quinta-feira, 12 de junho de 2014

Então chegou o "quero ver na Copa"

Há alguns anos atrás, os brasileiros diante da situação em que suas cidades se encontravam, sem infraestrutura, violentas e cheias de problemas sociais e econômicos, começaram a lançar um jargão que era repetido por todos os níveis sociais, sexo, credo e culturas: "quero só ver na Copa".

Jornalista da CNN é ferida em manifestação (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Jornalismo internacional aprendendo
sobre o Brasil
Anos seguiram e a sociedade entrou em ebulição e diversas manifestações se seguiram. O futebol, considerado uma segunda religião (ou apenas mais paixão) do brasileiro passou a ser tomado por questionamentos sociais e econômicos mais graves. Os mais revoltados, lançaram o jarguão/meme/hashtag "#nãoVaiTerCopa". Isso preocupou diversos setores e políticos gerando confronto e visibilidades ruins das realizações da Copa. Álbuns de figurinhas foram lançados ao fogo como os livros nos períodos medievais, hitlerianos e maoístas. Uma ironia! 

De lá para cá, o PIB foi caindo, o PAC 1 não terminou, o PAC 2 não terminou, o PAC 3 vai ser lançado, o PT foi culpado, o PSDB foi culpado, os demais tentaram surfar na onda da amargura e vão utilizar isso nas próximas campanhas políticas. Jogo sujo, mas real. 

Manifestante é detido pela polícia durante um protesto que tentou bloquear na Radial Leste, nos aredores da Estação Carrão da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira (12) (Foto: Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo)
Azarado que levou pimenta na cara,
mesmo imobilizado
Mas enfim, a Copa chegou. Mesmo com uma péssima abertura descompassada (nem parecendo o país do Carnaval) e com três cantores de terceiro escalão (Ivete e Beyonce chutariam bundas enquanto Shakira e Calinhos Brown estupraram na internet a péssima música desse ano com a esquecida brega  J-Lo, a protegida global irritante da C-Leite e o lord Voldemort Pit Bull) a Copa começou, bem nhé. A real é que ela vai acontecer e os jogos serão ótimos, isso se a teoria de conspiração da vitória brasileira comprada não for verdade. Nunca se sabe. A FIFA vai levar uma bela grana nossa, deixando o país sem nada e talvez dê a realização dessa conspiração (seria possível?) acalmar os ânimos brasileiros. Galvão poderá grita "É Hexa" sem deixar a dentadura e o topete blasé caírem e o Ronaldo continuará sendo o herói Corinthiano que não assume que transou com travestis. 

"Chupa J-Lo", assinado Shakira

Até lá, manifestações ocorrerão, filósofos de internet (eu?) postarão suas opiniões, festas compartilharão momentos e a Dilma vai respirar aliviada a cada jogo do Brasil, pois será o único momento em que ela descansará diante de tanta podridão em que ela sentou. Em outubro começam as eleições, e a falsa democracia falará mais alto e a copa será apenas mais uma lembrança. Se ela for doce ou amarga, dependerá do que você acreditar. Só não se esqueça nunca dos 0,20 cents que levaram o país a acreditar que algo seria mudado.

Recomendação: 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...