!

Harry Potter e o Enigma do Príncipe: 4,5

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...