quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ranking 30: Os 10 melhores games do Mega Drive

"Seeeegaaaa!" 

Se você leu isso cantando, você deve ter sido um fã do console mais famoso da SEGA, o Mega Drive (ou Sega Genesis)

O Mega Drive é um console de video game de 16 bits da SEGA que concorria diretamente com o Super Nintendo. Conhecido como "Genesis" nos Estados Unidos, o console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o Playstation da Sony.

Hoje é quase impossível montar uma lista com os 10 melhores games para Mega Drive, isso por que muitos marcaram época e ainda são sensacionais.

Para montar a lista fora utilizados diversos tops 10, 20 e etc para Mega Drive. Também foi levado e consideração outros fatores como originalidade, exclusividade e diversão.

Se o seu game preferido não está na lista não se preocupe, ao final está a lista dos que estiveram em outros top 10. 

Vamos aos resultados!


10 - Vectorman


A série Vectorman foi desenvolvida pela Blue Sky e lançada exclusivamente para o Mega Drive (posteriormente em versões compiladas para PS2, PS3 e Game Cube).

A série possui dois games e ambos igualmente bons, apostando em jogabilidades diferenciadas e a capacidade máxima do Mega Drive em processar gráficos.

Enquanto no primeiro game Vectorman (uma espécie de lixeiro do espaço) precisa enfrentar fúria do orbot Warhead no segundo, o herói enfrenta insetos em um outro planeta. Imperdível.

O melhor: A jogabilidade e os gráficos
O pior: Não possui continuações em consoles novos

Lutar entre páginas de quadrinhos
e salvar o mundo. Mais criatividade
impossível
9-  Comix Zone

Segundo o wikipédia, Comix Zone é um jogo em que o Herói é um desenhista de quadrinhos, ao qual, através de uma tinta especial, dá vida ao vilão da história que está a desenhar, fazendo com que o mesmo lhe rapte a assistente.

Mas na realidade Comix Zone é um dos games mais originais no estilo Beat´n up e plataforma. O personagem vai de quadrinho à quadrinho enquanto o vilão vai desenhando diversos inimigos.

O game possui uma dificuldade grande e ainda por cima um gráfico excelente.

O melhor: A criatividade do game
O pior: Alguns golpes são bugados e o game é bem difícil


8-  Kid Chameleon


Podemos arriscar que Kid Chameleon para o Mega Drive é um precursor mais simples de Zelda Majora´s Mask, obviamente sem a mesma qualidade e acabamento mas com a mesma diversão,

Isso por que o game do garoto camaleão possui entre seus 100 níveis as maiores variações e combinações de jogabilidades e saídas.

O game é complexo e cheio de dificuldade. Infelizmente não teve mais continuação também.

O melhor: Muitas fases com várias jogabilidades
O pior: Faltava a opção de save para tantas fases e explodir blocos é Mario Bros demais


7- Castlevania Bloodlines


O único Castlevania para o Mega Drive e com certeza um dos melhores. As fases são difíceis e ambientação é excelente.

Nele é possível controlar dois personagens: um com um chicote e outro com um tridente. 

Em meio à monstros e feras o jogador avança entre diversos calabouços e fases diversificadas.

O melhor: Um dos melhores Castlevania para a época
O pior: Existe uma versão censurada sem sangue que acabou saindo no Brasil


6- Golden Axe 


O grande game épico Golden Axe trazia em sua estrutura um game beat n up com bárbaros, criaturas mágicas e monstros.

A ambientação do jogo é única e remete à clássicos do cinema como Connan e Simbad. 

O game tinha um cenário envolvente e uma jogabilidade desafiadora, sem falar nos golpes especiais. O único defeito eram os efeitos sonoros que deixavam o jogo um tanto estranho.

Infelizmente o game não teve continuações boas e acabou caindo no esquecimento mesmo com títulos lançados para a nova geração.

O melhor: A ambientação
O pior: efeito sonoros e vozes dos personagens


5- Phantasy Star

O melhor RPG da era Genesis trazia um sistema de jogo similar à Final Fantasy porém com uma estrutura particular.

As batalhas aleatórias eram em primeira pessoa e nas séries seguintes, os personagens passaram a aparecer nas batalhas. 

A série encerrou sua jornada no Genesis no melhor momento com Final Fantasy IV que unia as trilogia anterior em uma única história com vários elementos, sidequests e gráficos muito bons.

