quarta-feira, 29 de abril de 2009

Duelo 16: Marvel vs DC Comics

Eis o combate mais polêmico de todos os tempos. Na realidade, fiquei relutante em fazer esse duelo pois, além de ser complicado demais, em alguns momentos é difícil ser imparcial.

Na realidade, para realizar um duelo nesse nível, é preciso ter o levantamento suficiente de números, notícias e informações da rede para conseguir terminá-lo sem problemas. De qualquer forma, vamos ao que interessa!!!

Marvel - Surgiu em 1939 com o surgimento do herói Tocha Humana e o anti-herói Principe Namor. Suas franquias de maior sucesso hoje são Homem Aranha, X-men e Vingadores.

DC Comics - Surgiu em 1934 com publicações de tiras de jornais e com o personagem Dr.Oculto. Suas franquias de sucesso hoje são Superman, Batman e Liga da Justiça.

O conteúdo abaixo levou um tempinho para ficar pronto, mas ficou legal!

Round 1: Superman vs Capitão América - Patriotas

Vestindo o azul e o vermelho americano, os dois personagens tem muito em comum: são líderes invejáveis e nobres. Mas vamos aos fatos. Steve Rogers (o Capitão América) desestruturou recentemente todo o seu universo com sua morte! Mas tudo bem, afinal de contas, Superman já morreu também! Vamos aos detalhes:

Superman surgiu pela primeira vez em 1938 na mais cara revista Action Comics 1. Seus poderes envolvem força, voô, visão raio X, emissão de lasers, sopro congelante e audição apurada. É praticamente a equipe X-men inteira da Marvel. Seus pontos fracos são a kriptonita e golpes mágicos. Apareceu em mais de 20 games (incluindo no Atari e no fiasco 64 onde foi considerado um dos piores games da história). Estrelou em três séries televisivas, em cinco filmes, em vários desenhos animados com destaque para a recente liga da justiça.

Capitão América surgiu em 1941 combatendo nazistas nos quadrinhos devido a influência da segunda guerra mundial. Um problema do personagem, é que Capitão América é um símbolo e como símbolo, vários outros já assumiram seu manto. O mais importante foi Steve Rogers e atualmente nos quadrinhos publicados no Brasil, está morto. Mesmo representando os EUA, Steve beira ao egoísmo em algumas histórias, o que faz ser odiados por alguns marvel-fans. No mundo real, ele já teve alguns jogos com destaque para a série Marvel vs Capcom e Marvel Ultimate Aliance. Há um filme do Capitão América, mas é melhor não comentar... o negócio é esperar pelo novo que sairá em 2011.

No final, Superman leva a melhor sem sombra de dúvida! Mais forte, mais caro e mais popular. Vitória da DC Comics.

Round 2: Superboy vs Homem Aranha - Aspirantes a principais

Algumas pessoas colocariam Peter Parker para disputar o duelo contra Superman (ou até mesmo colocariam Superman para duelar com Hulk). Mas vamos ser humildes e colocar o Superboy (versão clone do superman) para brigar com Peter. Segundo a revista Marvel vs DC, série limitada publicada pela DC Comics e pela Marvel Comics em 1996, o aranha levou a melhor. Será que no geral ele levaria mesmo?

Superboy possui duas versões: superman novo e o clone dele. Vamos contar com o clone dele, pois o superman já levou uma aqui. Esse daqui, surgiu em 1993 onde, na série, o projeto Cadmus estava com o objetivo de clonar o Superman. Esse superboy foi o primeiro clone do Superman, porém já morreu! E junto com ele, nenhuma série, filme ou game! Apenas quadrinhos.

Homem Aranha por sua vez é mais antigo, surgiu em 1968 pelo grande Stan Lee! Foram vários games para vários consoles, várias séries animadas de TV, séries live action (incluindo a tokusatsu japonesa) e por fim, três filmes lucrativos. Isso sem falar no próximo que sairá em 2011.

No final, Homem Aranha leva a melhor! O Aracnídeo acabou com qualquer possibilidade de vitória do superboy! Teias de kriptonita? Vitória da Marvel.

Round 3: Batman vs Homem de Ferro - Humanos

Os dois milionários já tiveram seu duelo aqui no blog e o vitorioso foi Batman. Hoje, olhando a importância do Homem de Ferro no universo Marvel, podemos analisar com detalhes cada um dos personagens.

Batman surgiu em 1939 e no geral, estrelou em desenhos animados, em mais de 15 games, cerca de 9 filmes e até mesmo em séries de TV. Destaque para a série nos anos 60 (alguém se lembrou do feira da fruta?).

Homem de Ferro, surgiu nas mãos de Stan Lee em 1963. Mesmo tendo tanta influência no seu universo das revistas, no nosso ainda está tentando melhorar. São aparições em cerca de 10 games, fez algumas animações (e pontas) e por fim, estrelou no filme que terá sua continuação em 2010.

Em matéria de números Homem de Ferro perde para Batman. Quer mais? A fortuna de Bruce Wayne é maior que a de Tony Stark: 7 bilhões contra 6 bilhões. Vitória da DC Comics!

Round 4: Mulher Maravilha vs Miss Marvel - Super-mulheres

Enquanto a revista Marvel vs DC de 1996 colocou Diana para disputar uma luta com a Ororo de X-men (dando vitória para Tempestade), vamos colocar aqui outra mulher muito importante para o universo Marvel: Miss Marvel. Na realidade, uma luta entre as duas seria algo do tipo "garotas na lama" (ou no gel), o que torna a idéia muito boa!

