sexta-feira, 10 de abril de 2009

Adaptações #02 - Dos quadrinhos para a telona - Dragonball Evolution

Pensei duas vezes antes de escrever essa crítica. Até pensei em raciocinar melhor para não meter bomba no filme... mas não me aguentei... decidi analisar logo de cara o filme de Dragon Ball.

Na história, Goku após perder seu mestre, parte junto com Bulma atrás das esferas do dragão, capaz de realizar qualquer desejo. Entretanto, Piccolo, um demônio vindo do espaço está fazendo o mesmo.

O que dizer do filme? O filme é ruim! Não há como ser imparcial! Mas mesmo assim, vou tentar realizar uma análise olhando dois ângulos: o de blogueiro imparcial e o do fã número 1 de Dragon Ball.

Análise de um blogueiro imparcial

O filme tinha tudo para dar certo: fãs, dinheiro, referências e até um longo período de filmagem e produção. Mas o que se vê: (d)efeitos especiais mal acabados, cenários que parecem (e são) de isopor, roteiro atropelado em somente 80 minutos de filme.

Chow Yun-Fat, que faz tão esperado papel de mestre Kame até tenta, mas não convence muito. No final sobra.

Uma grande vantagem é a trilha sonora que até faz o filme ficar animado em algum momento.. mas nada de relevante. No final, um filme que engana pelo título e que fará algum tipo bom de bilheteria, mas que de conteúdo, é apenas uma correria cheia de efeitos visuais.

Análise de um fã número 1 de Dragon Ball (contém spoilers - eu avisei)

Como fã, contei as vezes que tentei sair do cinema. Para mim, beirou a tortura. Os personagens não tem nada a ver com eles mesmos e não digo isso fisicamente. Estou me referindo a personalidade deles.

Bulma no mangá é uma menina medrosa que possui como ambição arranjar um namorado. No filme, ela é corajosa e quer ser famosa. Yancha no filme não tem Pual. Mestre Kame até tem suas perversões mas não chega ao nível do mangá. Quanto a Goku? De garoto inocente e brincalhão para menino na puberdade e tímido.

Mas nem tudo é desastre. Piccolo está tão malvado quanto no mangá. Ao invés de ser aprisionado em uma panela elétrica por anos, ganhou um jarro estiloso.

Quanto a Goku versão macaco gigante... um lobisomem de dois metros. Poderia piorar? Vocês não viram Sheng Long.

E tudo isso em apenas 80 minutos! Foi o kame-hame-há mais rápido já visto! Sim, o filme é ruim!

Análise final

O filme não agrada. Apenas um fazedor de dinheiro barato. A história é fraca, as referências são atropeladas e o desenvolvimento dos personagens é nulo.

Poderia ter algo pior? Sim, existe uma versão chinesa do filme, pior ainda.

Esse é um filme que serve talvez para agradar crianças. E vale informar aos desavisados, Dragonball Evolution não tem nada de Dragon Ball.

Ainda bem que não tem nada de super saiyajin no meio senão... bem , melhor nem comentar o que seria do filme.

Dragon Ball: 1,5

Essa semana teremos o especial Dragon Ball (anime e mangá) justamente para você lembrar o quanto a versão japonesa é melhor.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...