domingo, 30 de dezembro de 2007

Filmes de 2007

No ano de 2007 o cinema veio recheado de promessas, mas cheio de fracassos.

Alguns eventos como a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo trouxe diversos filmes que nunca mais passarão pelo Brasil (nem pirata). A mostra também trouxe lançamentos de 2008 como "A Prova de Morte" de Quentim Tarantino e "Sukiaki Western Django" (onde o mesmo faz uma participação). Teve até entrevistas antes de algumas sessões com os diretores e sessões lotadas.

Dos lançamentos de 2007, os destaques ficaram para os filmes mais inteligentes, para o brasileiro "Tropa de Elite" e para as adaptações de HQs clássicas como 300, Stardust e 30 dias de Noite (exclui-se aqui "Homem Aranha 3") .

Das continuações e promessas ("Homem Aranha 3", "Shrek terceiro" e "Piratas do Caribe - no fim do mundo") foram grandes decepções e as pessoas estavam esperando mais. Houve outras péssimas (talvez piores do ano) como o filme do Charlie Brown, "Número 23" e entre outras (que não é melhor nem citar.

De qualquer forma, fiz minhas recomendações e ranking de ótimos filmes de 2007 (lançamentos oficiais no Brasil) que merecem ser assistidos.

Me baseei em filmes que:
- Assistiria de novo sem problema algum;
- Assistiria novamente;
- Compraria o DVD;

Tive que excluir os filmes do Tarantino, pois esses, somente em 2008 aqui no Brasil. (Atualizado em 11/01/2008)
30- Quarteto Fantástico 2 - Melhor dos filmes de heróis. Só não bate Homem aranha na emoção, mas no mais, é melhor por ter o Surfista Prateado.
29- Espíritos 2 - Você Nunca Está Sozinho - Filme de terror com um toque de roteiro!
28- Zodiaco - A incrível história de um crime não resolvido.
27 - Conquista da Honra - Mostra o lado covarde da guerra. Só ficou devendo para o irmão quase-gêmeo, "Cartas de Iwo Jima".
26- PS Eu te amo - Dentre os românticos o mais engraçado e envolventes.
25- Uma noite no museu - Cômico. Esperava mais, mas valeu a pena ver!
24- Preço da coragem - Não consegui assisti, mas os comentários de uma Angelina Jolie fazendo o papel de uma mulher não gostosa já impressiona. Levou uma quantidade boa de pontos no site do omelete (http://www.omelete.com.br/)
23- O Assassinato de Jesse James(...) - Filme do marido da Angelina. O filme é muito interessante e vale a pena ser conferido.
22- A lenda de Beowulf - Novamente Angelina. Mas dessa vez em 3D, fazendo papel de demônio e ainda sendo boa (no bom sentido - e na forma humana claro). Fora isso, o filme é uma inovação.
21-Mandando Bala - Frenético, doido e sem sentido. Propositalmente maluco!
20- 30 Dias de Noite - Soturno e finalmente mostrando os Nosferatus como realmente são.
19- Diamante de sangue - Tecnicamente perfeito. Finalmente o DiCaprio se livrou da fama de Titanic. Melhor ainda mostrar a guerrilha em Serra Leoa.
18- 1408 - Surpreendente e envolvente.
17- Stardust, o mistério da estrela - Cheguei ao cinema sem muito animo, sai de la animado com a atuação de De Niro.
16- Os Simpsons - o filme - O filme em si não surpreende, mas a franquia abalou as estruturas de qualquer outra.
15- Tropa de Elite - Não assisti, mas já sei o filme todo. E achei muito bom! Sem falar na divulgação. Arrasador.
14- Os donos da noite - Fora dos padrões e ao som de Abba.
13- Apocalypto - Apesar de violento, extremamente envolvente.
12- Cartas de Iwo Jima - Mostra o lado corajoso e injusto da guerra.
11- 300 - This is Sparta! Sem falar no Rodrigo Santoro fazendo ponta!
10- Transformers - Uuuuuh derrubou Homem Aranha e Shrek.
9- Rattatouille - Ui! Paris em alta!
8- Babel - Nada como o amor como língua única dos seres humanos.
7- O Passado -Ótimo filme. Contemplativo ao ponto de se pensar nos amores mal resolvidos.
6- Accross the universe - Beatles como nunca se viu!
5- Paris eu te amo - Paris mais em alta, impossível.
4- Nação Fast Food - Político e importante. Necessário para entendermos as desigualdades sociais por trás de um hamburguer.
3- Viagem a Darjeeling - A vida é um trem. Em qual vagão você está é o ponto
2- Planeta Terror - Propositalmente maluco! Ainda por cima novo ícone Pop!
1- O Hospedeiro - Envolve ação, comédia, família! Um filme diferente e fantástico!

sábado, 29 de dezembro de 2007

Já sei onde algumas pessoas passaram suas férias... EUA

Não sei o que dizer depois de ver esse vídeo.
Parece que algumas pessoas andaram passeando pelos Estados Unidos!

