sexta-feira, 18 de julho de 2014

Viajando pelo mundo 84 - Split, Croácia

Croácia é um daqueles países que pouco conhecemos mas que no final ficamos encantados. Assim também fiquei com Split, localizado no litoral da Croácia.

Um pouco de Wikipedia: "Embora o surgimento de Split costume ser associado à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área. Diocleciano, um imperador romano que governou entre 284 e 305, era conhecido por suas reformas e pela perseguição aos cristãos. Por ordem sua, a construção do palácio começou em 293, de modo a estar pronto quando de seu afastamento da vida política do império em 305. O lado sul do palácio fica defronte ao mar, suas muralhas têm uma extensão de 170 a 200 m e uma altura de 15 a 20 m...(...)".

A cidade em si possui uma área da cidade velha com retaurantes, cafés e lojas. Explorando mais encontra-se a cidade mais contemporânea, com praias (mesmo que sem a areia fofinha das quais estamos acostumados e grandes prédios.

Para se hospedar, é comum alugar apartamentos. A moeda é a Kuna (eu carinhosamente chamei de tucunaré) e apesar de desvalorizada com o real não se engane, a inflação de Split está equiparada com o Euro. É comum pagar em uma coca cerca de 20 à 30 tucunarés (8 à 12 reais aproximadamente).

A cidade antiga conta com uma torre antiga (pode-se subir por 15 tucunarés, ou você pode pagar 50 em um passeio que inclui outros pontos turísticos). Vale a pena conhecer!


Ruas da cidade velha
Torre de Split
Estátua de Zeus
Ruas da cidade
Interior da catedral
Altar no interior da catedral
Sinais da civilização romana
Muito bonito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para fazer suas críticas. Os comentários são moderados em virtude do excesso de Spam que o blogspot tem.