Mulher Maravilha surgiu em 1941, porém a versão atual dela é de 1987. Essas bagunças de versões são remodelagens que ocorrem no universo DC de vez em quando, matando personagens de terras paralelas e mantendo alguns em apenas uma. Diana na nossa Terra estrelou em uma série dos anos 60 muito famosa. Também estrelou em alguns games e por fim, participou da liga da justiça em duas séries animadas recentes. Um longa da personagem está há muito tempo no
papel. O que se fala é de uma versão animada.

Miss Marvel é Carol Danvers. Ela surgiu em 1968 e foi responsável por dar os superpoderes para Vampira dos X-men por um período. Nos games apareceu em apenas um game: Marvel Ultimate Aliance. Infelizmente, mesmo com sua capacidade de voar e de lutar, ainda não foi bem explorada pelas mídias. Mesmo assim, é a mulher não mutante mais adorada do universo Marvel!

No final, Diana tem alguns pontos a mais em popularidade. Se o empate valesse uma briga na lama... de qualquer forma, vitória da DC Comics por explorar mais a personagem!

Round 5: Flash vs Mercúrio - Velocistas

Os dois corredores que não param quietos por um segundo! Qual deles é o melhor?

Flash é um símbolo. Sua primeira versão surgiu em 1940 e já passou o manto para vários outros. O mais recente é Wally West que assumiu o manto do tio Barry após este morrer. Na tv houve uma série Live Action com Barry e uma animada com Wally. Nos games, Flash não fez tantas aparições assim, a mais recente foi em "Mortal Kombat vs DC Universe". Flash por fim consegue alcançar a velocidade da luz e atravessar dimensões.

Mercúrio é um mutante, filho de Magneto e irmão da Feiticeira Escarlate. Não é bem um herói, no início ele atormentou os X-men porém mais para frente se redimiu e fez parte dos Vingadores. Das suas aparições em outras mídias, apareceu nas 3 últimas animações dos x-men e também na dos Vingadores (bem mediocre). Atualmente está sem poderes e recluso após a irmã ficar "pancada". Consegue atingir a velocidade do som.

Flash é mais rápido e um pouquinho mais rentável, pois apareceu um pouco mais nas telas. Vitória da DC Comics.

Round 6: Homem-Borracha vs Mr. Fantástico - Elásticos

Ambos conseguem se esticar muito! Mas isso não é o suficiente!

Homem-Borracha surgiu em 1941. Além de esticar, o alongado aqui consegue assumir formas como carros, postes e até poltronas. Ganhou uma série animada própria e até apareceu em liga da justiça. Porém ele é facilmente confundido com o Homem Elástico, também da DC.

Senhor Fantástico é líder do quarteto fantástico e faz parte dos Iluminati. Equipe que conta com os maiores líderes do universo Marvel. Além do mais, é considerado um gênio no universo. Surgiu em 1961 nas mãos de Stan Lee. Estrelou em dois longas oficiais (houve outro péssimo em 1994) e na tv em séries animadas - todas com o quarteto fantástico.

No final, venceu o mais inteligente e o mais lucrativo, por mais que o homem-borracha tente se moldar, a vitória nesse round é da Marvel!

Round 7: Mulher-Gato vs Elektra - Anti-heroínas

Uma é ladra profissional e tem como dom irritar o morcegão Batman. A outra é uma assassina que recentemente foi trocada por um skrull.

Mulher-gato surgiu em 1940. Seu nome verdadeiro é Selina Kyle. Na TV apareceu em séries de TV Live Action e animadas. Nas telonas estrelou no segundo filme de Tim Burton sobre Batman e em um filme próprio (um fiasco). Apareceu em alguns games do Batman e no recente Mortal Kombat vs DC Universe.

Elektra é mais nova pois surgiu em 1981. Nos games estrelou nos games Marvel Nemesis e Marvel Ultimate Aliance. Só não fez séries de TV, pois nas telonas participou do filme Demolidor e do homônimo Elektra (outro fiasco).

Apesar de ambos os filmes solos das personagens serem um fiasco total, Selina leva vantagem pois imortalizou a pesonagem manhosa na série do Batman de Adam West dos anos 60. Vitória da DC Comics.

Round 8: Capitão Marvel vs Capitão Marvel - Marvels

Um também é conhecido por Shazam! E para se transformar precisa gritar: "Shazaaam"! O outro é conhecido também como Mar-vell, que recentemente voltou ao universo, como um skrull.

Capitão Marvel da DC surgiu em 1940 e detém os poderes adquiridos de diversos deuses e figuras históricas. Apareceu em filmes, séries de tv e recentemente no game Mortal Kombat vs DC Universe. Seus embates com superman são épicos.

Capitão Marvel da Marvel deixa a desejar... mesmo tendo sido criado por Stan Lee em 1967, sua história ainda não virou nada fora das HQs. Além disso, morreu de câncer no seu universo. Recentemente voltou para a saga "Invasão Secreta" como um skrull.

Vitória do poderoso SHAZAAAM. E da DC Comics, claro.