O melhor: Um dos melhores RPGs já lançados
O pior: O game não conseguia ser difícil a medida que se avançava de level, tornando o game fácil do meio para o final 


4- Shinobi


O Mega Drive tinha um representante de peso para o universo ninja: a série Shinobi. Tudo começou com o game Shadow Dancer em que um ninja e seu cão vagavam por cenários criativos derrotando inimigos e salvando pessoas durante o game.

O jogador tinha a opção de lançar shurikens, usar espada, enviar o cachorro para um ataque e até aplicar magias (ninjútsu). 

Apesar do "power up" gráfico nas próximas sequencias, o game perdeu um dos personagens mais carismáticos: o cachorro, mas avançou em outros pontos, principalmente nas magias.

O melhor: Variação dos golpes e poderes
O pior: Tirarem o cachorro das próximas sequencias


3- Gunstar Heroes


Um dos games mais alucinantes para Mega Drive, Gunstar Heroes ainda é um game completo. Tão completo que foi até relançado para os consoles da nova geração.

O game coloca alguns games da série Metal Slug "no chinelo" e trazia variações de golpes incríveis. Um game similar lançado para Mega Drive, Alien Soldier (igualmente bom, mas não tão conhecido)  já trazia essa temática, porém em Gunstar Heroes era possível jogar com 2 players.

Um jogo especial que merece muito destaque. Vale a pena ser jogado. Uma curiosidade: um dos vilões do game era muito similar ao M Bison de Street Fighter, uma aparente coincidência... ou não.

O melhor: Gráfico, som, jogabilidade, cenários, inimigos, tudo
O pior: Não conseguir parar de jogar


2- Streets of Rage


Convenhamos: Streets of Rage (ou Bare Knuckle) era uma cópia de Final Fight. O game era o primo pobre do game da Capcom mas conseguiu seu espaço.

Foram 3 games da série, porém com pequenas evoluções. O que torna o game um diferencial é que ele é igualmente divertido à Final Fight e com personagens mais carismáticos. Enquanto em Final Fight os jogadores utilizavam Guy e Cody (com uma variação pequena entre eles) o game trazia uma musa: Blaze.

Para inovar trouxe outros personagens controláveis: um rapaz no patins (chamado Skate?!), um ciborgue (na terceira versão) e até um canguru (secreto e destravável)

Apesar do game ser concorrente da Capcom, Blaze, podia soltar uma espécie de ... hadouken. Coincidência ou não, o game ficou muito famoso e não teve continuação.

Em 2010, um grupo de fãs criou um game original chamado Streets of Rage 4 para PC, porém teve que ser retirado da rede à pedido da SEGA. Triste, o game era muito bom :(

O melhor: As fases era originais e a evolução nas versões eram muito boas
O pior: Não teve destaque na nova geração

Capa do primeiro game para Mega Drive
1- Sonic

Precisa ser dito algo sobre o porco espinho mais famoso do planeta? Com certeza Sonic perde apenas para Mario em popularidade,entretanto a diferença é que ele consegue ser mais rápido, muito mais rápido.

Todos os games da série fizeram sucesso, inclusive os estranhos games Sonic Spinball e Sonic 3D blast, que receberam boas avaliações das críticas.

Durante a fase Genesis, a SEGA lançou uma versão do game Sonic & Knuncles diferente e inusitada. Nessa versão era possível encaixar outras versões do game no cartucho e fazer mashups no game, podendo jogar com Knuncles de formas diferentes.

A partir da terceira versão, já era possível utilizar o recurso de save do cartucho. As fases de bonus são os pontos altos de cada um dos games e cada uma delas dava à Sonic uma esmeralda do Caos, ao juntar 7 esmeraldas, Sonic se transformava em Super Sonic. E essa temática se manteve. 


Mais poderoso quando quando tem o poder das 7 esmeraldas do caos, Sonic se transforma em uma espécie de Super Saiyajin e consegue derrotar seus inimigos de forma rápida e eficiente.



No fim, a melhor fase do Sonic.

O melhor: Os melhores games do Sonic e de plataforma á feitos
O pior: Eggman na época era Robotinik e tinha motivações infantis apesar de máquinas legais 


Outros Games incríveis

Altered Beast Quack shot Outrun Alladin Castle/World of Illusion Contra Hard Cops3 Splatterhouse  Moonwalker Shining Force Rocket Knight Adventures Alien Soldier Ecco the dolphin Urban Strike Tinny Toon MickeyMania Beyond Oasis Road Rash Batman Spiderman Super Monaco Gp Pit Fighter Decap Attach Thunder Force Earthworm Jim Desert Strike Xmen Batman & Robin Toy Story Pulseman Strider Yu Yu Hakusho Toe & Jam

Outros rankings do blog

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...