domingo, 4 de maio de 2014

Review - Ni No Kuni (PS3)



Pokemon encontra Final Fantasy e Chronno Trigger

Desde Final Fantasy VII e VIII e séries clássicas como Chronno Trigger e Pokemon, todos os fãs de RPGs Japoneses ficaram na expectativa de um game novo, que trouxesse elementos renovados mas com a essência de suas séries.


Nada parecia ser novo ou renovador. Final Fantasy entrou em queda livre e foi apresentando histórias complicadas demais e muitas vezes sem a mesma diversão de antes (alguém gosta mesmo de FF XIII?). Pokemon e Zelda (ambos nintendo) mantiveram o ritmo, mas ainda era preciso algo novo. 


Até que Level 5 decidiu em 2013 (antes em 2010 para o DS)  inovar e trazer para o PS3 um dos games mais bonitos de sua geração: Ni No Kuni. 

A fórmula

Para trazer esse sucesso, a Level 5 repetiu algumas boas coisas de games antigos:

  • Batalhas por turnos, apelo emocional e uma história crescente e cheia de reviravoltas, igual Final Fantasy
  • Estúdio de animação famoso, no caso o Studio Ghibli (Castelo Animado, A viagem de Chihiro), repetindo a fóruma de Chronno Trigger e o estúdio de Akira Toryama (Dragon Ball)
  • Um herói e sua jornada, acompanhado de uma fada. Alguém pensou em Zelda?
  • Muitos bichos para serem capturados, alimentados e treinados para serem utilizados na batalha, como Pokemon.

Essa mistura poderia ser encarada com estranheza pela maioria, mas é confiável. Ela pegou o melhor de cada série e deu uma nova roupagem, novo nome e fez algo interessante.

Ainda por cima, o herói possui tantas formas de lutar: fisíco, utilizando seus animais treinados (aqui chamados de Familiars), suas magias poderosas, poções misturadas por um gênio perito em alquimia e invocando monstros que lembra em alguns momentos até mesmo Skyrim.


Obviamente não possui o mesmo polimento realista de Skyrim (que levava em consideração dia e noite onde NPCs dormiam e eventos aleatórios ocorriam) mas dado ao elevado detalhamento gráfico em 3D Cell Shading realçando o estilo mangá, o game não fica muito atrás e vale a pena ser jogado e conferido, mesmo por quem não é tão fã do estilo.

Plataforma: Playstation 3
Desenvolvedora: Level 5
O melhor: Gráficos e novidade
O pior: Ainda pode ser visto como um game de nicho, onde se precisa gostar de RPG Japones, com aumento de levels por meio de encontros aleatórios
Nota (1-5): 5,0



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...