Round 9: Lanterna Verde vs Surfista Prateado - Atravessando o espaço

"No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença. Todo aquele que venera o mal há de penar. Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar". Eis uma versão de um dos lemas de um soldado das tropas dos lanternas verdes, responsáveis por proteger os diversos planetas do universo... DC. Pois no universo Marvel existe um outro que vagou pelas estrelas como arauto de um detruidor: Surfista Prateado.

Lanterna Verde surgiu em 1940 e pelo menos para a Terra na DC houve vários humanos que já possuíram o anel. Nos quadrinhos o mais famoso é Hal Jordan, na série animada, Jon Stewart que foi inserido na série pois era necessário ter um personagem negro. Além das duas mídias, o lanterna apareceu em alguns games.

Surfista Prateado surgiu em 1966 criado por Stan e Jack Kirby. Sua história beira ao romancismo! Em 2008 teve a publicação de sua morte no universo, até então, vagou como arauto de Galactus onde preparava os planetas para destruição e depois, livre, vagou em busca de conhecimento (lutando pelas injustiças). Apareceu recentemente no game Marvel Ultimate Aliance e no segundo filme do Quarteto Fantástico. Em seu funeral, até mesmo Galactus compareceu.

Por sua história e por ser único, a vitória desse round é da Marvel.!.

Round 10: Lobo vs Wolverine - Nervoso o car%&*$%lho

Lobo destruiu a civilização de seu planeta, Wolverine não pergunta antes de atacar. Qual dos dois é melhor?

Lobo surgiu em 1983 e não sente dó e nem piedade. Em seu cérebro possui uma espécie de ligação com uma rádio que toca sempre a mesma música. Lobo já morreu porém foi rejeitado no céu e no inferno. No mundo real, há uma versão na web em um curta e fez pequenas pontas em liga da justiça.

Wolverine surgiu em 1974 como um vilão baixinho do Hulk. Somente depois de um tempo ele integrou os X-men. Já apareceu em vários games, com destaque para o game "Wolverine" do Mega Drive, que conta sua origem com cenas dos quadrinhos. Nas telonas estreiará num filme solo após aparecer nos três primeiros longas dos x-men. Não bastasse, apareceu nas três séries animadas dos x-men, tendo a última levando seu nome.

Por fim, vitória do Wolverine! E da Marvel! Lobo não foi páree....arrgh

"Atenção
Recado para os mariquinhas que estão lendo o Blog. Aqui é o Lobo! Eu não me importo em perder para essa listinha boiola! Então vão todos para p&¨% que pa¨%$riu!
Ass: Lobo, o maioral"

(A pessoa que estava digitando teve que ser trocada pois foi morta pelo Lobo)

Round 11: Arqueiro Verde vs Gavião Arqueiro - Arqueiros

Ambos utilizam arco e fecha para lutarem! Ambos possuem flechas especiais! Eles são os arqueiros de seus universos.

Arqueiro Verde (Green Arrow), alter-ego de Oliver "Ollie" Queen, é um personagem de história em quadrinhos do Universo DC criado por Mort Weisinger e Greg Papp. Ele apareceu pela primeira vez na More Fun Comics nº 73 de 1941. Atualmente, além de fazer parte da Liga da Justiça, o Arqueiro Verde foi integrado á Série de TV Smallville, onde terá um relacionamento amoroso com Lois Lane e ajudará o jovem Clark Kent a ver que existe um mundo fora de sua cidadezinha.

Gavião Arqueiro (em inglês Hawkeye) é um membro dos Poderosos Vingadores e foi o primeiro lider dos Vingadores da Costa Oeste. Surgiu em 1964 e iniciou sua carreira como vilão do Homem de Ferro. Fora dos quadrinhos fez algumas aparições nos desenhos animados dos vingadores. Talvez tenha alguma participação no novo filme. Nos games, destaque para o game "The Avengers" para Super Nintendo e Mega Drive. Atualmente veste o traje Ronin.

Um fez ponta em Smallville, o outro já participou de games ainda nos 16 bits. Ambos já pegaram grandes mulheres (Canário Negro e Viuva Negra). Uma diferença maior é que Gavião possui um apelo emocional nas suas histórias. No final, um Empate técnico.

Round 12: Aquaman vs Namor - Nadadores

Ambos nadam no fundo do oceano, guiando suas nações aquáticas para o sucesso e prosperidade. Quem é o "cara" de Atlândida?

Aquaman é um super-herói da DC Comics. Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, fez sua primeiração aparição na revista More Fun Comics #73, de novembro de 1941. Seus poderes são características inatas da raça atlante: força superior, capacidade de respirar embaixo da água e de se comunicar com criaturas marinhas. Ele perdeu sua mão esquerda para um cardume de piranhas durante um confronto e, passou a usar um gancho cibernético que responde aos seus comandos mentais (aliás, uma das raras vezes que fizeram uma mudança geral de visual em um herói e ficou melhor que original). Arthur Curry fez uma aparição num episódio da 5a temporada na série de televisão Smallville, de nome "Aqua". Também aparece nas séries animadas da DC.

Namor, O Príncipe Submarino, é um personagem da Marvel criado em 1939 pelo desenhista Bill Everett, e por isso um dos personagens da Marvel mais antigos. Um dos primeiros anti-heróis dos quadrinhos. Assim com o Aquaman, suas origens estão relacionadas à lendária Atlântida. Namor. Fora dos gibis, apenas uma promessa remota de um filme.

