quarta-feira, 31 de julho de 2013

Review - The Last of Us, não se trata apenas de Uncharted e Zumbis

A Naughty Dog conseguiu de novo: The Last of Us encerra com chave de ouro a era PS3 com a capacidade máxima do console em contar boas histórias com ótimos jogos!

The Last of UsApós ter jogado a demo de The Last of Us em Maio confesso que não fiquei animado em jogar o game completo, mas ainda sim fiquei curioso.

Com o lançamento do jogo um mês depois, pude ouvir uma série de elogios intermináveis do jogo. Elogios esses que ao longo dos últimos meses criaram certa expectativa em mim. 

O game conta a jornada de Ellie e Joel em um mundo pós-apocalíptico, 20 anos após a infestação de um fungo que altera seres humanos transformando-os em espécies de "zumbis". Unidos por consequências drásticas os personagens partem em busca da cura para a praga e da sobrevivência.

Meu receio era: "Mais um Uncharted!" ou "Mais um game de Zumbi!". Me surpreendi!

Uma experiência maior que Uncharted

The Last of Us e Uncharted possuem algo em comum: ambos foram desenvolvido pela empresa Naughty Dog que implementou a mesma tecnologia em ambos os games.
last of us 16 17dejunho2013
A semelhança de Last of Us para aí.

Joel é incapaz de escalar montanhas e nem possui diversas armas à seu dispor como Nathan tinha. Sendo assim, nada de exageros como prédios caindo ou RPGs abandonadas no deserto. The Last of Us é mais centrado na realidade As armas e munições são poucas e os inimigos muitos 

Joel e Ellie não tem nada a ver com Nathan e Elena. A relação entre eles chega a ser mais profunda apesar de ser uma amizade (Ellie remete a todo momento à filha de Joel).

O que torna esse game uma experiência mais profunda que o carro chefe da empresa, é a narrativa. Ela busca um elemento único sem perder tempo em explicar a origem do apocalipse. 

O game não é impecável como Uncharted 2. Não possui os cenários do deserto e do cruzeiro como em Uncharted 3. Nem mesmo tem cara de super-produção como toda série de Uncharted. Porém consegue ser menos frenético, realista e melhor contado.  

last of us 05 17dejunho2013Uma experiência maior que uma aventura com Zumbis

A história tenta colocar em segundo plano os "zumbis" - note que em nenhum momento, os seres são chamados de zumbis no jogo - e foca na narrativa e em outras ameaças.

O foco é a cura e a sobrevivência. Apesar de se apegar à clichês do mundo pop zumbi como o ente querido mordido, o anti-herói do bem e as mulheres destemidas, o game trata esses temas de forma equilibrada e emocionante.

Existem apenas 3 tipos de zumbis no jogo e para cada um deles há uma estratégia diferente, inclusive no modo furtivo.

last of us 12 17dejunho2013Um game de destaque

Ellen Page (que emprestou o rosto para a personagem Beyond Two Souls) recentemente soltou uma nota falando que não gostou da sua semelhança com Ellie.

Uma pena, pois Ellie é de longe, uma das melhores personagens de games criadas. O carisma de Ellie chega a ser maior do que de Page e tem um pouco de Jennifer Lawrence.  Com seus 14 anos consegue ser a melhor companhia  - até conta piadas - para uma jornada em um mundo pós-apocalíptico.

Mundo esse que foi criado com um detalhe incrível. Cada parte do cenário faz sentido e deve deixar o diretor de "Eu sou a Lenda" angustiado por não ter feito o mesmo em seu filme.

A trilha sonora e os efeitos sonoros são bem trabalhados vindo em momentos certos do jogo. O fator replay do game é um convite necessário à uma jornada, apenas por esses motivos. O modo online, apesar de ser pequeno e não ser o foco, é convidativo.

last of us 20 17dejunho2013Alguns momentos do single-play são memoráveis e valem cada centavo: Em uma cena em que os personagens encontram girafas o jogo me ganhou completamente! Outra em que mostra a intenção de Ellie em salvar Joel é realista, aceitável e empolgante. 

O final reserva uma expressão nos olhos de Ellie que superam qualquer interpretação obvia, um olhar que deixa os games com dúvida quanto a que é dito. Interpretação digna de um repeteco e oscar. Mas espera, isso é "apenas" um videogame.

Defeitos?

O game possui alguns defeitos que são perdoáveis como a repetição de cenários: prédios, plantas e carros quebrados - note que exceto no primeiro capítulo, praticamente nenhum espelho ou vidro reflete sua imagem. 

A variação é maior durante as fases da usina e do inverno. Outro ponto é que os confrontos óbvios não são surpresas: se você ver uma barricada é contra soldado, viu garrafas demais no cenário, são clickers.

O respawn após perder uma rodada é meio desajustado e te coloca em pontos diferentes (em alguns até favoráveis por ser mais à frente do esperado)
Game: The Last of Us
Plataforma: PS3
Desenvolvedora: Naughty Dog
Nota[1-5]: 5
O Melhor: A narrativa, os gráficos, a jogabilidade e Ellie
O Pior: Cenários Repetitivos


Fique atento
  • Os cenários estão cheios de Easter Eggs relacionados aos games da Naughy Dog como Uncharted e Jax & Daxter.
  • A dublagem em português ficou muito boa
  • Há muitas portas secretas e os colecionáveis também estão nesse game

Palavras-chave para busca
The Last of Us Games Joel Firefly Ellie Playstation 3 PS3 Naughy Dog Uncharted 1 2 3 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...