sábado, 31 de outubro de 2009

33ª Mostra de Cinema de São Paulo - Aquiles e a Tartaruga

Machisu, filho único de um rico colecionador, tem amor pela pintura desde criança. Incentivado pelos elogios de um famoso artista amigo do pai, ele sonha em se tornar pintor. Começa a pintar todo dia e em todo lugar, até nas aulas, para o desespero dos professores.

Quando acontece uma tragédia, Machisu se vê órfão e desamparado, mas ainda com uma paixão incomparável pela arte. Ao chegar à meia-idade, ele ainda não conseguiu vender um único quadro, mas continua se dedicando com o apoio da esposa, Sachiko, sua parceira artística. A cada novo quadro, Machisu tenta alcançar níveis maiores de inspiração.

Louco para ser reconhecido como artista, faz esforços criativos que ultrapassam os limites tolerados por seus vizinhos e até pela filha adolescente, Mari. Será que um dia Aquiles vai alcançar a tartaruga?

O filme se desenrola na busca do reconhecimento e da arte perfeita - mas quando é possível alcançar a perfeição?

Pontos fortes: Filme muito bom. Com um ritmo excelente, é possível se divertir muito acompanhando a tragetória de Machisu. Um outra boa razão: o filme é do Kitano!

Pontos fracos: Talvez o objetivo fosse esse mas só é possível gostar de Machisu quando ele já é velho (e interpretado por Kitano), nas outras fases, é comum se revoltar com ele.

Nível de subjetividade: Médio

Probabilidade de sair no circuito comercial: Média

Nota [Escala 1- 5]: 4,5

Sinopse e Trailer
Crítica do omelete

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...