Ambos são poderosos, porém devido a reestruturação do personagem, a sua aparição nas mídias, mesmo o primeiro herói da Marvel não foi páreo para o famoso Aquaman. Vitória da DC Comics.

Round 13: Robin vs Jubilee - Crianças prodígios

Um protegido do Batman, a outra, protegida de Wolverine. Qual é o melhor?

Robin, é o famoso parceiro do herói Batman. Bob Kane e Bill Finger, em conjunto com Jerry Robinson, introduziram o Menino Prodígio em Detective Comics #38 (1940). Cerca de cinco personagens já vestiram o uniforme de Batman sendo três homens e duas meninas. O atual é Tim Drake. Hoje, Tim tem se mostrado um grande companheiro para o Batman, tanto em ação quanto fora de ação. Tanto que, Bruce o considera como sendo parte de sua família, mesmo ou ainda que, Tim tenha seu próprio lar. Tim aparece ao lado das séries do Batman, Liga da Justiça e na série animada dos Jovens Titãs. Mesmo não tendo poderes é tão importante quanto se patrão! Também fez aparições em alguns games! Nas séries de TV dos anos 60, quem aparece é Dick Grayson, o primeiro Robin.

Jubileu (Jubilee em inglês) é o alter-ego de Jubilation Lee, uma personagem de história em quadrinhos da editora Marvel Comics. A primeira aparição de Jubileu foi em Uncanny X-Men número 244 de agosto de 1989. De certa forma, seu papel nas histórias dos X-Men era substituir o lugar que Kitty Pryde ocupou durante os anos 1980 de ícone adolescente. Tanto uma como a outra criaram laços com Wolverine. Nas telas faz pontas (e bota ponta nisso) nos filmes dos X-men. Por fim, apareceu na série animada dos X-men nos anos 90. Em X-men Evolution, adivinhem, uma nova ponta! Nos games, faz ponta (nossa de novo) em Marvel vs Capcom como striker e aparece no game X-men Legends, só que agora, controlável. Atualmente no universo, ela participa da equipe dos Novos Guerreiros, após perder seus poderes e agora ela usa o codenome de Wondra e luta somente com suas habilidades ensinadas por seu parceiro Logan.

Ambos apareceram bem em mídias. Na HQ Marvel vs DC, quem venceu a luta foi o Robin (seduzindo ela - ?!), mas aqui vamos dar o empate, afinal de contas, Jubileu tem sua utilidade no universo dos X-men hoje. Empate.

Round 14: Caçadora vs Mulher Aranha - Mulheres independentes

Elas não se adaptam em apenas uma equipe e muitas vezes acabam trabalhando sozinhas. São as duas mais intrigantes heroínas de seus universos.

Caçadora é o nome de várias personagens fictícias de Quadrinhos da editora DC Comics. Esse nome já foi utilizado por três personagens diferentes, sendo elas: Paula Brooks, Helena Wayne e Helena Bertinelli. Uma delas é filha de Batman com mulher gato, no qual ganhou até uma série Live Action (com o nome "Mulher Gato" no Brasil) que não fez muito sucesso. A outra é Helena Janice Bertinelli que foi a última sobrevivente do ataque à família Bertinelli quando, aos oito anos, presenciou a morte de sua familia, pela mão do assassino Omerta, a comando de Mandragora. Na série anima da Liga da Justiça Sem limites, a Caçadora ignora os pedidos da LJA e inicia uma caçada contra Mandrágora, porém volta atrás após descobrir que o vilão estava decidio apenas em proteger seu filho.

Mulher-Aranha é o nome usado por diversos personagens da Marvel Comics. Heroínas e vilã. Elas foram criadas com base no personagem Homem-Aranha. Segundo a imperatriz Skrull, hoje a personagem é capaz de realizar verdadeiros estragos no universo Marvel devido sua influência. Seria ela um Skrull? A atual mulher a vestir o traje é Jessica Drew (a primeira a vestir também). Em Marvel Ultimate Alliance, a Mulher-Aranha é jogável em todas as plataformas.

Ambas possuem suas aparições em outras mídias e de alguma forma seguem seus instintos livremente. Empate merecido.

Round 15: Canário Negro vs Viúva Negra - Womans in Black

Sabe o combate acima dos arqueiros? Então, as duas foram namoradas de ambos. Mas muito mais do boas (boas) namoradas, elas possuem um gênio bem forte!

Canário surgiu em 1947. A combinação do sex appeal acentuado pela sua marca registrada, as meias arrastão, com a sua coragem e sua ótima técnica de luta a tornaram uma das personagens femininas mais conhecidas da editora. Sua aparição mais recente foi na série Smallville. Além de saber lutar muito bem, uma de suas habilidades é o "grito da canário" podendo atordoar inimigos.

Viúva Negra (Black Widow em Inglês) é uma personagem da Marvel Comics e integra a equipe dos Vingadores. Na versão original era uma super-espiã soviética inimiga do Homem de Ferro e teve um romance com o Gavião Arqueiro. Depois se envolveu com o Demolidor por um longo período. Seu nome verdadeiro é Natalia Romanova, também chamada de Natasha Romanoff. Foi criada pelos escritores Stan Lee e Don Rico e pelo desenhista Don Heck. Sua primeira aventura foi na revista Tales of Suspense #52 (Abril de 1964). Excelente lutadora, perita em artes marciais, especialista em armas de fogo, em táticas militares e espionagem. Aparentemente fará parte do novo "Marvel Ultimate Aliance 2".

