quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Duelo 24 - Google x China

Como você percebeu, mês/ano passado não tivemos a seção de "Duelos". Sendo assim, vamos liberar o Duelo desse mês mais cedo.

Após diversas represárias da China, o Google estuda a possibilidade de acabar com sua atuação no país. Seria o fim de google.cn? (fonte)

E a batalha iniciou-se, Google contra China. Quem sai ganhando ou perdendo? Enquanto o Google domina o espaço virtual, a China inicia sua tomada do espaço físico. Quem será o melhor nesse duelo?

Round 1: Liberdade

A China como todo mundo sabe é o "terror dos jornalistas" mas, antes que você comemore a vitória do gigante Google, algumas verdades sobre ele...

O Google hoje, é uma empresa que oferece serviços online, sendo responsável pelos serviços de maior sucesso na internet como o You Tube, o Picasa, Google Earth, Google Maps e o Orkut. Atualmente, a empresa possui o terceiro navegador mais utilizado no mundo e suas buscas estão em primeiro em quantidade, com cerca de 72% em um mês contra 15% do Yahoo e 9% do Bing (fonte).

Isso é bom?

Para algumas pessoas, o que está se iniciando na era "Pós-Google" é uma era de monopólio, onde você poderá apenas utilizar recursos do google. Em outras palavras, todos os problemas obtidos com a Microsoft há alguns anos atrás, poderão ocorrer com o Google. Esqueça mapas alternativos, você terá que utilizar o do google. Esqueça arquivos do word, você deverá estar utilizando o Google Docs apenas.

Segundo a ministra alemã Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, o Google detém de muitas informações de usuários, o que poderia ser um problema (leia notícia na íntegra aqui).

O Google pode ser que venha em alguns anos atrapalhar sua liberdade de escolha e isso será um problema.

Até lá entretanto, o problema de liberdade de expressão (e também de escolha) na China vai ser mais grave (fonte).

Mesmo o país tendo aberto aos poucos suas portas, os seus usuários ainda são proibidos de acessar páginas como o Twitter e o You Tube. Pesquisas sobre "Praça da paz celestial" trazem apenas resultados como fotos da praça, mas nenhuma notícia sobre o massacre de 1989.

Blogs como esse, são habilitados de vez em quando por lá! Mas provavelmente, depois desse post de hoje, será bloqueado por um tempo, já que possui o termo "massacre de 1989" e "Praça da paz celestial" na mesma frase, mesmo em português... :(

Vitória do Google...

Round 2: Fatias do mercado

Em uma busca rápida sobre o Google no Wikipédia percebe-se que o google oferece pouco mais de 30 serviços, aplicações e produtos para facilitar a vida do seu usuário.

A China, mesmo não tendo o google como o site preferido para buscas, perderá oportunidades únicas como o recurso do "Google Street View" que tem ganhando apoio de vários países. Além do mais, muitos webmasters reclamam atualmente que fora o google, nenhum outro site na China oferece opções práticas e fáceis de hospedagem na lingua inglesa (fonte), isso poderia fazer com que empresas que se baseiam na WEB migrassem para países como Índia, Filipinas ou Indonésia.

Em contra partida, o Google perderia a atuação no país com mais destaque atualmente do BRIC (Brasil, Russia, Índia e China). A China, além de ser o país com mais pessoas do que no resto do mundo, atingiu a marca de 253 milhões de internautas em junho de 2009 - enquanto no Brasil chega a "apenas" 40 milhões de pessoas.

Praticamente no mesmo período, o domínio com final "cn", da China, registrou 12 milhões de o que o transforma no mais usado do mundo. (fonte)

A China, criou alternativas aos recursos já bloqueados no país. Exemplos comuns envolvem o software de comunicação instantânea QQ, o site de buscas Baidu (líder na China) e o site para compartilhamento de vídeos YouKu.

Em outras palavras, ambas as empresas ficariam carentes de recursos por um bom tempo porém, a curto prazo, a China conseguiria criar recursos alternativos tão avançados quanto aos oferecidos pelo Google. Vitória chinesa.

Round 3: Quem protege e defende mais os seus internautas?

A mesma censura que coloca a China sob os holofotes atualmente , também ocorre em todos os outros continentes. A China diz que a forma de censura faz com que a internet ocorra de forma "limpa". Seria uma realidade? O conceito de "limpeza" é um tanto complicado para a China pois não parece estar ligado ao combate ao ciber-terrorismo.

Primeiramente, os sites não podem fazer nada com relação a censura. Se certos conteúdos são proibidos em algum país, sites como o Google devem aceitar as normas daquele país, afinal de contas, as leis ali são soberanas.

Os EUA já apontaram anteriormente que possuem certo receio contra possíveis espionagens de países como a China e a Rússia (fonte). O grande problema da disputa "Google e China" reforça duas teorias complicadas.

A primeira é que a terceira guerra mundial seria virtual e, a segunda, que o desconforto entre a Google e China poderia ser o estopim de um problema diplomático entre China e Estados Unidos. (fonte). O Ataque aos usuários do Google por um grupo de crackers chineses recentemente, reforça ainda mais essa idéia.

Já é fato também que o Google possui alguns probleminhas de segurança: "2 dias após o lançamento do Google Chrome, o novo navegador da Google, o profissional em segurança Aviv Raff descobriu uma falha crítica e grave no navegador. Esta falha é explorada através de um bug no Java, onde o Google Chrome não avisa quando está fazendo o download de um arquivo executável." (fonte)

Diversas pesquisas no Google podem levar o usuário a sites cheios de vírus e demais perigos, sem ter nenhum tipo de filtro.

Em outras palavras, nem a China e nem o Google se deram conta da gravidade do terrorismo virtual. E dessa forma um empate que não deveria servir de exemplo para nenhum dos dois ocorreu. :(

Round 4: Quem manda mais nessa briga?

Esse confronto faz com que o Google apele para medidas diplomáticas entre EUA e China. A China já provou com a execução do britânico Akmal Shaikh que por mais que nações, grupos ou blocos econômicos tentem intervir, a decisão do país é soberana.

No final, se o Google não quiser perder a fatia de mercado chinesa (que exporta produtos e serviços de forma assustadora para o mundo todo) será melhor atender as exigências com relação a censura... Vitória chinesa. :(

Resultado: China 3 x 2 Google

No final a China possui uma influência maior sobre o mercado, mas ela que não fique esperta pois sairá perdendo também... afinal de contas, censura não é um bom negócio...

As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking Melhores de: 2007, 2008, 2009.

Duelos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...