sexta-feira, 19 de julho de 2013

Viajando pelo mundo #74 - Passeio em Luxor

Luxor é uma cidade que fica logo ao sul do Egito e abriga uma variedade enorme de templos. Se você não estiver satisfeito com as pirâmides, luxor é o lugar.

Vale começar o passeio no vale dos Reis que abriga as tumbas de diversos faraós que após algum tempo pararam de contruir pirâmides e começaram a usar as montanhas (que notem, tem formato de pirâmide) para abrigar tumbas que hoje possuem inscrições e cores vivas. Infelizmente o bilhete dá direito a entrar em apenas 3 tumbas :( Para entrar na tumba de Tutancâmon(ou Tutankhamon) é preciso pagar um ticket a mais. (custo de 100 EGP por ticket)
Ficheiro:Egypt.KV62.01.jpg
Interior da tumba de Tutankhamon
(imagem do Wikipédia)
A tumba dele possui a múmia de Tutancâmon, ainda jovem com seus 18 anos. As joias foram levadas para o museu do Cairo e há poucas inscrições na parede (há uma imagem de 12 babuínos - imagina se eu não gostei hehe) - Infelizmente não se pode tirar fotos dentro do templo, mas coloquei uma imagem do Wikipédia ao lado :) - link com as imagens da múmia do menino aqui.

Com relação aos templos, vale destacar o templo da rainha  Hatshepshut (arquitetura única), Habu (vazio em se tratando de turistas mas cheio de detalhes), o templo Karnak (o maior e mais interessante) e o templo de Luxor. Todos os templos possuem histórias e simbologias importantíssimas para a cultura egípcia.

Ainda havia alguns lugares para ver, que eu não consegui ir, como o vale das rainhas e o museu, tente ir se der. Luxor é divido em duas áreas, com templos localizados na margem oeste e leste do Nilo.

Também vale a pena contratar um guia para ir explicando as coisas, são interessantes.

Templo da rainha  Hatshepshut
Vale dos Reis
Sala das 100 colunas no templo Karnak


Templo Karnak
Estátuas em frente ao vale dos reis

Habu Temple


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...