Sex Appeal, boa de briga e ainda por cima fazendo parte em de grandes equipes... um Empate mortalmente bom.

Round 16: Lex Luthor vs Rei do Crime - Ricassos, carecas e malvados

Ricassos, carecas, egoístas, ambiciosos, corruptos, sim, eles são dos dois piores vilões de seus universos. Algum pode devastador? Sim, dinheiro, muito dinheiro. E ambos não têm medo de quem devem enfrentar. Qual deles é o melhor?

Lex é o arqui-inimigo do Superman. Foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1940, mas desde sua estréia teve sua origem e características reescritas várias vezes. Lutor atualmente é um megaempresário com os delírios de poder e dominação típicos dos super-vilões. Luthor age constantemente através de terceiros, é um grande estrategista e um líder nato. Já se valeu dessas características para se tornar presidente dos Estados Unidos durante um período entre os anos de 2000 e 2001, após o qual teve de renunciar. Nas telas apareceu nas adaptações modernas do homem de ferro, sem falar das séries de televisão. Na mais recente, Smallville, Lex rouba a cena. Recentemente está no game Mortal Kombat vs DC Universe com sua forte armadura.

Rei do crime surgiu em 1967 e é um gângster muito perigoso; tem homens em todo o mundo e controla o crime organizado. Criado por Stan Lee e John Romita. Estreou como vilão do Homem-Aranha. Nas telas apareceu no filme demolidor e também nas animações do Homem Aranha. Nos games, destaque para o Beat´n up para Mega Drive "The Punisher" onde Justiceiro e Nick Fury brigam com o grandalhão no final.

Mesmo o rei do crime sendo o que é, Lex é mais famoso aqui no nosso mundo real. Além do mais, foi presidente dos EUA. Por esse detalhe venceu essa disputa apertada. Vitória da DC Comics.

Round 17: Doutor Destino vs Doutor Destino - Destino na mão de poucos

Na realidade o nome nao é o mesmo e sim tradução brasileira dos nomes: um é Dr. Destiny e o outro é Dr. Doom. Mas a diferença não para por aí.

Doutor Destino (Doctor Destiny, no original) é John Dee, um vilão de quadrinhos da DC Comics. Ele não deve ser confundido com o Doutor Destino da Marvel Comics (Doctor Doom, no original), Não confundir também com o Sr. Destino também da DC Comics mas esse é um herói e trabalha com a Liga da Justiça (Doctor Fate). Basicamente, o Doutor Destino pode usar versões deturpadas de sonhos para realizar crimes. Ele pode, por exemplo, fazer pessoas se tornarem assassinas por explorar seus sonhos secretos, uma vez que nos sonhos, todos somos desinibidos. Fora dos gibis não ganhou tanta popularidade também. No geral, passa despercebido.

Doutor Destino, é o alter-ego de Victor von Doom, um super-vilão das histórias em quadrinhos da Marvel. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e sua primeira aparição foi na revista Fantastic Four nº5 (1962). Destino é considerado o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico, mas enfrenta constantemente outros heróis, como os Vingadores e o Homem-Aranha. Foi inclusive um dos primeiros super-vilões a aparecer na revista do Homem-Aranha. Apareceu nas animações do Quarteto Fantástico, nos games (com destaque para "Marvel vs Capcom") e já apareceu em 2 longas do Quarteto.

Dr. Doom é definitivamente um vilão poderoso. Dono de um país próprio (com direitos diplomáticos), possui em seu castelo uma máquina do tempo e ainda por cima não tem medo de encarar ninguém, nem mesmo Galactus. Vitória da Marvel com certeza.

Round 18: Elektron vs Homem-Formiga - Tamanho não é documento

Eles podem reduzir o tamanho a níveis atômicos, porém engana-se se isso é um poder simples. Ambos já foram capazes de reestruturar seus universos de maneiras interessantes.

O Eléktron (nome que os tradutores convencionaram-se dar a The Atom ou átomo em inglês) é um super-herói da DC Comics, surgido na Era de Prata como repaginação do antigo herói da Sociedade da Justiça, o Átomo. O Eléktron foi o físico e professor universitário Ray Palmer, com aparecimento em 1961 na revista Showcase #34 e que teve Gil Kane como seu principal desenhista. Ele confeccionou um cinto a partir do material duma estrela anã branca, que permitia a ele encolher e ter controle sobre seu peso. Ele desapareceu na serie Identity Crisis pois havia matado Sue Dibny, esposa do Homem Elástico. Nas telas apareceu em um filme bem feio da liga da justiça. Na tv apareceu no desenho recente da liga da justiça, ainda como herói.

Homem-Formiga é o nome de três personagens distintos do Universo Marvel. Todos tem ligações diretas com os Vingadores. O mais famoso deles é Henry Pym. Ele é um brilhante cientista. Depois de muitos anos, Pym adotou muitas identidades de super-herói, Gigante, Jaqueta Amarela e Golias. Pym apresentou problemas mentais, dentre eles um complexo de inferioridade, estas instabilidades mentais já causaram problemas para os Vingadores. Pym também deixou o uniforme pra ser usado pelo Scott Lang que se tornaria o segundo Homem-Formiga. Com o desmantelamento dos Vingadores, Pym que estava usando a identidade do Jaqueta Amarela, "pendurou" o uniforme. Fora do seu meio, ainda não ganhou destaque.

