segunda-feira, 8 de julho de 2013

Viajando pelo mundo #67 - Você vai para o Egito?

Você vai para o Egito? Agora? Não acompanha as notícias?

Isso é que ouvi nas ultimas duas semanas. Infelizmente já havia adquirido a passagem (super promoção) e seria um desperdício perder o investimento feito (inclusive nos tours e hoteis agendados)

Qual a situação real no Cairo?


Enquanto escrevo esse post, ainda não visitei as demais cidades do país, mas quanto à Cairo, já é possível ter uma noção do que ocorre. 

Para quem está alienado à noticias, vou atualizar rapidamente: "Ano passado o Egito teve a primeira sensação de democracia com as eleições presidenciais. O candidato Mohamed Mursi foi eleito após um período complicado no país. Entretanto, em meio à escândalos, o presidente, ligado à irmandade Islâmica (um partido político islâmico) começou a boicotar a população e destinar verbas de forma não transparente. Na ultima semana, em meio à protestos e mortes, o exército e a maioria da população conseguiu tirar Mursi do poder, porém o processo continua complicado pois a liga Islâmica está forçando a volta de Mursi ao poder com a ajuda da comunidade mulçumana (que número expressivo de pessoas). Infelizmente, dezenas de pessoas tem morrido por conta disso. O G1 está fazendo uma cobertura detalhada do caso (aqui)"

Aí você me pergunta (de novo): Você vai para o Egito? Agora? Não acompanha as notícias?

Hoje tive que cancelar a visita ao museu do Cairo devido à uma grande manifestação e invasão de membros da irmandade à órgãos governamentais. Estar aqui pode representar ter que ficar mais tempo no hotel e até cancelar a viagem dependendo da situação.

Mas não se enganem, a cidade ainda está funcionando normalmente e os casos são bem isolados. Não há clima de sítio e as coisas andam do mesmo jeito em muitos lugares. A violência é isolada e os ataques são à políticos. O clima para muitos é de festa pela saída do presidente, acreditem.

Pessoalmente ao ver uma barreira montada (com concreto e bandeiras) me senti impressionado por estar tão perto de um momento importante para uma nação. 

Mas não estou alienado, assim como muitos, acompanho diariamente as notícias e aparentemente as coisas estão andando no programado.

Afinal de contas, o Egito não é feito apenas feito de uma História faraônica. 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...