terça-feira, 9 de agosto de 2011

Review - Mortal Kombat 9 - O que deveria ter sido há 15 anos atrás

O que deveria ter sido feito...

Cronologicamente a série MK teve diversos altos e baixos. Em 92 o primeiro game inovou muito trazendo golpes violentos, fatalities, sangue, easter eggs e um sistema de luta muito interessante. O auge da série entretanto veio em 93, com o game MK II, incluindo diversos personagens secretos, novos fatalities e cenários muito interessantes. E de 95 à 96 a série sofreu diversas versões MK3 incluindo as versões "Trilogy". Essa tinha sido a era de ouro de MK.

A partir desse momento a série começou a decair e os desenvolvedores não sabiam mais o que fazer. A solução adotada então: Gráficos poligonais! Os fãs dos jogos em 2D começaram a torcer o nariz.

A versão 3D era ruim?

De modo geral não. Os gráficos eram bonitos, os fatalities interessantes e os modos alternativos como fases adicionais ajudavam a entendermos melhor a história. O problema foi que os piores problemas da série ocorreram nessa época: estilos de luta diferentes por personagem, jogabilidade de alguns personagens, cenários esquisitos (lembram da praia onde os coqueiros viravam serpentes?) e os piores personagens da série: Shujinko, Meat entre outros..

A série tentou se aventurar no universo dos games de aventura (Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (1997), Mortal Kombat: Special Forces (2000) e Mortal Kombat: Shaolin Monks (2005)) mas todos eles foram um tanto... estranhos.

O que fazer para melhorar?

Surgiu então a idéia do Crossover, e nessa história veio MK 8 Mk vs DC Comics. O game agradou mas ainda não emplacou. O jogo se envolveu em uma série de polêmicas incluindo o fatality proibido do Coringa.

Sendo assim, a série foi para o buraco. A Middway faliu e foi comprada pela Warner...

Com o sucesso de Street Fighter 4, Ed Boom, criador da série, decidiu "ter" a mesma idéia: vamos voltar a origem.

Game 2D com gráfico 3D e algo a mais

Assim surge MK 9, talvez o segundo melhor Mortal Kombat de todos os tempos. E o melhor: junta em uma única panela o melhor de cada série: Story Mode com lutas dinâmicas no estilo clássico de MK, o modo Krypta, partidas Tag Battle, textos em português (estranhos, mas ok), alguns golpes com armas e novos (finalmente) fatalities!

O game tem uma jogabilidade que consegue mixar todos os games, incluindo golpes novos e antigos num sistema muito prático. Além do mais, os usuários do PS3 poderão jogar com Kratos, personagem principal de God of War - uma grande surpresa.

A história entretanto é um tanto, confusa, apesar de aceitável: O Raiden do futuro, vendo a destruição da humanidade, manda uma mensagem para o Raiden do passado sobre o futuro, permitindo que ele possa mudar o futuro.

Para contar a história, o game conta com os modos Arcade e Story. Arcade nada mais é do que o sistema comum onde se enfrenta todos os personagens até chegar nos sub-chefes Goro e Shao Khan. O modo Story, por meio de animações tenta recriar um enredo passo a passo dessa nova saga juntamente com lutas entre os personagens, incluindo as versões humanas de Sektor e Cyrax.

O problema... qualquer coisa é motivo de uma luta sangrenta no modo Story. Johnny Cage tenta falar com Sonya e pronto, motivo de briga. Raiden tenta falar com a pobre Sonya e pronto, nova briga. Enfim, nada muito dentro do comum, incluindo os diálogos médios. Ainda assim, o modo é melhor que o Story Mode de Tekken.

Por fim, o game inclui a Torre de Desafios, onde é possível subir nível a nível enfrentando desafios e destravando extras novos.

Vários usuários reclamaram da lentidão do modo online, o que ainda faz o game ficar longe da perfeição nesse modo, mas pelo menos conta com diversos DLCs incluindo Freddy Krueger.

MK 9 supreende por manter o estilo do clássico com os melhores elementos dos demais games. Ponto positivo para o retorno imbatível da série.

Game: Mortal Kombat 9
Plataforma: PS3, XBox
Desenvolvedora: Warner Games
Nota[1-5]: 4,0
Melhor: O segundo melhor MK com vários extras e modos novos
Pior: Modo Story um pouco bobo e online lento

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...