O destaque fora dos quadrinhos de Elektron é um pouco maior que o de Henry, porém nos seus universos, o Vingador tem mais importância, já que o pobre DC boy sofreu de crise de identidade. Quem encolhe mais? Talvez Elektron, porém o homem formiga consegue falar com insetos... Um novo Empate...

Round 19: Dark Seid vs Galactus - Vilões multidimensionais

Ambos se consideram supremos o suficiente para destruírem planetas inteiros! O duelo entre os dois já até aconteceu nos quadrinhos, porém não houve vencedores. Houve sim, uma espécie de trégua!

Darkseid é um supervilão de quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Seu nome é um anagrama para dark side (lado negro, em inglês). Criado por Jack Kirby para ser o principal inimigo dos Novos Deuses, com o tempo foi, assim como Brainiac, se tornando um rival tradicional também do Super-Homem. Fora dos quadrinhos já apareceu nos desenhos animados e recentemente no game Mortal Kombat vs DC Universe.

Galactus, algumas vezes chamado de Devorador de Mundos, é um personagem de histórias em quadrinhos, uma entidade cósmica dentro do universo Marvel da Marvel Comics. Originalmente chamado de Galan no planeta Taa, Galactus é o único sobrevivente do Big Crunch do universo, acontecido antes do Big Bang, que levou ao Universo Marvel atual. Já apareceu em desenhos animados e até mesmo no segundo filme do quarteto fantástico, na forma de uma fumaça gigante!

No geral, ambos devem ser evitados em situações extremas, entretanto, Galactus já até estreiou nas telonas. Além do mais, no crossover Dark Seid vs Galactus, Apokolips quase foi destruída por um triz... Vitória da Marvel.


Round 20: Ares vs Thor -Mitologia nos quadrinhos

Ambos são figuras mitológicas de força e combate. Mas nas HQs, quem levou a melhor? Vale lembrar que a DC também tem seu Thor, mas esse passa longe do da Marvel.

Areas é o mesmo deus da guerra da mitologia grega que engloba o universo da Mulher Maravilha. Seus objetivos envolvem sempre cultivar a guerra e a desunião. Fez algumas aparições no desenho recente da Liga da Justiça. Destaque para o episódio em que comanda um robô feito com o ferro forjado por Hefesto espalhando guerra e destruição por onde passava.

Thor é um personagem de HQ presente no Universo Marvel, publicado pela Marvel Comics. Baseado no deus Thor da mitologia nórdica, ele foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, tendo Joe Sinnot participado como desenhista ajudante, não sendo creditado. Sua primeira aparição foi numa revista chamada Journey into Mystery #83, em 1962, nos E.U.A.Em suas primeiras histórias, Thor tinha como identidade secreta, a do médico manco Dr. Donald Blake (como punição recebida de Odin, para que ele aprendesse o dom da humildade). Após evoluir como pessoa, ele foi abençoado por Odin e abandonou essa identidade. Anos depois, em um período de grande afinidade com Midgard, ele assumiu outra identidade secreta: a de um operário da construção civil. Recentemente voltou a assumir a mesma forma, após sua morte. Fora das HQs, já participou de filmes (um deles com o Hulk) e até mesmo de desenhos animados. Fez ponta no game "Marvel vs Capcom" como striker e é controlável em "Marvel Ultimate Aliance".

O filho de Odim, leva muitas vantagens sobre o deus da guerra! Afinal de contas, o universo marvel clama por Thor sempre quando as coisas estão apertadas. Vitória da Marvel.

Round 21: Solomon Grundy vs Hulk - Pensar não é o forte deles

A força de ambos é descomunal. Porém um é um zumbi, o outro, uma aberração radioativa disposta a destruir tudo. Qual o melhor dos dois?

Solomon Grundy é um personagem da DC Comics. Sua primeira aparição foi em All-American Comics #61 (1944). Ele é bastante lembrado como um membro da Legião do Mal, na série animada Super Amigos. Ele também apareceu na recente série animada Liga da Justiça, onde fazia parte de um grupo de vilões contratados por Lex Luthor. Participou também da série animada The Batman, numa versão onde estava magro e franzino. Um episódio a destacar é quando ele é ressussitado e perde o controle, resta apenas a Mulher Gavião matar o vilão com sua clava mágica.

O Incrível Hulk é um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos. Foi o super-herói da segunda série de histórias criada por Jack Kirby e Stan Lee, em 1962, dando continuidade à revolução dos quadrinhos iniciada com o Quarteto Fantástico (Fantastic Four). Seu nome verdadeiro é Dr. Robert Bruce Banner. Precisa falar mais alguma coisa? Já participou de séries de TV, filmes (o mais recente com Edward Norton), games e até desenhos animados. Quer mais? No último evento da Marvel "Hulk contra o mundo" o monstro verde se casou, foi rei de um planeta e se vingou de todos os heróis da Marvel!

Verde, verde, verde! Esse round é indiscutivelmente do desmiolado mais querido da galáxia HULK! Vitória da Marvel.

Round 22: Dr Manhattam vs Fenix - Seriam os seres mais perfeitos da galáxia?

Ambos varreram a galáxia em busca de auto-conhecimento. Dr Manhattam vive em todos os tempos, já Jean Fenix Grey é capaz de renascer das cinzas... e sempre está ela lá, renascida depois de morta. Pobre Scott e Rainha Branca que não conseguem alavancar o namoro por causa da Fênix.

