segunda-feira, 25 de outubro de 2010

34ª Mostra de Cinema de São Paulo - Poesia

Mija tem mais de 60 anos e vive com o neto adolescente numa pequena cidade do interior. Ela trabalha acompanhando um senhor deficiente e gosta de se vestir com roupas elegantes e coloridos chapéus. Sua atração por coisas simples e belas a leva a se inscrever em um curso de poesia, onde se torna uma estudante aplicada.

Sua sensibilidade parece estar afiada como nunca e sua visão do mundo não poderia ser mais positiva. Mas quando o neto se envolve no suicídio de uma colega, a leveza com que Mija encara a vida entra seriamente em crise.

Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2010.

Pontos fortes: O filme aposta em uma estratégia complicada: fazer a personagem sentir a poesia da vida tendo que encarar seus problemas se saúde e com o neto. O resultado: excelente! O diretor Lee Chang-dong vai além e é capaz de momento a momento fazer o telespectador descrobrir a poesia de forma a não comprometer a personagem - e sua descoberta.

Pontos fracos: Prepare-se para um filme apegado a detalhes e redundâncias (prepare-se para ver recitais de poesia e até alguns minutos de uma missa). Apesar de serem cenas necessárias, o filme é um pouco longo.

Probabilidade de sair no circuito comercial: Alta

Nota [Escala 1- 5] : 4,5

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...