sábado, 1 de junho de 2013

Ranking 32 - Os 10 melhores games do Atari 2600

Gamers trintões ou quase (não é meu caso - só que não) se lembram muito bem do primeiro atari 2600 e do seu controle iconico (que sempre quebrava). O videogame foi a primeira proposta comercial para trazer os games do arcade para dentro de casa.


Nessa mesma época ainda não existia as ligações por AV e muitas vezes era preciso fazer a ligação pela antena da TV, o que tornava a imagem dos canais pior. Foi aí que surgiu o mito "videogame estraga a televisão" que nossas mães sempre falavam.


Nessa época também iniciou o costume de assoprar o cartucho e os bugs derivados do mal-encaixe das "fitas" no aparelho.

Os games mais famosos foram lançados pela Activision e o próprio Atari ganhou diversas versões genéricas, mas todos deram a mesma alegria à todos os gamers da época.

E qual os 10 melhores games do atari? Muitos deles ainda são relançados 


10º - Frostbite


O objetivo era pular em blocos de gelo para conseguir tijolos para sua casa, fugindo de criaturas marinhas e ursos polares. Passava-se de fase ao se terminar a casa e entrar nela.

As plataformas de gelo podiam ser pequenas ou grandes e era preciso pular sobre elas mais de uma vez para conseguir fazer seu iglu.

O game chegou a ganhar uma versão para download na Xbox Live porém baseada em uma versão que saiu posterior à essa para os PCs.


9º - Seaquest


Também lançado pela Activision, o jogo consiste de pilotar um submarino, para atacar outros submarinos e tubarões e resgatar mergulhadores. Ao resgatar 6 mergulhadores, o jogador ganhava mais pontos e ao fazer 10 mil pontos, e múltiplos, o jogador ganhava uma vida extra.

Uma outra feature no jogo era a possibilidade de competir com outros players.

Importante citar que o game não tem nenhuma relação com a série de TV Seaquest


8º - Megamania


Nesse game, o jogador controlava uma nave que se movia por toda a parte inferior da tela. No alto, diversos tipos de naves inimigas atiravam e desciam vagarosamente na direção da nave do jogador.

Após um ciclo de ataque inimigos, eles ganhavam novas tecnicas para ataque. Uma novidade é que na época do lançamento, em uma jogada comercial, a própria Activision liberou a nota que se algum jogador ultrapassasse 45 mil pontos, o gamer ganharia um emblema oficial "Megamaniac".

O game se encerrava após o jogador atingir 999.999 pontos. Uma versão do game está também na live.


7º - Space Invaders


Space Invaders no Atari era uma transposição mais simples de um famoso game lançado para arcade na década de 80. O game consistia em destruir alienigenas e defender sua base. A cada novo level os inimigos ganhavam ataques novos e movimentações próprias.

Space Invaders ganhou diversos ports e versões para diversos consoles incluindo PSP, Playstation 2 e Xbox.

Esse game provavelmente é um dos poucos que atingiu o universo pop fora dos games de forma mais impactante. Um exemplo disso são os grafites do artista Invader que está espalhado por diversas metropoles do mundo, principalmente Paris. (Em São Paulo é possível se deparar com um grafite de Space Invaders também, basta ficar de olho ^_^)

Os vilões do game hoje são parte do logo do espetáculo Video Games Live que ocorre todo ano no Brasil e em várias partes do mundo.


6º - H.E.R.O


Acronimo de  Helicopter Emergency Rescue Operation (Operação de resgates de emergencia de helicoptero, ou algo do tipo rs). O game consistia em um personagem que deveria destruir barreiras e inimigos em um labirinto vertical.

Como arma, o personagem possuia o seu helicoptero nas costas, dinamites e um laser que utilizava para atacar os animais ferozes que o impediam de salvar a mocinha no final.


5º - Keystone Kapers


Esse sim era baseado em uma série de TV americana chamada Keystone, porém para nós brasileiros pouco importava. Quando queríamos jogar esse game, nós queríamos jogar o jogo da "polícia e do ladrão".

Em 50 segundos você controlava um guarda que precisava desviar de diversos obstáculos (discos, carrinhos de supermercados e blocos que brilhavam - vai saber o que eram) e no final tinha que pegar o ladrão para ganhar pontos e avançar de nível.

O game tinha diversas telas e contava com dois aparatos de cenário revolucionários para época: escadas rolantes e elevadores!!! Um show gráfico!


4º - Pitfall


Pitfall foi e sempre será o bisavô de todos os games de aventura e plataforma. Enquanto muitos dizem que Uncharted copiou Tomb Raider pode-se dizer que Pitfall foi utilizado como base para todos esses.

Em uma selva cheia de animais, lagos, areia movediças o jogador era obrigado à localizar 32 tesouros em 20 minutos. O cenário era divido em duas partes: uma área externa e um subterrâneo cheio de escorpiões.

Esse realmente era um jogo dificil, sendo necessário ser preciso com os pulos e corridas, algo muito complicado com o controle da época.

Em 2009, incluimos Pitfall Harry como um dos personagens do top 100 de personagens dos videogames. Confira aqui. O game ganhou diversas continuações e se tornou uma série cheia de games, mas sem o encanto do primeiro.


3º - Pac Man


Como assim Pac Man não está em primeiro? Muito simples: o port do game original do arcade para o Atari (tanto 2600/7800) ficou além da versão original e dos demais competidores dessa lista.

O game possuía diversos problemas técnicos no gráfico que já podiam ser resolvidos na época. Problemas, problemas, problemas... mas quem se importa!!! O game era Pac Man - ou na minha terra, chamávamos de "come-come"

Nosso querido ser amarelo da Namco que de chegou até a lutar no game Street Fighter x Tekken, comilão chegava a comer os seus perseguidores fantasmas quando comia a pílula especial.

Na versão do atari o labirinto não sofria grande mudanças porém era um game obrigatório.


2º - River Raid


Um dos primeiros simuladores de voo, criou uma tendencia para games de simulação que utilizam a visão aérea e criou uma legião de fãs. 

No game você controlava um avisão com sérios problemas no armazenamento de combustível, sendo assim, além de atirar nos aviões, barcos e helicopteros inimigos, o jogador deveria se abastecer diretamente.

O game se encerrava quando o jogador chegava no 999.999 e aí era preciso reiniciar


1º - Enduro


Sim, o primeiro lugar ficou com esse incrível game de corrida. Um dos primeiros para videogames caseiros. Nesse game o objetivo era ultrapassar um determinado número de carros antes de acabar o circuito que envolvia diversos cenários, entre eles: dia, noite, neblina e neve.

Para chegar o destino final o jogador deveria evitar bater nos demais carros e conforme os circuitos era recomeçados, mas carros eram adicionados no objetivo e no circuito tornando o game mais dificil

Esse game se tornou uma febre aqui e todos passavam algumas horas tentando ultrapassar todos os carros. 

Outros games incríveis

Donkey Kong - Jumpman/Mario | Smurfs | Space | Montezuma´s Revenge | Superman | Xmen | Fishing Derby | Skiing | Demon Attack | Atari Boxing | Decathlon | Frogger | Missile Command | Moon Patrol | Tennis | Adventure | Helloween



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...