segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Duelo 20: Globo vs Record

As duas emissoras abertas declaram guerra pela audiência e pelo direito de estarem na preferência do telespectador.

Com o aumento de audiência da Record, a Globo optou por atacar a concorrente divulgando ligações nada boas entre supostos faturamentos de Edir Macedo, a Igreja Universal e a emissora.

Apesar de todo mundo saber o que se passa nessa relação, poucas pessoas sabem que, a globo esconde detalhes nada agradáveis em seu passado e isto estará em jogo nesse duelo!

O objetivo é responder a pergunta: qual merece mais destaque do telespectador?

A análise abaixo foi extraída do documentário "Muito além do cidadão Kane", proibido no Brasil em 1993, textos da folha, reportagens das próprias emissoras, listas de discussões e wikipedia.

Vamos aos resultados!

Round 1: Passado Sórdido.

Edir Macedo não é santo, mas Roberto Marinho está longe de ser. Vamos aos fatos:

Até hoje a Globo é acusada de ter feito apologia ao governo durante a ditadura militar. Desculpa-se com os telespectadores dizendo que não foi contra pois era vítima de censura. Chico Buarque disse por sua vez que a Globo mente nesse fato, afinal de contas, fez apologias ao governo militar criando uma espécie de censura mais forte que o da época.

A Globo é responsável por "maquiar" a realidade. Diziam os grandes membros do governo da ditadura: "gosto de assistir Globo, pois parece que o país está muito bom". Notícias tinham seus focos alterados.

A Globo no final dos anos 80 possuiu ligações com José Sarney! Sim, esse mesmo que está dando o que falar! Roberto Marinho conhecia Tancredo Neves, que morreu e deixou no lugar Sarney. Sarney, no inicio dos anos 90 era dono de duas afiliadas da TV Globo. Sarney nomeio ACM na época como ministro das telecomunicações, ligado à TV Bahia, afiliada à TV Globo na época.

"Em 1962, um acordo polêmico assinado entre Time-Life e as Organizações Globo, holding de Roberto Marinho, proporcionou a Marinho o acesso a um capital em torno de 6 milhões de dólares, o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infra-estrutura para a Globo. Em troca, Time-Life teria participação em 30 % de todos os lucros aferidos pelo funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a TV Tupi, tinha sido construída com um capital em torno de US$ 300.000. O acordo foi considerado ilegal, pois a Constituição Brasileira naquela época proibia qualquer pessoa ou empresa estrangeira de possuir participação em uma empresa brasileira de comunicação." (extraído do wikipédia informação explicada no documentário "muito além do cidadão Kane")

A Globo é acusada de monopólio: futebol, copa do mundo, olimpíadas, fórmula 1 e carnaval! Para as olimpíadas de 2016, terá que dividir com a Record a transmissão.

A Globo hoje se sente ameaçada pois a supremacia da audiência está sendo abalada pela Record. Em razão disso, a Globo decidiu ligar a rede aos bispo evangélico Edir Macedo, com os seguintes fatos:

Tudo começou quando um bispo que realizava orações de manhã, deciciu chutar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em uma transmissão. Ora, o Brasil possui a maioria católica e o ato condenável sujou a imagem da rede Record. O ato é o mesmo que ir na China e chutar Buda. Atitude deplorável.

Em 1995, um vídeo mostrando Edir Macedo ensina outros bispos a pegar dinheiro dos fiéis. O vídeo abalou a imagem da igreja "Universal do Reino de Deus" mas não foi suficiente para extinguí-la.

Edir Macedo é acusado de lavagem de dinheiro! Pense rápido: qual o tipo de investimento livre de imposto mais fácil de se ter? A resposta: doação! O bispo é acusado de pegar o dízimo dos fiéis e aplicar nas suas empresas (ou Deus sabe onde mais). Uma desses empresas: a rede Record.

A Record não deixou barato e há boatos de que tenha adquirido o documentário "muito além do cidadão Kane".

Em suma, ambas as redes manipulam seus telespectadores. Um pelas novelas, outro pela fé! Nesse duelo, o normal seria dar empate, mas vamos deixar o resultado 0 a 0!

Round 2: Reality Shows

A Globo possui como carro chefe o reality show "Big Brother". A Record possuía apenas o reality "O aprendiz". Todos eles inspirados em versões estrangeiras.

Outros reality shows foram incorporados para as grades televisivas das emissoras. Destaque para o "lata velha" e "Lar doce lar" do programa Caldeirão do Huck, inspirados nas versões originais "Pimp my ride" e "Extreme Makeover". A Record tem como destaque a exibição de "Ídolos", versão brasileira do "American Idol".

