segunda-feira, 8 de julho de 2013

Viajando pelo mundo #68 - Viajando com a Ethiopian Airlines


Talvez o primeiro desafio nessa viagem foi talvez a melhor oportunidade: viajar com a Ethiopian Airlines.

Fale a verdade, qual a primeira coisa quando você pensa na África? Animais? Savana? Tribos? E qual a primeira coisa quando você pensa na Etiópia? Fome? Miséria? Agora eu lhe pergunto de novo, com todo esse conceito que você pré formulou (frase bonita para 'preconceito"), você viajaria com a Ethiopian Airways? Não me leve a mal, eu pensaria o mesmo! Até ter a oportunidade de viajar (por um preço muito bom) no boeing 787 Dreamliner da companhia.


A cia aérea é a melhor reconhecida no mercado, melhor que a South African (que é excelente). Tecnicamente o voo é confortável e seguro. O avião resiste à turbulências e o fato das conexões centrais da companhia serem feitas a Adis Ababa (capital da Etiópia) agiliza em muito o trajeto longo. O Dreamliner possui luzes, janelas e controle de temperatura inteligentes interagindo com o ambiente externo. É quase impossível sentir àqueles solavancos que o avião sofre ao passar em uma nuvem.

Para poder operar no Brasil, o voo segue com duas paradas (Rio-São Paulo, São Paulo-Togo, Togo-Adis Ababa e por fim a conexão que desejar, no meu caso, Cairo). Cansativo, concordo.

Quando comprei a passagem, me atentei à uma única opção de comida descrita no bilhete. Pensei: "vou comer muito antes de viajar para nao passar fome". Enganei-me, a cada parada, o avião tem uma refeição e no primeiro trecho duas refeições. Comi muito e optei pela comida comum na hora, que sempre vinha com peixe como opção! Delicioso, mas atenção: bem temperado e apimentado em alguns casos. No meu, simplesmente perfeito!

Não me entendam mal, já viajei com cia européia e em se tratando de opções de bebida, filmes, pontualidade e conexão são bem mais eficientes (ninguém quer fazer escala na Etiópia e sim em Madri) mas em se tratando de avião e procedimentos técnicos, tanto a South African quanto à Ethiopian Airlines são muito melhores que algumas cias brasileiras e se equiparam com as europeias. A tripulação da Ethiopian leva vantagem por ter um carisma e cordialidade etíope muito similar à nossa. 

Ninguém quer viajar 18 horas com uma tripulação carrancuda. A Ethiopian agora sempre estará nas minhas próximas pesquisas por custo-benefício.


Só um adicional: o aeroporto na Etiópia é um caos multi-etnico, todas as etnias eu praticamente vi ali. O Staff fica perdido e as averiguações de segurança e banheiro são peculiares. Pelo menos eles tem um terminal maior que o de Guarulhos... Tirem suas conclusões.

4 comentários:

Thay disse...

Olá,

Gostei muito da sua postagem, na verdade, era tudo o que eu precisava saber sobre a Ethiopian Airlines.
Mas eu gostaria de saber um pouco mais sobre a escala em Adis Ababa, pois pretendo ir para Hong Kong por essa empresa aérea e tenho escala lá de 5h. Você poderia falar um pouco mais sobre?

Obrigada!

Fernando Jácomo disse...

Ola Thay! Desculpe demorar para responder.

Algumas dicas: Lá o aeroporto é bem cheio. Então procure um funcionário da Ethiopian para saber o portão se o seu não aparecer no monitor.

Caso não esteja muito lotado e esteja cansado, existem algumas espreguiçadeiras. Dá para tirar um cochilo rápido e confortável.
Eu dormi por duas horas :)

O banheiro não é tão legal - como em vários lugares da Africa, então, antes de aterrissar, utilize da aeronave.

Como é um pouco cheio, a passagem pelo portão e pela segurança do raio X pode ser meio complicada. As vezes é bom esperar uns 20 minutos e só passar quando estiver mais vazio. :)

O Duty Free deles tem algumas coisinhas legais, mas bem padrão.

Luana disse...

Olá, gostei do post, é difícil achar sites que falem dessa empresa aérea. Mas poderia falar mais sobre sua escala?
Como a Thay, eu também irei para Hong Kong utilizando esta cia. aérea.
Foi tranquila sua conexão?
Não é necessário visto de trânsito?

Aguardo mais informações....Obrigada

Anônimo disse...

Primeiramente obrigado por compartilhar usa experiencia, seu texto é muito bem redigido e claro. Comprei uma passagem para Roma, preço excepcional...porém 24 horas de viagem, com sua experiencia já me sinto menos cansado..obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...