Vale começar o passeio no vale dos Reis que abriga as tumbas de diversos faraós que após algum tempo pararam de contruir pirâmides e começaram a usar as montanhas (que notem, tem formato de pirâmide) para abrigar tumbas que hoje possuem inscrições e cores vivas. Infelizmente o bilhete dá direito a entrar em apenas 3 tumbas :( Para entrar na tumba de Tutancâmon(ou Tutankhamon) é preciso pagar um ticket a mais. (custo de 100 EGP por ticket)
Interior da tumba de Tutankhamon (imagem do Wikipédia) |
A tumba dele possui a múmia de Tutancâmon, ainda jovem com seus 18 anos. As joias foram levadas para o museu do Cairo e há poucas inscrições na parede (há uma imagem de 12 babuínos - imagina se eu não gostei hehe) - Infelizmente não se pode tirar fotos dentro do templo, mas coloquei uma imagem do Wikipédia ao lado :) - link com as imagens da múmia do menino aqui.
Com relação aos templos, vale destacar o templo da rainha Hatshepshut (arquitetura única), Habu (vazio em se tratando de turistas mas cheio de detalhes), o templo Karnak (o maior e mais interessante) e o templo de Luxor. Todos os templos possuem histórias e simbologias importantíssimas para a cultura egípcia.
Ainda havia alguns lugares para ver, que eu não consegui ir, como o vale das rainhas e o museu, tente ir se der. Luxor é divido em duas áreas, com templos localizados na margem oeste e leste do Nilo.
Também vale a pena contratar um guia para ir explicando as coisas, são interessantes.
Templo da rainha Hatshepshut |
Vale dos Reis |
Sala das 100 colunas no templo Karnak |
0 comentários:
Postar um comentário