Em se falando de música, a Record se sai melhor. Em 1965 lançou talentos como Chico Buarque e Caetano Veloso no concurso televisivo da música popular brasileira. Nos anos 2000, o programa do Raul Gil começou a lançar novos talentos em um formato remodelado de apresentação de calouros. A Globo por sua vez tentou fazer o mesmo com o programa "Fama", mas não deu muito certo.

Recentemente, a Record ameaçou a globo com o reality "A Fazenda" onde algumas celebridades (meio sumidas) ficavam em uma fazendinha fazendo provas e passando o dia. A fórmula deu certo e obrigou a globo ressucitar o programa "No limite" inspirado na versão original "Survivor".

No geral, ambas tentam se aproveitar da febre dos reality shows. O que no geral, são cópias pobres das originais estrangeiras. Nesse caso, um empate bem fraco.

Round 3: Séries estrangeiras

Nesse aspecto, a Globo levaria a melhor se esse duelo fosse feito nos anos 90. Nessa época, a globo exibia as séries Melrose e Barrados no Baile, desbancando qualquer emissora.

Hoje o cenário é diferente, a Globo possui apenas em seu poder os direitos de algumas séries animadas (como Dragon Ball) e das poderosas séries Lost e 24 horas. Fora isso, a coisa está bem fraca com algumas séries Disney, como Hana Montana.

Já a Record, possui os direitos de exibição das séries Heroes, CSI (dos três locais) e da premiada série House. Fora isso, a rede tem os direitos dos desenhos clássiscos do Pica Pau!

As únicas concorrências diretas da Record são o SBT (que possui Smallville) e Rede TV (que está exibindo animes e séries japonesas, como por exemplo Pokémon - que era da Record). Vitória da Record!

Round 4: Sensacionalismo barato

Em toda sua história, a Record exibiu em programas como "Cidade Alerta" violência gratuíta, nua e crua do ponto de vista mais explorador possível. Quando um shopping center explodiu em Osasco a emissora chegou ao ponto de exibir imagens fortes sem filtrar detalhes desagradáveis.

A Globo por sua vez aproveita-se da imagem de grandes artistas para ganhar audiência, Roberto Carlos e Ivete Sangalo são exclusividade da emissora. O abuso é maior principalmente na hora da morte de algum famoso que tem até as imagens do velório monopolizadas, aproveitando-se da fragilidade do povo.

A guerra entre as emissoras se tornou uma forma de sensacionalismo barato: "Em 12 de agosto, o Jornal Nacional veiculou notícia de que a Igreja Universal do Reino de Deus, igreja fundada e também pertencente a Edir Macedo, foi acusada de lavagem de dinheiro, em investigação pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Segundo denúncias do jornal O Globo e Folha de São Paulo, o dinheiro do dízimo, cobrado dos fiéis, foi gasto por Edir Macedo para aquisição de outras empresas, como a Rede Record e a Rádio Record. No sábado, dia 15, a Record respondeu a Globo sobre tudo que que disse em seu notíciário. Ainda divulgou uma nota, que foi exibida no "Jonal Nacional"."

Dessa vez, novamente, ninguém leva ponto, de novo!

Round 5: Esportes

A Record tenta, mas não tem todos as transmissões da Globo. Isso ocorre devido ao monopólio que falamos no round 1.

Entretanto, no geral, dentro das possibilidades, a Record possuia um trabalho importante com o programa "Debate Bola", apresentado por Milton Neves. Após alguns problemas, o programa foi cancelado.

No final a supremacia da plim-plim reina nos esporte, tendo as principais transmissões dos campeonatos de futebol estaduais e do "brasileirão". A supremacia é tão grande que a emissora chega a manipular os horários dos jogos para se adequarem à sua grade de programação. Vitória (questionável) da Globo.

Resultado Final Record 2 x 2 Globo

E o SBT? O SBT não está muito longe. Alguém se lembra do caso em que ele divulgou que estaria morrendo em uma entrevista exclusiva? Alguém se lembra do caso com a menina Maísa? E da falsa filmagem do PCC acusando apresentadores de TV? A coisa está feia!

Sinceramente, se você não quiser sair perdendo, assine um canal pago, a variedade é maior! Se possível, faça download de suas séries e programas (internacionais) disponíveis na rede - tem locais legais (ponto de vista legilativo) e gratuítos. Se ainda for difícil, saia com os amigos e vá visitar museus, cinemas e teatros, é melhor!

As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking
Melhores de: 2007, 2008.

Duelos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...