Doctor Manhattan ("Doutor Manhattan" na versão em português), alterego de Jonathan Osterman, é um personagem fictício apresentado na aclamada série Watchmen, publicada pela DC Comics entre 1986 e 1987.Apelidado de "Doutor Manhattan" pelo governo dos Estados Unidos da América, que o apresentou como um super-herói à população, Osterman se torna cada vez mais alheio à assuntos humanos (apesar de sua importância na Guerra Fria) e incapaz de interagir com outras pessoas, especialmente sua amada Laurie, a segunda Silk Spectre. Os quadrinhos de Watchmen sempre foram referência mundiais para qualquer um e o próprio filme tende a ser um hit pop.

Jean Grey, ou Fênix é uma personagem das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, produzidos pela Marvel Comics, sendo membro do grupo de mutantes conhecidos como X-Men. Surgiu em 1963 com o nome "Garota Marvel". Possui sensibilidade cósmica e quando é fênix possui controle sobre todas as matérias. Na TV e nas telonas fênix já apareceu e fez muito estrago. O mais recente foi no terceiro filme dos x-men, onde ela faz os mutantes evaporarem literalmente.

Evaporar pessoas, viajar entre planetas, a morte não ser um fim, mas um começo, controle da matéria... fica difícil diferenciá-los. Jean não consegue viver em todos os tempos, porém John ainda não se mostrou bem decidido com o que quer para a humanidade. Empate muito nebuloso.

Round 23: John Constantine vs Motoqueiro Fantasma - Caçadores de demônios

Um tenta enganar o coisa ruim para poder se dar bem, o outro tenta se livrar do coisa ruim depois de ter se dado bem. Mas no final, o trabalho deles é mais do que em benefício próprio. A função deles na realidade é manter o inferno (e o céu) em ordem... de alguma forma.

Hellblazer é uma história em quadrinhos cuja trama é, geralmente, ligada à magia ou ao sobrenatural. É uma publicação do selo Vertigo pertencente à editora estadunidense DC Comics. O personagem principal de Hellblazer é o ocultista John Constatine. Arrogante, negligente e enganador, John Constantine é um mago, ainda que use seus poderes de forma um tanto sutil, e tem vastos conhecimentos sobre ocultismo, demonologia e outros assuntos obscuros. Constantine é loiro nos gibis, e moreno no filme lançado em 2005. No filme, Constantine escapa do título de Maior-Filho-Da-Puta-Do-Mundo e consegue ser um cara legal no final do filme, o que jamais aconteceria nos quadrinhos. E além disso, o título do filme deveria ser Hellblazer, mas acabou se chamando Constantine, mesmo assim foi uma boa adaptaçao.

O Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider no original) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Criado pelo desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich, tendo estreado em Marvel Spotlight #15 (Agosto de 1972). O primeiro (e atual) Motoqueiro Fantasma foi Johnny Blaze, que trabalhava num show de motociclismo de um circo antes de fazer um acordo com o demônio Mefistofelis (que ele pensava ser Satã), com o intuito de salvar seu mentor e pai adotivo, transformando-se assim no Motoqueiro Fantasma. Seus poderes consistem de um olhar capaz de por sua vítima em choque quando a fita de perto, uma corrente de metal capaz de mudar de comprimento (no caso de Dan Ketch) e uma moto com rodas flamejantes. Possui adaptações para games e uma para as telonas, sendo interpretado por Nicolas Cage. A recepção não foi ruim.

No geral, mais um Empate mesmo Constantine sendo de uma linha mais underground, ele foi capaz de trazer novos fãs com o lançamento do longa.

Round 24: Comediante vs Justiceiro - Eles entendem a sociedade como ela é

O que eles tem em comum? Além de estarem fortemente armados e de possuírem muita maldade no coração, ambos carregam muita ira por onde passam. Mas essa coincidência pára por ai.

Vigilante transformado em agente paramilitar, o Comedian é mostrado em alguns dos momentos mais intensos da série como um niilista com pouco respeito pela moralidade ou para com a vida humana. Na falta de argumentos em contrário, é provável que ele só combatia o crime como uma desculpa para cometer atos sádicos e violentos. Mesmo no longa de 2009, ele foi tratado da mesma forma... a promessa do game de watchmen ainda continua.

O Justiceiro (The Punisher) é um personagem de HQ da Marvel Comics, sendo o alter ego de Frank Castle. Criado por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita, apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man nº 129 (1974). É mais corretamente descrito como um anti-herói, sendo um dos mais famosos anti-heróis das histórias em quadrinhos. O personagem também já foi adaptado para o cinema em três ocasiões:The Punisher (1989) com Dolph Lundgren e The Punisher (2004) com Thomas Jane e com uma continuação com o título The Punisher:War Zone com Ray Stevenson. Ele apareceu no desenho Spider-Man: The Animated Series e uma duplicata robótica dele aparece no episódio Mojovisão do desenho X-men: Animate Series. Nos games apareceu muitas vezes em várias plataformas.

Desta vez, vitória da Marvel que trouxe junto com o Justiceiro um arsenal de histórias muito ricas e um universo muito mais lucrativo. Além do mais, a maldade de Justiceiro é compensada quando olhamos o seu passado quando decidiu ser o que é ao perder sua família.

