sábado, 22 de junho de 2013

Review - Livro "Inferno", Dan Brown




O novo livro Dan Brown chegou recentemente às livrarias. Em seu sexto livro, o autor repete a mesma fórmula dos demais e mais uma vez, narra uma nova aventura (a quarta) do carismático simbologista de meia-idade Robert Langdon.

Tudo está lá: o plano mirabolante, a bela estudiosa para contrabalancear a história, os assassinatos, as perseguições, a teoria da conspiração e é claro, a sociedade secreta (nesse livro o "consórcio" nome inventado para ocultar o verdadeiro nome, sabe-se lá qual) . A trama de Inferno gira em torno da obra de Dante "A Divina Comédia" em especial com o poema do "Inferno" e com o quadro de Botticelli retratando as cenas descritas no livro.


A dinâmica do livro segue as mesmas dos demais, porém a inteligencia dos personagens não é das melhores. Isso cria uma certa insatisfação ao ler e ver que não estamos lidando com um Sherlock ou Poirot. 


Duas situações "emburrecidas": Siena, dotada de um QI acima de 200, médica e atual moradora da Itália não sabia que as máscaras da peste (da itália) eram usadas antigamente por médicos (que nem ela) para evitar contato com a peste no período pré-renascença. Até eu sabia (e meu QI são belos 150 - que orgulho de mim) 


Tudo poderia ser em nome da trama, porém a segunda situação que me espanta é Robert ter viajado à um país, conhecer tudo sobre os principais monumentos e nada sobre o segundo mais incrível. 

Porém, diferente de "O Codigo Da Vinci" as situações não precisam ser levadas tão a sério e se olharmos por uma perspectiva mais romancista, Dan Brown evoluiu em muito na hora de descrever os locais e as cenas, cada vez mais cinematograficas. É impossível não ler um livro de Dan Brown e não imaginá-lo no cinema - porém com o desinteresse de Tom Hanks e dos produtores (sabe-se lá porque) para uma continuação, a coisa pode demorar um pouco.

A reviravolta de Dan Brown nesse livro é melhor que o anterior "Simbolo Perdido", em que ficamos esperando por ele e ele nunca aparece de fato, porém ainda não é um Explode-Cabeças como em o "Código Da Vinci".

Mas ok, "Inferno" é uma boa leitura, nada muda e a vida continua. Quem venha o próximo!

INFERNO

AUTOR Dan Brown

EDITORA Arqueiro
QUANTO - R$ 39,90 (448 págs.)
NOTA [1-5]: 3,0

[ (Meio) Spoiler - Apenas para quem leu ]
Como ele poderia se surpreender que abaixo da Aya Sophia há a basílica Cisterna? É a segunda coisa que um turista faz ao visitar o local. Desculpe o Meio-Spoiler, mas ao decifrarem o enigma da máscara de Dante eu simplesmente gritava "É a basílica, é a basílica", talvez ao fator de ter ido lá, mas bem que Robert que também já havia ido podia ter feito a Engenharia Reversa na hora...
[ Fim do (meio) Spoiler ]

1 comentários:

Anônimo disse...

Ah nao criticaaaaa tudo é otimo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...