Sei que no Brasil temos ótimos exemplos (televisivos e políticos) de inteligência (como "I" de Escola, "Lua é um planeta" ou "Não estudei e sou presidente"), só não conhecia a fama de "burros" dos americanos.

Ao perguntar o nome de um país que começa com a letra "U" saiu tudo: Ugoslávia, Utiópia, Utah... mas nada de "United States of America".




segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Sincronia estranha

Quando o Pink floid lançou o disco "The Dark Side of the Moon", o sucesso da banda alavancou.

Para quem não conhece (duvido), "o Pink floid é uma banda de rock inglesa famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados

É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 200 milhões de cópias de seus álbuns.

A obra-prima The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos." (por wikipedia aqui)


Na realidade tanto "The dark side of moon" quanto "The wall" lapidaram a banda na história do rock entre tantas bandas como Beatles e Rollling Stones.

Entretanto espiões de plantão (como há milhões na Internet hoje) descobriram uma espécie de sincronia "clipca" e (para algumas opiniões) "sinistra" entre o album lançado nos anos 80 e o filme O mágico de Oz.

O Mágico de Oz é um livro famoso que conta a história de Doroth Ventania e seus amigos: o homem lata, o leão e o espantalho. O livro virou filme em 1939 (The Wizard of Oz), musical dirigido por Victor Fleming.

A sincronia com o filme nunca foi realmente definida e divide opiniões. Não é de se estranhar que certas cenas do filme parecem ter uma relação musical com o álbum, entretanto, outras achamos que poderia ser apenas uma coincidência... ou não...

Bom, de qualquer forma, aí vão duas músicas que eu mais gosto do filme: "Time" e "The great Gig in the sky"

(Essa semana não me segurei e comprei o álbum da banda)






No www.youtube.com há todas as partes do filme com o áudio do CD! Basta procurar por "Pink Floyd Oz".



terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Cultura POP. Popularmente eterna!

O objetivo do blog sempre foi mostrar um pouco de cultura POP (cinema, música, games, quadrinhos e sociedade).

Mas fica aqui um pouco de POP eterno. POP soberano! POP brasileiro!

Peço por gentileza... façam muito silêncio ao assistirem o vídeo abaixo.

Cada palavra dita é um sentimento único guardado profundamente no âmago do coração. No âmago da contemplação. No âmago tesão!




sábado, 15 de dezembro de 2007

Os maiores clichês dos games - Por "The Simpsons Game"

The Simpsons Game

Como escolha de games para esse final de ano, fica o lançamento do novo game dos Simpsons. Não é mais um game de ação ou nos mesmos moldes de Hit and Run.

Na realidade, o game "The Simpsons Game" é muito mais do que imaginamos. O game é uma brincadeira com os principais jogos já lançados no mercado nos últimos anos.

A história começa com Bart comprando um jogo proibido chamado "Grand Theft Scratchy", uma espécie de paródia com "Grand Thief Auto - GTA" - aliás, o jogo começa com Homer Simpsons sonhando com chocolates, mas isso não vem ao caso.

O problema, é que o jogo que o Bart compra é proibido para menores, o que faz Margie unir as pessoas contra o jogo.

Bart por sua vez, descobre "The Simpsons Game" e junto com os demais personagens, descobrem que possuem poderes de video games.

Bart vira Bartman planando, atirando com seu estilingue e pendurando nas paredes como Kratos em God of War. Homer possui um super arroto, vira bola e geléia gigante. Lisa levita objetos e tonteia personagens com o som de seu sax. Margie consegue com um megafone dar ordem aos moradoes de Springfield. Meggie alcança lugares que nenhum adulto alcança.

Uma vantagem/desvantagem do jogo é com relação a portabilidade no desenvolvimento. O jogo saiu para as principais plataformas PS2, Wii, PS3 e X-box, o que é bom pela facilidade de encontrar, ruim pois questões como gráfico e controle, acabam sendo padronizados. O que não é muito bom e acaba tirando alguns pontos do jogo.

Por sua vez, o game conta com vários vídeos (como um episódio grande) e, para quem joga, vai estranhar as fases bem curtas.

Mas o jogo é divertido e engraçado. Tirar uma onda com outros jogos é inovador e merece destaque.

The Simpsons e os video games
Não é de hoje essa relação The Simpsons + Video Games. Lucrativamente, essa união é muito boa. Temos como exemplo a Disney, que sempre fez seus principais personagens participarem de jogos de aventura e o mais recente RPG Kingdom Hearts.

Voltando ao passado, temos o primeiro jogos dos Simpsons para Arcade. No estilo Beat'n up (Streets of Rage, Double Dragon e Final Fight), era possível se jogar com 4 personagens ao mesmo tempo. Tudo para salvar Meggie, raptada pelo Smithers e Mr. Burns, a família soca vários inimigos.

Outro antigo, é o game "Bart Simpsons VS Space Mutants". Onde era possível grafitar várias partes da cidade e matar alguns aliens.