Round 25: The Spirit vs Demolidor - Homens sem medo

Em Junho de 1940 Will Eisner criou The Spirit, uma série de quadrinhos que passou a ser publicada em um jornal dominical. Eisner trabalhou como editor, mas também escreveu e desenhou a maioria das histórias. A personagem foi o tema de um filme feito para televisão em 1986 e foi estrelado por Sam Jones como The Spirit e com a atuação também de Nana Visitor.Em 2008, estreou uma nova versão cinematográfica, escrita e dirigida por Frank Miller (autor das histórias em quadrinhos Batman - O Cavaleiro das Trevas, Ronin, por uma fase célebre do Demolidor e por Sin City). The Spirit influenciou muitos personagens criados com características semelhantes como Questão e Rorchach.

Demolidor (em inglês, Daredevil, que significa "desafiador", ou "ousado") é um personagem de HQ da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Bill Everett. Sua primeira aparição se deu já em sua própria revista, em 1964. No Brasil, suas histórias foram publicadas pela primeira vez pela editora Ebal, em 1968. Nos anos 80, o personagem, chamado de "Audacioso" por adaptação da equipe de dublagem, participou como coadjuvante do filme "O Julgamento do Incrível Hulk", onde Matt Murdock defendeu David Banner no tribunal. Nos desenhos animados, ele já participou de episódios do Homem-Aranha. Isso sem falar no longa tendo no papel principal Ben Affleck.

Porém no geral, tanto os longas dos dois personagens foram bem feios (tanto em bilheteria quanto na crítica). Talvez Matt tenha vantagem por ser cego, porém The Spirit não possui os poderes de radar do vermelhão. Nossa, mais um Empate ... essa disputa está difícil.

Round 26: Mercado vs Mercado

Complicado para a DC. Durante muito tempo a DC dominou as telonas e os seriados de TV (em especial Batman e Mulher Maravilha). Porem a Marvel não ficou atrás, tentou com Hulk e com adaptações animadas de seus personagens. Hoje a Marvel domina o mercado com 50,92% em exemplares (e 45,31% em dólares), empurrando a DC para 28,47% em exemplares (e 27,29% em dólares) - dados do final de 2008.

A DC possui personagens importantes como Batman e Superman, porém não está sendo suficiente para acabar com a Marvel que em 2008 lançou os filmes de super-heróis de seu próprio (e novo) estúdio. Algo invejável e único!

Nos desenhos animados e games a disputa quase segue igual, porém para o tão esperado Mortal Kombat vs DC Universe a coisa p DC foi um fiasco pois a Midway abriu falência por causa da crise (e das poucas vendas do jogo).

E como no mercado o que importa é dinheiro, nesse ponto a Marvel fez a lição de casa direitinho. E é dela esse round!

Round 27: Grandes eventos e crossovers

A DC tem um problema em suas sagas especiais: ninguém entende porcaria nenhuma! Primeiro porque visualmente, a DC quer colocar todos os personagens do universo em uma única página, segundo que existem tantas Terras paralelas que personagens ressurgem pois eram de outras terras (mulher maravilha é um caso). Todos os eventos começam com "Crise". Crise nas terras infinitas, crise de identidade, crises, crises nas múltiplas terras, crises infinitas.... e no final é uma loucura só!

A Marvel já segue uma linha mais inteligente. Lança histórias principais do evento em uma única revista e nas demais revistas, tenta explicar o evento sob diversos ângulos e aspectos. Obviamente que as páginas cheias de heróis também aparecem, mas beira à arte. Para se ter uma idéia, os dois maiores eventos recentes da Marvel: Guerra Civil e Invasão Secreta (em publicação no Brasil) foram as mais vendidas e premiadas no meio.

Nos crossovers a coisa empata. Batman já enfrentou Aliens e predadores (atém em curta metragens), Superman já enfrentou lutador de boxe da vida real (e perdeu), já enfrentou Witchblade e assim por diante. A Marvel também não ficou atrás e já fez crossover até com o presidente americano Barack Obama! Nos games o crossover de maior sucesso é a série "Marvel vs Capcom".

Em quantidade, ambos empatam, mas levando em consideração as vendas e críticas a Marvel de destaca novamente. Para tristeza da DC.


Resultado Final:
DC 16 x 19 Marvel


Disputa complicada, que demorou vários rounds para ser definido! Mesmo com a diferença pequena, vale a pena tirar o chapéu para a DC, afinal de contas, surgiu primeiro e é muito importante para o universo das HQs, tanto quanto a Marvel. Talvez precise tirar os seus heróis do olimpo e transformá-los em seres mais próximos a nós!

As maiores personalidades dos games -Veja lista completa aqui

Ranking
Melhores de: 2007, 2008.

Duelos

3 comentários:

brazao disse...

sem comentarios gostei do post
continua enviando mais deste genero
nota 10

Anônimo disse...

oi oi gostei da ideia e como comparaste todos eles, e embora a marvel tenha ganho, achei que em alguns desafios os empates foram injustificados dando a impressão de preferencia a DC.
mas gostei muito valeu, continua assim.

Anônimo disse...

voce esta equivocado quanto a fundação das empresas. A Marvel foi fundada em 1930, porém o primeiro personagem de significativa relevancia, que foi namor, surgiu em 1939, porém ela é ainda 4 anos mais antiga que a DC.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...