terça-feira, 28 de agosto de 2012

Viajando pelo mundo #32 - Ciao Colosseo

Saudações babuínas! Ciao!

Finalmente o ponto alto da viagem: Roma! Especificamente: o Coliseu! Pelo que via em fotos eu tinha a suspeita do que me aguardava, mas definitivamente me enganei!

Foi inesperado! Fiquei sem palavras ao me aproximar do coliseu e sem reação ao entrar. Meu sangue italiano fervia por estar ali.

Criei uma ligação tão forte com o coliseu que precisava dar uma passada todos os dias para dar "ciao" à arena (pelo lado de fora).

Para entrar, paga-se 17 euroletas com o guia eletrônico (vale a pena). Por dentro é possível ver os pilares das arquibancadas e o nível inferior da arena, com seu labirinto onde eram colocados os animais, artigos cênicos e etc.

Ao contrário do que o filme "O Gladiador" mostrou, existia a profissão de gladiador e muitos deles iam por conta própria, por honra, dinheiro ou busca pela fama. Os escravos também gladiavam, mas eram soltos quando venciam. Um gladiador vivia até os 30 anos e tinha um limite de meia duzia de batalhas, para assim se aposentarem famosos e cheios de dinheiro.

Com a presença da igreja católica, as lutas foram canceladas dando lugar às encenações de teatro e da paixão.

Após alguns anos o coliseum foi esquecido e grande parte do material do seu interior utilizado para construçao da basílica de São Pedro ou saqueado. Um terremoto também o danificou muito.

É... pela quantidade de informações, vocês devem ter percebido que adorei o coliseu. Na realidade, escrevo esse post em uma pizzaria em frente à ele. Incrível estar aqui!

Ciao Coliseu!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...