Após vários games, recentemente tivemos o jogo "Hit and Run", jogo do qual os personagens tinham que fazer várias missôes estilo GTA e Driver pela cidade.
A receita TV + game + quadrinhos + cinema + moda é muito lucrativa e bem disputada entre as empresas. Entre Simpsons e Disney temos:

- Warner e seus personagens Pernalonga e Cia - somente sumiram dos vídeo games após o boom nos 16 bits
- Marvel e DC comics - Não há mídia suficiente para tanta informação
- Star Wars - Nos últimos 8 anos mais divulgada em outras mídias fora o cinema.
- Hello Kitty - Essa começou pela moda.
- Turma da Mônica - Receita Brazuca

Os maiores clichês nos jogos de vídeo game

Entre os colecionáveis do jogo "The simpsons game", estão as ações mais clichês dos jogos de vídeo game na histório.
Simpsons elegeu alguns:
(comentários são meus mesmo)
1- Double Jump - Pulo duplo apertando pulo duas vezes ou para baixo e para cima.
2- Caixas quebráveis de madeira - afinal de contas, os melhores itens podem estar nelas :-)
3- Pressure Pad - Aquelas plataformas que o personagem fica em cima para abrir alguma porta
4- Time Trial - Como definem no jogo: quando o jogo está chato, um pequeno mini-game. Fazer tudo antes que o tempo acabe.
5- Power Up temporário - Em Altered Beast o cara vira um monstro. Alguns chamam de "Especial"
6- Combo Punch - Os combos foram invenções que nos fazem ser melhores que alguém em algo.
7- Lâminas gigantes cortantes - Se passar já era. Até os calabouços de Prince of Persia já tinham os seus.
8- Barris Explosivos - Em alguns jogos muito bom para matar vários zumbis.
9- Barreira invisível - Em alguns jogos translúcidas.
10- Paredes Quebráveis - E novas fases ás vezes.
11- Portais - Ou canos em Mario Bros.
12- Alavancas - Para abrir portas. Normalmente ambas bem afastadas uma das outras.
13- Colecionáveis - Isso sempre foi muito chato quando não havia nenhuma recompensa boa depois.
14- Can´t Swin - Personagens que lutam com monstros gigantes mas não sabem nadar.
15- Fraqueza óbvia - Lugar óbivio para matar um chefe de fase.
16- Queda de precipícios - Até os personagens que voam podem morrer se não apertar o botão certo na hora certa.
17- Tutoriais - Afinal de contas, ninguém nasceu sabendo tudo.
18- Key Card - Categoria parecida com as alavancas. Mas os cartões podem estar mais escondidos. Tipo bolsos.
19- Enemy Spawners - Sabe aquelas entradas que aparecem vários inimigos? O segredo é destruir a entrada.
20- Trampolins - Sonic que o diga.
21- Missions - Sidequests nos RPGs por favor.
22- Lava - Sonic e Mario que o digam. Aliás, no Sonic 3 havia a proteção de fogo. Muito útil.
23- Inimigos como elemento - Inimigos que controlam o fogo, basta atacar com água ou gelo.
24- Flying Boat - Para acessar lugares bem altos.
25- Segurar um prédio - Alguns aguentam blocos de concreto com as mãos.
26- Evil Genius - O inimigo master que bolou o plano infalível. Que diga o Cebolinha.
27- Inimigos re-aproveitados - Se a tecnologia é pequena...
28- Running into walls - E achar novos locais...
29- Barreira de plantas - E achar novos locais... alguns acessíveis apenas com Chocobos
30-Portas - Portas que nunca abrem - Então por que colocar portas? Portas secretas - E achar novos locais... ou velhos..
31- Colecione tudo o que foi colecionado... E se não houver final diferente, novos locais ou coisas novas, vale para falar para todos que você fechou com 100%.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Sabe o Mário?

Apenas para alegrar a semana! :)

Boa semana!

sábado, 8 de dezembro de 2007

Beatles across the universe

Nessa semana estreiou oficialmente no Brasil o filme Across the Universe.

O filme é um musical que conta a história de um casal que se apaixona em meio a busca americana por sua própria identidade.

Por volta dos anos 60, Jude sai da Inglaterra e parte para os EUA onde, apaixona-se, aproveita seus momentos libertinos e canta. Aliás, todos os personagens cantam. Tem até Bono do U2 dado uma palhinha.


É um filme envolvente e sedutor! As músicas são os melhores embalos dos Beatles, totalmente refeitos e recantados muito bem.

Três momentos especiais:
- "Let it Be" com forte carga emotiva. Onde os personagens "amadurecem" e buscam seus novos desejos.

- "Helter Skelter" extremamente forte, fazendo Jannis Joplin renascer em uma atriz cantando uma das músicas mais fortes dos Beatles.

- "All we need love" fechando o filme.


Isso sem falar em Hey Jude, Girl, etc...

Entre morangos "sangrando", viagens e canções, o filme enquadra uma realidade única. Muito bom!

Algumas músicas:



Helter Skelter

Let it Be

Trailer:

Qualquer semelhança com Pink Floid - the wall é mera coincidência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...