Como já coloquei em outro post (
aqui) o
olho do mal (em turco Nazar Bancugu) é um amuleto muito comum na Turquia e também na Grécia.
Existem diversas coisas que os gregos e os turcos dizem ter inventado, e a mais interessante é envolvendo o olho do mal.
Pois bem, vamos ser claros, a origem do termo olho do mal varia de acordo com a região, e isso engloba quase todos os países do mar mediterrâneo e árabes.
Por que os gregos dizem ser deles?
Para muitos o olho do mal é na verdade o olho da medusa. Todos sabemos que Medusa deriva da mitologia grega e claro possivelmente nascida em um das ilhas da Grécia (possivelmente Serifos). Sendo assim, nossa querida colega com cabeça de cobra é grega... mas a utilização dos olhos como amuleto entretanto é um pouco diferente...
O amuleto
Historiadores dizem que o olho de Medusa passou a ser utilizado durante o império romano que incluía como parte do território Grécia e Tuquia. Na maior acropole do período romano (localizado em Pammukale - Turquia) existem diversas estátuas de medusa e seus olhos a fim de espantar os invejosos e usurpadores.
O olho ganhou grande influencia na vida dos turcos por conta do islamismo que já mencionava os olhos nas palavras de Muhammad (Maomé) sendo utilizado no começo como amuleto e depois banido, mas sem muito sucesso, todo o império bizantino já utilizava o olho e mesmo com a invasão árabe, a utilização não foi banida por completo.
Constantinopla era, durante o império romano, o centro mercantil que ligava comercialmente a Ásia com a Europa. Éfeso (na Turquia) foi considerada a capital do império romano na Ásia e isso fez com que até mesmo embarcações utilizassem o olho no desenho de suas velas, popularizando o olho.
Se formos pensar em origem, o conceito do olho nasceu antes de Medusa e surgiu na época dos Sumérios, considerada anterior a qualquer império. Se levarmos em consideração que o império sumério tinha influencias e poder na atual Turquia, o significado pode ter sido carregado para lá antes mesmo do império grego.
Veredicto
Portanto, é mais correto afirmar que o amuleto nasceu no império romano-bizantino, provavelmente durante o período mercantil em Constantinopla (atual Istambul) nas grandes cidades bizantinas, como Éfeso. Seja talvez interessante afirmar que as diversas origens do olho foi atualizada com a Medusa da mitologia grega e depois mais uma vez com a invasão otomana com os conceitos islãs.
Se quiser simplificar, hoje é um amuleto bonito, barato e legal que você pode comprar tanto na Grécia quanto na Turquia :)