sexta-feira, 24 de julho de 2009

Especial da semana - Harry Potter - Duelo 19: Harry Potter vs Crepúsculo

Atenção, SPOILERS.


Aproveitando para fechar o especial dessa semana, um duelo interessante: Harry Potter vs Crepúsculo.

O motivo? Na realidade desconheço, mas o problema é que muita gente vem comparando ambas as séries... animais fantásticos, lobisomens, seres poderosos, livros bem vendidos, vários longas...

Enfim! Há sua semelhança... mas qual dos dois é o melhor? Vamos nessa!!!

Round 1: J.K. Rowling vs Stephenie Meyer

JK Rowling teve a idéia de escrever Harry Potter em uma viagem de trem. Após algum tempo, lançou o primeiro livro: "Harry Potter e a Pedra Filosofal", que possuía uma fórmula londrina simples: "começo, meio, surpresa e fim". Porém, os anos se passaram e JK começou a aprender e a gostar de escrever. Sempre, cada vez mais, seus livros foram ganhando mais páginas e mais público. Foram no total, 10 livros (muito bem vendidos) e vários British Book Awards (e outros). As obras de JK fizeram com que várias crianças voltassem a ler e criou-se uma tendência de mercado incrível, transformando a escritora numa das maiores ricassas da Inglaterra. Stephenie Meyer (foto), por sua vez, possui meia dúzia de livros e alguns prêmios como New York Times Editor´s Choice. Achou sua mina de ouro ao escrever uma história direcionada ao público feminino adolescente. Entretanto, ainda não desbanca Rowling (que escreve Harry Potter há mais de 15 anos) em quesitos como prêmios e dinheiro! E que dinheiro! A Forbes elegeu Rowling como sendo a primeira escritora a se tornar milionária apenas escrevendo livros! Vitória de Harry Potter!

Round 2: Hogwarts vs Forks

Hogwarts se localiza entre montanhas, possui um belo lago e é protegido por feitiços mágicos! Forks é uma pequena cidade fria e úmida. Tudo bem, muitas pessoas "adorariam" viver em Forks, mesmo com uma floresta cheia de vampiros e lobisomens, ainda poderiam visitar a bela praia de La Push! Entretanto, Hogwarts possui alguns atrativos maiores. Possui uma floresta cheia de criaturas mágicas como unicórnios, centauros, aranhas gigantes e o irmão gigante de Hagrid. Isso sem falar na vila vizinha Hogsmeade, que é uma vila inteiramente mágica com lojas interessantes e lugares fantásticos! Não dá para comparar, a vitória ainda é de Harry Potter.

Round 3: Cedric Diggory vs Edward Cullen

Ambos os personagens, foram vividos pelo ator Robert Pattinson. Segundo o site Cinema Blend (www.cinemablend.com), Cedric é mais companheiro e amigável do que Edward, que é frio e muitas vezes antipático. Cedric é um mago respeitável pela sua idade, podendo realizar feitiços avançados impressionando a todos. Edward possui técnicas de combate, velocidade, força, ouve pensamentos e o melhor (ou pior): é mortal aos humanos. Pode atraí-los e devorá-los em segundos. Quer mais desvantagens para Cedric? Harry Potter, que é mais novo, se igualou a ele e, ainda pior, Cedric morreu! Teria um Avada Kedrava matado Cullen? Cedric é mais amigável, mas ainda assim Edward é mais mortal! Vitória de Crepúsculo!

Round 4: Conto de Fadas vs Barrados no Baile

Nada contra Barrados no Baile, mas os Cullen ainda são vistos como os populares mais impopulares da escola. No geral, a vida das pessoas é ter lições na escola e se invejarem com os Cullen. Bella, a personagem principal, se preocupa com o seu amor e seus pensamentos. Muitas vezes, se joga de penhascos, anda na mata sozinha e se aventura com monstros apenas pensando no seu amor! Egocentrismo ou burrice demais! O universo de Crepúsculo é pouco explorado. Enquanto o mundo vive em guerra contra vampiros, a escritora se preocupa com os problemas de puberdade de Bella. Os bruxos do universo de Potter por sua vez vivem em um mundo dividido. Há explicações! O choque entre os mundos é fantástico e fica claro que ambos se transformam com a evolução de Voldemort! Harry precisa explorar locais mágicos, grutas e contruções malucas. As preocupações de Harry são grandes e intrigantes! Harry não quer saber, durante um livro todo, se Gina gosta dele, ele vai além. A complexidade de Harry Potter é evidente! Ele ama, se revolta, grita e faz as coisas por honra, bondade e maldade! Vitória de Harry Potter!

Round 5: Dinheiro!

Harry tem muito dinheiro, mas está tudo guardado no banco dos duendes. Os Cullen tem muito dinheiro, e, em teoria, sempre terão, pois são imortais! Porém, no mundo real, Harry Potter já alavancou bilhões e bilhões de dólares (cerca de 4,5 bi nos cinemas). São cerca de 400 milhões de livros vendidos no mundo todo e, as críticas dos filmes e livros ficam na média de 75% a 85% de aprovação. São mais de 15 anos de publicação e ainda promete mais números a soma! A série Crepúsculo já está bem abaixo. O primeiro filme chegou no faturamento de quase 500 milhões de dólares e mesmo possuindo marcas boas de vendas (primeiro livro vendeu cerca de 17 milhões de exemplares), ainda está longe de alcançar a concorrência. Quer mais? Em 2010, Harry Potter virará parque de diversões na Disney! É grana que não acaba mais!!!

Final: Harry Potter 4 x 1 Crepúsculo

Harry Potter dominou o mercado pop com tudo! Infelizmente as obras de Stephenie Meyer sofrerão um pouco para chegar ao mesmo patamar, mesmo sendo boa!

Como deveria ter terminado Crepúsculo...

Eis que chega Blade, o caçador de vampiros!


As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking
Melhores de: 2007, 2008.

Duelos

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah concordo com tudo o que falaram, realmente Harry Potter é superior.
Mas axo meio injusto comparar Crepúsculo com Harry Potter, mas já que é assim, admito vai ser difícil uma série fazer mais sucesso que Harry Potter. :)

Renata disse...

Eu adoro os dois.
Já li tanto a saga inteira de Hp, quanto a saga toda de Twilight.

Os dois me conquistam de formas diferentes.....

HP é fantasia, um mundo paralelo, sem contar que JKR soube prender muito bem o leitor, mas em questão dos filmes, eles ficaram um pouco a desejar em a Ordem da Fênix e O enígma do Principe, pois eu esperava muito mais... Mas os efeitos especiais são bem melhores do que Crepúsculo....

Já Twilight, é sexy, é romântico, eu acho que o motivo de toda essa explosão é sim o romance, pois, quem não iria querer um namorado que é lindo, rico, romântico e ainda tem super poderes? Sem falar em ser disputada por um Lobo gostosão de tirar o fôlego de qualquer uma....
E Stephenie Meyer também é uma ótima escritora, controla todas as informações e sentimentos durante a leitura e deixa o leitor sempre querendo mais, como prova disso é seu livro novo: A Hospedeira, sensacional história de um triângulo amoroso vivido entre dois corpos.....
Ah, e Stephenie nunca foi mesquinha ao ponto de processar um fã por criar um fanfic....

Fernando Jácomo disse...

Ótimo ponto de vista!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...